No cenário atual, as estratégias de marketing de diversas empresas estão cada vez mais voltadas para o digital, e no setor automotivo não é diferente.
Ao investir em marketing digital, é possível ter mais visibilidade, atrair novos clientes e aumentar a lucratividade da sua empresa. Isso porque no digital é possível acompanhar a jornada do consumidor e entender o que realmente o usuário está buscando, seja um carro, uma peça ou acessório específico.
Contudo, quando falamos em marketing digital automotivo, falamos de um cenário bastante competitivo. Então, é preciso boa prática, ferramentas de automação e experiência para colocar as estratégias em prática.
Existem diversas ações que permitem encontrar boas oportunidades no mercado online. Nesse contexto, hoje vamos explicar com mais detalhes as diferenças entre tráfego pago e tráfego orgânico e qual dele é mais vantajoso para o marketing automotivo. Boa leitura!
No marketing digital, tráfego é a movimentação dos usuários que navegam entre páginas. Essa métrica é muito importante, já que quanto mais pessoas chegarem à sua página, maior será o número de conversões.
Existem dois caminhos mais comuns para atrair pessoas ao seu site: tráfego orgânico ou tráfego pago. Ambos são muito importantes para as estratégias de marketing e, por isso, devem ser considerados em seu planejamento.
A seguir, vamos explicar como cada um deles funciona!
Sugestão: Gestão de tráfego: o que é, como funciona e quais as vantagens?
Como o nome sugere, o tráfego orgânico define quantas visitas a sua página teve de forma orgânica, ou seja, sem fazer investimento direto.
Nesse caso, os usuários chegam até o site de uma indústria, loja ou concessionária por meio de pesquisas nos mecanismos de busca, como o Google, a partir de um termo ou palavras-chave.
Portanto, investir em marketing de conteúdo e otimização SEO é a principal estratégia para atrair visitas orgânicas. Assim, é possível melhorar o rankeamento de seu domínio e colocar o seu negócio em destaque nos resultados exibidos.
Para potencializar seus resultados, é fundamental escolher bem as palavras-chave ligadas ao setor de atuação da empresa e que estejam relacionadas ao interesse e busca da persona.
É importante ressaltar que essa estratégia gera resultados a médio e longo prazo, já que produzir conteúdo demanda tempo e deve ser feito com certa frequência para ajudar o lead a avançar no funil de vendas.
Além disso, é preciso constância nas publicações e na otimização SEO para garantir uma boa posição nos buscadores, e isso também leva tempo, já que não terá nenhum investimento para colocar o site em destaque e acelerar o alcance de novas pessoas.
Ao contrário do tráfego orgânico, o tráfego pago está relacionado aos visitantes que chegam até sua página através de um anúncio. Ou seja, houve um investimento direto para que o site aparecesse em destaque em uma busca sobre determinada palavra-chave.
Nesse caso, os resultados são mais rápidos de serem alcançados, já que o seu site ganhará destaque na primeira página.
No entanto, para manter a taxa de tráfego pago constante é preciso manter os anúncios ativos. Quando a empresa interrompe o investimento, o tráfego diminui.
Além disso, é preciso definir as palavras-chave que serão utilizadas, levando em consideração o interesse de sua persona.
Existem duas plataformas que são as mais utilizadas para criar anúncios: Google Ads e Meta Ads. A seguir, vamos explicar cada uma delas.
Os anúncios criados no Google Ads aparecem nos resultados do mecanismo de busca e em sites parceiros.
Nessa plataforma, os anúncios disputam a aparição de acordo com o valor do lance e relevância do site segundo o próprio Google. Além disso, o valor só será pago quando alguém clicar no anúncio.
O Google Ads permite segmentar o seu anúncio para o público definido, dispositivos, localizações, além de permitir criar mensagens diferentes de acordo com a localidade.
Também é possível fazer teste A/B para as chamadas, os textos e CTAs, a fim de descobrir qual terá o melhor desempenho.
