Investir em ações e estratégias de marketing digital é fundamental para empresas de diversos segmentos que desejam se destacar, e com escolas não é diferente.
Nesse cenário, apostar em Google Ads e Meta Ads é uma maneira eficaz de alcançar mais pessoas e colocar a instituição em destaque para o público certo.
A seguir, vamos explicar por que vale a pena investir em estratégias de tráfego pago. Confira!
De forma resumida, o Google Ads e o Meta Ads são ferramentas que permitem que empresas invistam dinheiro em troca de destaque na internet e redes sociais.
A grande vantagem é que não é necessário fazer um investimento alto para conseguir bons resultados e, por isso, tem sido uma estratégia cada vez mais utilizada em diversos setores.
Mas, afinal, por que vale a pena pagar por esse espaço se ter uma página nas redes sociais é de graça? Para começar, a sua página, seja no Facebook ou Instagram, terá um alcance muito menor apenas com o tráfego orgânico. Da mesma forma, fica bem mais difícil aparecer nas primeiras páginas do Google.
Nesse contexto, as ferramentas de tráfego pago permitem que o anúncio apareça em destaque nos principais buscadores. Além disso, permite que você direcione o conteúdo para um público específico, segmentado por localização, faixa etária, gênero, interesses, entre outros.
Com isso, você expõe o seu conteúdo para pessoas que realmente estão buscando pelo serviço que você oferece. Logo, as chances de conseguir novos alunos crescem consideravelmente.
Outra vantagem é o monitoramento das campanhas em tempo real. Dessa forma, é possível fazer mudanças nas estratégias sempre que necessário, otimizando o valor investido para alcançar os resultados desejados.
Assim, você não desperdiça tempo e dinheiro direcionando conteúdos para pessoas que não têm interesse no que a escola pode oferecer.
Sugestão: Como captar mais alunos com marketing digital para escolas?
Como visto, o tráfego pago pode potencializar a captação de alunos com eficiência e inteligência. Com uma boa estratégia, o investimento pode trazer resultados consideráveis, aumentando o número de pessoas interessadas em saber mais sobre a escola ou até mesmo prontas para realizar a matrícula.
Para isso, você pode apostar em momentos específicos para conquistar resultados expressivos, como: durante campanhas de matrículas, quando houver promoções, na programação de eventos escolares ou na divulgação de resultados e aprovações dos alunos em vestibulares, por exemplo. Com esse tipo de conteúdo, a probabilidade de atrair a atenção do público é ainda maior.
Vale ressaltar que o Google Ads e Meta Ads não exigem um valor fixo ou mínimo para fazer anúncios. As plataformas são flexíveis para você investir de acordo com as possibilidades da instituição e de acordo com a estratégia de marketing.
Aliás, é fundamental definir uma boa estratégia para garantir bons resultados. Isso porque o investimento funciona como um leilão. Como os espaços nas plataformas são limitados, a escola define palavras-chave e segmentos específicos, assim como o valor que está disposta a pagar por clique.
Assim, se a escola foi responsável por um dos maiores “lances” dentro das palavras-chave e segmento escolhidos, o anúncio deve aparecer em destaque. Portanto, é importante saber criar os anúncios de forma estratégica para que o valor investido gere um bom retorno.
Para começar, o primeiro passo é ter estratégia. Logo, comece criando um planejamento com seus principais objetivos e os resultados que deseja alcançar.
Para te ajudar, separamos algumas etapas importantes para quem deseja começar a investir em Google Ads e Meta Ads.
Com o público-alvo definido, ficará mais fácil produzir conteúdos interessantes para atrair a atenção.
Além disso, poderá segmentar os anúncios para entregá-los justamente ao público que deseja alcançar. Assim, o investimento se torna muito mais inteligente e eficaz.
O que você deseja atingir com anúncios no Google Ads e Meta Ads? Seu objetivo pode ser aumentar o número de matrículas, atrair a atenção para a escola, divulgar eventos e resultados, entre outros.
