A geração de leads qualificados é um dos maiores desafios para qualquer empresa B2B que investe em marketing digital. Afinal, atrair leads em potencial e convertê-los em clientes são etapas fundamentais para aumentar as vendas e o fechamento de novos contratos.
A seguir, vamos listar algumas técnicas poderosas que podem aumentar significativamente a geração de leads qualificados.
De modo geral, um lead é qualquer usuário que preencheu um formulário e forneceu informações de contato para a empresa. Entretanto, em alguns casos, o usuário preenche o cadastro somente para ter acesso a um conteúdo ou informação, mas não demonstra interesse em fechar negócio.
Os leads qualificados, no entanto, são pessoas que chegam até a empresa com maior probabilidade de fechar negócio. Para saber se é um contato qualificado, é preciso avaliar o comportamento online do usuário, como páginas visitadas, materiais baixados, entre outros.
A partir desses dados, a equipe de vendas pode estabelecer uma oportunidade para fechar negócio. Com isso, o ciclo de vendas flui mais rapidamente, pois há interesse pelo que está sendo oferecido.
A seguir, veja alguns passos que podem ajudar a atrair leads mais quentes e que tenham chances de se tornar clientes.
Sugestão: Iscas digitais: como elas ajudam a atrair leads qualificados?
Para chamar a atenção da sua persona, é preciso criar um conteúdo exclusivo, relevante e que ofereça informações com clareza e objetividade. Para isso, você pode utilizar pop-ups, landing pages e formulários.
Ao estudar as dores e necessidades da sua persona, você poderá criar um material completo para ajudá-lo a encontrar soluções. Em troca dessas informações, ele fornecerá dados de contato para iniciar uma comunicação com a sua empresa.
Para ter assertividade em suas ações online, é importante compreender como ocorre o tráfego em suas páginas. Além disso, é fundamental saber em quais canais digitais você encontrará a sua persona.
Com esses dados, ficará mais fácil direcionar o conteúdo para atrair clientes em potencial com mais facilidade.
A produção de conteúdo consistente e relevante é uma estratégia valiosa para empresas que desejam atrair leads qualificados. Isso pode ser publicado a partir de artigos, vídeos, infográficos e ebook, que abordam os desafios e interesses.
Investir em otimização SEO é vital para garantir que o seu conteúdo seja encontrado pela persona. Ao otimizar o site e o conteúdo com palavras-chave relevantes, você aumenta as chances de aparecer em destaque nos mecanismos de busca, direcionando o tráfego orgânico e leads para o seu site.
O e-mail marketing continua sendo uma das formas mais eficazes de nutrir leads. Ao criar campanhas personalizadas e segmentadas, é possível manter o interesse do lead ao longo do tempo, guiando-o pelo funil de vendas até a conversão.
Aliás, você pode utilizar essa estratégia para nutrir aqueles contatos que chegaram, mas ainda não demonstraram interesse em fechar negócio.
Sugestão: Qual é o peso das campanhas de e-mail marketing no Inbound?
O marketing digital é dinâmico e permite que você acompanhe os resultados com mais facilidade. Com os dados disponíveis em tempo real, fica mais fácil fazer ajustes, testes A/B ou repensar uma estratégia para alcançar leads mais qualificados.
Ao combinar as estratégias de forma integrada, empresas podem aumentar significativamente a geração de leads qualificados.
A geração de leads qualificados é uma tarefa que exige experiência em estratégias de marketing digital. Por isso, contar com uma agência especializada pode ser uma ótima solução para potencializar os resultados.
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