No Inbound Marketing, entender e segmentar o público-alvo é fundamental para atingir as pessoas certas. É como construir uma casa sólida: sem alicerces bem-feitos, o resto desmorona.
Pensando nisso, este artigo explora a importância dessa compreensão e fornece insights práticos sobre como identificar e segmentar seu público-alvo de forma eficaz. Confira tudo sobre o tema na leitura.
O público-alvo é o segmento de mercado que sua empresa deseja atingir. Logo, ele tem um papel essencial dentro das campanhas de inbound marketing, guiando as estratégias para garantir os melhores resultados.
É preciso entender que, quando sua campanha atira para todos os lados, ela está fadada ao fracasso. Afinal, quem tenta agradar todo mundo, acaba não agradando ninguém.
Assim, se você quer se comunicar com quem realmente importa e garantir o sucesso de suas campanhas, é preciso entender quem são as pessoas que devem ser atingidas, para então segmentar suas ações.
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Identificar e delimitar os potenciais clientes do seu negócio é importante, mas como fazer isso na prática? A dica mais valiosa é fazer uma pesquisa de mercado aprofundada, avaliando seus concorrentes diretos e o público que você já atinge atualmente.
Para isso, existem algumas ferramentas que coletam dados demográficos, comportamentais e psicográficos e que podem auxiliar:
Google Analytics: é uma ferramenta gratuita, que ajuda a identificar o perfil de público que acessa o seu site, fornecendo informações valiosas como dados demográficos e palavras mais pesquisadas na busca interna;
Social analytics: as redes sociais também oferecem relatórios para ajudar você a entender o perfil dos seguidores mais engajados;
Formulários online: podem ser utilizados para conversar com seu público atual e entender quem são as pessoas que consomem seus produtos e serviços e quais os seus interesses;
Institutos de pesquisa: organizações como o IBGE também podem fornecer dados interessantes sobre a população como perfil, renda e consumo, que vão ajudar a traçar o perfil do público e segmentos de mercado.
A segmentação do público-alvo é uma delimitação utilizada para garantir que sua campanha impacte apenas as pessoas com maior potencial de compra, evitando desperdícios de investimento.
Ela é baseada em uma série de variáveis, que são utilizadas para fazer um recorte do mercado. As principais variáveis de segmentação utilizadas são:
- Geográfica: país, região, cidade, área urbana ou rural, densidade, clima;
- Demográfica: idade, gênero, renda, escolaridade, ocupação, nacionalidade, raça;
- Psicográfica: estilo de vida, personalidade, interesses, valores, preocupações;
- Comportamental: motivação, perfil de uso, status de lealdade, sensibilidade ao marketing.
No caso das empresas B2B, a segmentação é feita de forma diferente, já que o público é constituído por empresas, e não por pessoas físicas. Nesses cenário, é possível segmentar com base em:
- Segmento da empresa;
- Porte;
- Faturamento;
- Número de funcionários;
- Localização;
- Maturidade de mercado.
Identificar e segmentar o seu público-alvo é uma das etapas mais importantes para garantir o sucesso de uma estratégia de inbound marketing. Por isso, é importante que você gaste algum tempo realizando pesquisas de mercado e que se baseie em dados reais e não apenas em achismos ou percepções subjetivas.
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