Com tantas mudanças, novidades e a gama de informações às quais estamos expostos, nos deixam perdidos, e até acabam nos atrapalhando na hora de manter o foco. Digo isso porque, até mesmo para profissionais que estão a anos no mercado, acabam se perdendo, e por muitas vezes, “perdendo a mão” no momento de planejar as ações.
Por este motivo, parar, pensar, refletir, se informar e organizar as informações, se tornou indispensável para o desenvolvimento das estratégias de marketing. Tomar decisões com base em achismos, ou até mesmo de maneira aleatória, é um erro crucial. Cada ação deve ser muito bem pensada, os riscos devem ser calculados e, o mais importante na era digital, esteja sempre pronto para mudanças.
Bom, uma maneira de otimizar os resultados de marketing diante desse turbilhão de informações que surgem a todo momento é fazer um checklist. Por isso, listamos 15 ações que você pode adotar para te ajudar a ter sucesso em meio as novas tendências de marketing digital.
São elas:
Nunca me canso de frisar a importância do planejamento. Aliás, essa dica não vale somente quando falamos em marketing, em todos os âmbitos na área dos negócios, deve haver um planejamento completo, eficaz e que traduza as metas e objetivos da Organização.
Nunca abra mão de investir um bom tempo planejando, isso vai te guiar em todas as etapas do seu plano de marketing.
Ainda vejo muitas pessoas deixando de dar a devida importância para o funil de vendas. Entretanto, se você quer que o potencial cliente siga o “caminho das pedras” até chegar à decisão de compra, você precisa fazer isso certo.
Em cada etapa da jornada de compra, é preciso jogar uma isca, e essa isca deve ser certeira. Logo, desenvolver conteúdos específicos para cada fase do funil é fundamental para ir atraindo a sua audiência, e prepara-la para o momento de apresentar a sua solução.
Relacionamento, relacionamento, relacionamento! Comunicação é tudo. Por um lado, você desenvolver uma relação sólida com o cliente, o que facilita sua fidelização e empatia perante a marca. Por outro, você se mantém conectado nas necessidades e desejos, satisfações e insatisfações do seu público.
Mantenha-se engajado e antecipe desejos.
Tempo é tudo não é mesmo? As ferramentas de automação nos ajudam a otimizar o tempo, e ainda, a elaborar estratégias mais assertivas, devido às funcionalidades que muitas apresentam.
Realmente vale a pena investir em CRMs, ferramentas de e-mail marketing, redes sociais e gestão de marketing em geral. Pesquisa e defina aquelas que fizerem sentido para o seu negócio.
A verdade é que ter alcance orgânico torna-se cada vez mais difícil, a concorrência é absurda no meio online.
Isso quer dizer que posso esquecer dos resultados orgânicos?
Definitivamente, não! Quere dizer que dar um “up” no seu site e redes sociais é uma necessidade para otimizar o seu alcance e chegar até seu público. Google Ads, Facebook Ads, dentre outros, são investimentos essenciais para ampliar seus resultados.
Ei, você! Seu público está nas redes sociais, você está a postos para entregar conteúdos relevantes para ele? Porque outras marcas, com certeza estão.
Como sempre digo, cada negócio é único e possui suas particularidades, portanto, pesquisar e entender os hábitos digitais da sua audiência é importante para estar presente nas redes onde eles também estão.
Não é para fazer um mural da hashtags nas suas postagens, ok? Contudo, fazer uma pesquisa profunda sobre as # interessantes para o seu segmento é essencial para ampliar o seu alcance e fazer com que a sua publicação apareça nas pesquisas.
Para muitos, marketing no Whatsapp ainda é uma novidade, e acreditem ou não, algumas pessoas vão ler isso e pensar: Oi? Marketing no Whatsapp? Pois bem, atente-se as novidades o quanto antes, para utilizar as tecnologias a seu favor e não ficar para trás.
Faça uma análise sobre o seu negócio e defina como seria interessante utilizar essa ferramenta para capturar leads. Já existem até recursos de automação para essa plataforma.