No Meta Ads, antigo Facebook Ads, você cria anúncios com texto, fotos e vídeos, e pode direcioná-los para o site da empresa ou mesmo para uma landing page.
A ferramenta possui alta segmentação do público, conforme sexo, localização, idade, status de relacionamento, profissão, até mesmo interesses pessoais.
Assim como no Google Ads, também é possível fazer Teste A/B para avaliar qual será o texto, chamada, imagem ou vídeo com melhor desempenho.
Já o pagamento é feito por número de cliques ou visualizações, de acordo com seu objetivo.
O Meta Ads também é usado para criar anúncios no Instagram. É possível utilizar as mesmas configurações citadas acima, mas direcionando o seu conteúdo para essa rede social.
Seja no Meta Ads ou Instagram Ads, os anúncios trazem visibilidade e reconhecimento de marca para o seu público.
Para saber em qual delas investir, é importante compreender o comportamento do seu público para saber em qual delas ele está presente e utiliza com mais frequência.
Por fim, a decisão de investir em uma estratégia de marketing digital deve levar em consideração aspectos como: custo-benefício, objetivo, urgência e os recursos disponíveis.
Sugestão: 5 estratégias eficazes de tráfego pago para aumentar suas vendas
As estratégias de marketing digital são muito eficazes para gerar mais visibilidade à marca, divulgar produtos e serviços e para educar o público até estarem prontos para fechar negócio.
Ao marcar presença online, você consegue gerar engajamento com o cliente e acompanhar toda a jornada de compra até conquistar a fidelização do cliente.
A principal vantagem é que o marketing digital automotivo possui um investimento mais baixo em relação a outros tipos de campanhas. No caso do tráfego pago, por exemplo, é a empresa que irá definir o valor do investimento.
Além disso, investir em mídia paga oferece outras vantagens, como:
Como citamos anteriormente, a empresa define qual será o valor investido no tráfego pago. Dessa forma, permite uma gestão financeira mais assertiva e sem riscos.
Uma das grandes vantagens é a mensuração dos resultados em tempo real. Assim fica muito mais fácil prevenir erros e fazer ajustes para chegar ao resultado desejado.
Ao segmentar o seu público, você consegue personalizar as ofertas, obtendo resultados com mais agilidade.
Além disso, pode promover as ações mais focadas, atraindo e interagindo com um público mais interessado nos produtos e soluções que a empresa oferece.
Quando comparado ao tráfego orgânico, o tráfego pago permite alcançar bons resultados no curto prazo. Por isso, pode ser uma excelente ferramenta para colocar a sua empresa em destaque nos principais buscadores e redes sociais.
Contudo, vale ressaltar que a combinação do tráfego pago com estratégias de marketing de conteúdo e SEO serão ainda mais eficazes a médio e longo prazo.
Dessa forma, você não só atrai um público interessado, mas consegue educá-los para o momento da compra, além de ganhar mais autoridade no seu setor de atuação.
As estratégias de marketing digital exigem planejamento e atenção constante para acompanhar os resultados. Por isso, contar com uma agência especializada pode ser a melhor opção para começar.
Na Labraro, você encontra profissionais experientes e preparados para definir as melhores estratégias de marketing, de acordo com os objetivos e necessidades da sua empresa.
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São estratégias de marketing aplicadas no segmento automotivo, com o objetivo de aumentar a visibilidade da marca e a venda de carros, peças e acessórios, além de captar clientes potenciais. As estratégias são pensadas para concessionárias, indústrias, autopeças, indústrias e lojas do setor.
Não é de hoje que vemos a audiência estar cada vez mais presente no ambiente online. Por isso, investir em marketing digital permite que a empresa alcance e converse com o seu público com mais facilidade e assertividade.
Sim. O tráfego pago, quando alinhado com outras estratégias de marketing digital, oferece inúmeras vantagens, como: aumento do alcance de sua marca, impacto de um público segmentado, aumento do número de leads e de vendas.