Um erro muito comum é pensar que as estratégias de marketing digital estão restritas a empresas de grande porte, de atuação nacional ou com orçamentos avantajados. Na verdade, qualquer empresa pode aproveitar a divulgação online, inclusive atuando localmente.
Para isso, basta adaptar a estratégia para usar a internet para atrair consumidores que estão na mesma região que a empresa. Quer descobrir como aplicar as melhores ações para negócios locais? Acompanhe as dicas deste artigo!
É cada vez mais comum que uma pessoa faça buscas na internet para encontrar determinado estabelecimento ou produto. Não raro, o negócio escolhido é aquele que aparece nas primeiras posições da pesquisa.
E é aí que o marketing digital se faz presente: com um conjunto de estratégias que servem para divulgar e colocar a marca em destaque nos buscadores, como o Google.
Mas não é só isso! Por meio de estratégias de Inbound Marketing, os negócios locais conseguem se tornar referência na área em que atuam, atrair mais consumidores e manter um relacionamento personalizado com os potenciais clientes.
A seguir, vamos explicar como montar uma estratégia de marketing digital local efetiva para o seu negócio.
Existem diversas ações que podem ajudar a colocar a sua marca em destaque no ambiente online. Por isso, fazer um planejamento e definir a sua persona são as primeiras etapas. Nessa etapa, pense em questões como “Quem são as pessoas que quero atingir?” e “Quais são as soluções que posso oferecer?”.
Além disso, considere o investimento que a empresa pode destinar para essas ações. São essas informações que servirão de guia para todas as outras decisões relacionadas às ações online. A partir daí, outras estratégias podem ser definidas. Veja alguns exemplos!
Quando falamos em Inbound Marketing, o marketing de conteúdo é uma estratégia fundamental. Isso porque a metodologia consiste na atração e conversão de clientes a partir da criação e divulgação de conteúdo relevante.
Diferente do marketing tradicional, essa estratégia explora os canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada pelos seus potenciais clientes. Então, é através de publicações que você atrai a atenção e o interesse de sua persona.
Para isso, você pode realizar postagens em redes sociais, textos e artigos em blogs, vídeos no YouTube, webinars, infográficos, ebooks, entre outros.
Todo conteúdo criado será usado para educar a audiência e potenciais clientes sobre o segmento da sua empresa. Assim, você transforma a sua empresa em referência em determinado assunto relacionado ao seu setor de atuação, o que pode influenciar na decisão de compra de seus futuros clientes.
O SEO (Search Engine Optimization) é essencial para que o seu conteúdo seja encontrado no Google pelos consumidores. Essa técnica consiste em otimizar sua página e seus conteúdos para que eles estejam amigáveis com as exigências dos buscadores.
Isso inclui: página que se adeque a diferentes dispositivos, como computadores e celulares, tenha links internos e externos, imagens, uso estratégico de palavras-chave, entre outros.
Sugestão: Como utilizar otimização SEO para aumentar o tráfego orgânico em seu site
Outra dica valiosa é investir em SEO local que, além dos mecanismos de busca, leva em conta a geolocalização e as redes sociais. Assim, você poderá ser encontrado por quem faz buscas na sua região.
Mais do que investir em perfis em redes sociais, o marketing digital precisa de publicações recorrentes. Nesses canais, você pode divulgar cursos disponíveis, novidades da empresa, informações institucionais e outros conteúdos que mostrem o seu conhecimento no setor.
Mas atenção! Destine seus esforços para as redes sociais que são utilizadas pelo seu público-alvo. Por exemplo, se você quer atingir empresários ou tomadores de decisões em empresas, aposte nos canais usados por esse público, como o LinkedIn, YouTube e Google, por exemplo.
O Google Meu Negócio é o mínimo de presença que um negócio local deve ter na internet. Essa ferramenta serve para que a sua empresa seja encontrada nas buscas do Google e no Google Maps.
Esse cadastro também permite que você interaja com seus clientes, acesse dados de como os clientes pesquisam a sua empresa, receba feedbacks e avaliações, entre outros.
Contudo, depois de ver as informações do estabelecimento, as personas querem ir a fundo. Para isso, recorrem a sites e redes sociais.
Então, se a sua página está atualizada com conteúdo relevante, você demonstra que a empresa está ativa. E, mais do que isso, expõe seu conhecimento e experiência no setor, que são grandes diferenciais para a decisão do cliente.
O tráfego orgânico conquistado com a criação de conteúdo e otimização SEO são capazes de trazer excelentes resultados a longo prazo. Mas você também pode aproveitar os benefícios dos anúncios pagos para atrair visitantes para a sua página e convertê-los em clientes, através do Google Ads, LinkedIn Ads e Meta Ads.
Com essa estratégia, você pode direcionar anúncios para um público segmentado por localização, idade, gênero, interesses, entre outras opções. A grande vantagem é que, além de direcionar o seu conteúdo para um público com potencial para se tornar cliente, você não precisa fazer um grande investimento.
Isso porque as ferramentas não exigem um valor mínimo para começar a anunciar. Então, você pode criar uma estratégia de acordo com o orçamento disponível no momento.
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Ao seguir os passos indicados no artigo, a sua empresa está preparada para começar a trabalhar com o marketing digital. Aliás, as possibilidades são incontáveis e, por isso, exigem estratégias bem definidas e monitoramento constante para garantir que os resultados sejam alcançados.
Por isso, contar com uma agência de marketing digital pode ser a melhor opção para o seu negócio! Assim, você deixa as estratégias nas mãos de especialistas, que terão experiência para definir as melhores ações para a sua empresa alcançar os objetivos que deseja.
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