Fazer Stories é tão importante quanto alimentar o seu feed. Estimule a interação, use e abuse de enquetes, perguntas e outras ferramentas disponibilizadas pelas plataformas para a criação de stories.
Só tome cuidado para não encher a sua audiência de informações irrelevantes e não as saturar. Bom senso é preciso, né? Por isso falo tanto sobre a importância de entender o seu público e personalizar os conteúdos de acordo com seus interesses.
Na maioria dos casos, sim, memes são uma ótima ideia. Aqui também vale o bom senso, certo? Brincar e investir em publicações descontraídas, aproveitando os assuntos do momento é ótimo para te aproximar do seu público e gerar afinidade. Todavia, sem perder a seriedade e o foco do seu negócio.
É interessante pensar com cautela sobre que assuntos são interessantes para o seu segmento e ficar atento sempre que surgir uma oportunidade.
Imagine um lead de fundo de funil, super interessado na sua solução, entra no seu site já pensando em tomar a decisão, e neste momento o seu site não carrega, apresenta “bugs”, erros e afins. É, você acaba de perder um cliente.
Dê a devida importância para a manutenção do seu site, fique de olho para que ele esteja sempre em perfeito funcionamento. Dê tempos em tempos, de uma repaginada, tanto no layout, como também nas funcionalidades e facilidade de navegação. A todo tempo surgem novas tecnologias que podem gerar melhorias na experiência na sua audiência.
Em casos de e-commerce, fique sempre ligado nas atualizações de segurança e deixe a plataforma intuitiva para compras.
Desktops e laptops ainda são muito utilizados, e continua sendo fundamental ter um site preparado para esses dispositivos. Entretanto, o uso de dispositivos mobile estão cada vez mais em alta, e cada vez mais pessoas tomam até decisões de compra utilizando seu smartphone.
Portanto, pense mobile! Ao desenvolver o seu site, garanta que ele irá funcionar em todos os dispositivos, mantendo a mesma identidade visual e facilidade de navegação.
Mesmo investindo tempo em pesquisas e mais pesquisas, por mais eficazes que elas sejam, nunca irá traduzir 100% o que o público espera, como ele quer consumir os conteúdos, o que realmente faz com que ele pare de rolar a tela para ver a sua publicação.
Então, como entender a minha audiência e desenvolver conteúdos que realmente vão chamar a atenção? A resposta é curta e certeira: teste!
Não existe maneira de saber o quer realmente vai gerar um alcance maior, mais engajamento ou maior conversão. Os testes A/B são fundamentais nesse processo.
O cenário ideal para qualquer negócio é ter alguém, 24 horas disponível para atender os consumidores. Isso porque dessa forma, o atendimento é personalizado, e o mais importante, humanizado.
Todavia, a maioria dos empreendimentos não tem essa possibilidade, então, como não deixar o cliente esperando e ser proativo? Chatbots. Investir nesse recurso permite personalizar respostas automáticas para aquelas perguntas mais recorrentes.
Excelente para mostrar que você se preocupa em não deixar o cliente esperando e sanar dúvidas genéricas de forma rápida e eficaz.
A sua identidade é um dos fatores mais importantes para o sucesso do negócio. Isso porque, é a partir dela que as pessoas irão se identificar marca e estabelecer o posicionamento da marca em suas mentes. Portanto, sempre que investir em inovações e mudanças, tome cuidado para manter a essência.
Isso serve tanto para identidade visual, como também outros fatores, como linguagem utilizada, valor percebido, qualidade de atendimento, etc.
Um conselho final para que você não se perca em meio a tantas ações: monitore os resultados obtidos com cada estratégia. Dessa forma, é possível estabelecer o que realmente funciona, o que precisa mudar e o que está trazendo um bom retorno.
Se você gostou desse conteúdo, recomendamos que você veja essas 10 dicas de marketing digital para alavancar suas estratégias. Ah! Continue nos acompanhando aqui no Blog, combinado?