Saiba como alavancar o seu negócio com a inteligência artificial no marketing digital

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Saiba como alavancar o seu negócio com a inteligência artificial no marketing digital

Você sabe como a inteligência artificial pode ajudar você a alavancar o seu negócio? A IA é um tema em evidência no universo do marketing. Ainda assim, é um termo amplo que abrange uma gama de diferentes tecnologias.

A IA, junto com o marketing digital, possibilita diversas alternativas para melhorar o resultado de campanhas de mídia paga, geração e qualificação de leads, automação de marketing, chatbots inteligentes, entre outros.

Assim como em diversos seguimentos do mercado de trabalho, a inteligência artificial trabalha lado a lado dos profissionais de marketing, possibilitando que empresas de pequeno, médio e grande porte melhorem seus desempenhos. Sim, empresas dos mais diversos tamanhos podem utilizar IA. Isso acontece, porque existem diversas ferramentas disponíveis no mercado, para as mais diversas necessidades e investimentos.

Uma das maneiras mais comuns de utilizar a IA no marketing digital é através de campanhas de Google Ads e Facebook Ads, ou seja, mídia paga. A inteligência artificial permite que as campanhas sejam otimizadas e atinjam de forma mais assertiva o público-alvo.

Antes de falar sobre inteligência artificial e mídia paga, vamos entender melhor o que realmente é a IA. Acompanhe!

 

O que é inteligência artificial?

Inteligência artificial é um conjunto de softwares que se assemelham à inteligência humana, ou seja, as máquinas aprendem a realizar tarefas da mesma maneira que a mente humana. Com isso, é possível identificar padrões, entender linguagens, resolver problemas, tomar decisões e executar diversas tarefas que, a princípio, seriam realizadas por pessoas.

A IA é formada por componentes específicos para criar softwares inteligentes. Big data, mais computação em nuvem, mais modelos de dados que resultam em máquinas ou softwares inteligentes.

 

Tráfego pago

Criar anúncios personalizados para atrair e captar leads qualificados é um trabalho muito importante dentro do marketing digital. As campanhas precisam atrair a atenção dos usuários para que eles concluam a compra ou, pelo menos, façam um cadastro para se tornarem possíveis clientes.

Com a inteligência artificial, é possível interpretar as ações dos usuários diante das campanhas e criar combinações que fazem mais sentido para o perfil de cliente do negócio. Essas informações são interpretadas pelo Machine Learning.

 

Machine Learning

A IA é um é formada por várias técnicas e softwares que formam um sistema inteligente. Dentro dela está o Machine Learning, que nada mais é do que a capacidade que os computadores (ou máquinas) têm de aprender e interpretar dados para fazer previsões e tomar decisões a partir deles.

Isso acontece a partir de algoritmos ou sequências de informações que não foram originalmente inseridas no código da máquina, mas que ela consegue aprender a partir das ações dos usuários e guardar as informações num banco de dados para formar padrões.

Dessa maneira, é possível que um anúncio de Google Ads e Facebook Ads, por exemplo, sejam otimizados de acordo com o público que procura por certas informações e acessam as campanhas. É o reconhecimento de padrões dentro dos dados analisados.

Guia prático para atrair e converter clientes com o Inbound Marketing

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De uma forma mais detalhada, o Big Data permite que as informações sejam virtualizadas e armazenadas na clound de forma eficiente, segura e econômica. A Big Data ajuda a remover as limitações relacionadas a grande quantidade de dados, auxiliando na velocidade das informações. Ela consegue estruturar dados de posts do Instagram, como localização, comportamento, fotos, vídeos, reels e IGTV, por exemplo.

 

O Machine Learning nas empresas

Para você entender melhor como funciona, vamos exemplificar. Aplicativos de navegação como o Google Maps e o Waze utilizam o Machine Learning para analisar os dados de localização e buscar padrões relacionados ao congestionamento das cidades, qual é o melhor percurso e outras situações que ajudem o usuário no trânsito.

Outro exemplo são com as grandes marcas como Amazon, Google, Facebook, Spotify e Netflix. Elas gravam os interesses dos usuários, aprendem e criam indicações personalizadas de produtos, músicas, filmes e mais. Essas indicações podem ser feitas por meio de anúncios, notícias, produtos e outras maneiras.

Quer saber mais sobre como sua empresa pode alavancar os negócios com inteligência artificial? Entre em contato conosco.

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