A partir dessa meta, você terá mais clareza para os próximos passos e poderá destinar a verba de forma estratégica.
O Google Ads oferece diferentes tipos de anúncios que se adaptam a várias estratégias. Veja só:
Rede de pesquisa
Esse anúncio potencializa as chances da sua instituição aparecer na área "anúncios ", no topo ou no final da primeira página do Google.
É a opção ideal para quem busca melhorar a visibilidade e alcance do negócio. Então, se a sua estratégia é atrair mais pais e responsáveis para novas matrículas, essa pode ser uma ótima opção.
Rede de display
Esse tipo de anúncio coloca o seu anúncio em sites parceiros do Google. É uma boa estratégia para quem quer apresentar a instituição para mais pessoas. Mas, para isso, é válido destacar seus diferenciais com um bom conteúdo para atrair a atenção.
Campanhas de vídeo
O formato permite que o conteúdo apareça nos vídeos do YouTube e de outros sites. É um ótimo espaço para mostrar a sua estrutura ou depoimentos.
Já no Meta Ads, os canais disponíveis são: Facebook e Instagram. As duas redes possuem funcionalidades semelhantes e você pode investir em anúncios por meio de imagens, carrosséis e vídeos curtos.
Para saber qual rede social é melhor para a sua escola, avalie o seu público e veja em quais canais ele está presente. Caso você não tenha essa informação, vale a pena testar ambas e conferir os resultados mais positivos.
Sugestão: Vale a pena investir em uma agência de marketing digital para escolas?
Os anúncios funcionam como uma porta de entrada para seu site ou página. Por isso, eles precisam chamar a atenção e despertar o interesse de pais e responsáveis para que eles queiram saber mais sobre a instituição.
Todos os anúncios têm um link que o usuário pode acessar, chamado de landing page. Essa “página de aterrissagem”, em tradução livre, é onde ele encontrará as principais informações sobre a escola.
Nela, pais e responsáveis devem encontrar um conteúdo interessante, que apresente a escola e mostre o profissionalismo da equipe, além de oferecer uma forma de contato, como um formulário ou botão para WhatsApp, para que possam entrar em contato.
Uma das principais vantagens do tráfego pago é a mensuração de resultados em tempo real. Com todos os dados disponíveis, ficará mais fácil verificar quais estratégias estão trazendo resultado e quais precisam de melhorias.
As estratégias de marketing digital são fundamentais para colocar sua instituição em destaque e atrair novos alunos. Para isso, conte com especialistas para criar o melhor planejamento para o seu negócio.
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Para investir em Google Ads e Meta Ads para escolas, é necessário definir um orçamento diário e um lance máximo por clique. Os anúncios são exibidos para usuários que pesquisam palavras-chave relacionadas à escola, e o custo é calculado com base no número de cliques. No caso do Google Ads, é possível segmentar o público por localização, idioma, dispositivo e outros critérios. Já o Meta Ads é um formato de anúncio mais visual, exibido em plataformas parceiras do Google.
A duração ideal para uma campanha de Google Ads e Meta Ads para escolas pode variar dependendo dos objetivos e do orçamento disponível. No entanto, é recomendável executar a campanha por pelo menos 3 a 6 meses para permitir a coleta de dados suficientes e avaliar o desempenho para otimizar a campanha. O monitoramento contínuo é importante para garantir que os anúncios continuem a atingir o público-alvo de maneira eficaz.
Para criar anúncios eficazes é preciso definir uma mensagem clara ao público-alvo, com destaque para os benefícios da escola. É importante utilizar palavras-chave relevantes e criar um título atraente. Imagens ou vídeos podem ser usados no caso do Meta Ads. Também é fundamental testar diferentes variações de anúncios para identificar o que funciona melhor.
Algumas tendências em marketing digital para escolas incluem o uso de vídeos, marketing de conteúdo, automação de marketing, chatbots, personalização de conteúdo, marketing de influência e marketing por meio de plataformas sociais. As escolas também estão cada vez mais investindo em estratégias de SEO e mobile marketing.