Você sabe como a inteligência artificial pode ajudar você a alavancar o seu negócio? A IA é um tema em evidência no universo do marketing. Ainda assim, é um termo amplo que abrange uma gama de diferentes tecnologias.
A IA, junto com o marketing digital, possibilita diversas alternativas para melhorar o resultado de campanhas de mídia paga, geração e qualificação de leads, automação de marketing, chatbots inteligentes, entre outros.
Assim como em diversos seguimentos do mercado de trabalho, a inteligência artificial trabalha lado a lado dos profissionais de marketing, possibilitando que empresas de pequeno, médio e grande porte melhorem seus desempenhos. Sim, empresas dos mais diversos tamanhos podem utilizar IA. Isso acontece, porque existem diversas ferramentas disponíveis no mercado, para as mais diversas necessidades e investimentos.
Uma das maneiras mais comuns de utilizar a IA no marketing digital é através de campanhas de Google Ads e Facebook Ads, ou seja, mídia paga. A inteligência artificial permite que as campanhas sejam otimizadas e atinjam de forma mais assertiva o público-alvo.
Antes de falar sobre inteligência artificial e mídia paga, vamos entender melhor o que realmente é a IA. Acompanhe!
Inteligência artificial é um conjunto de softwares que se assemelham à inteligência humana, ou seja, as máquinas aprendem a realizar tarefas da mesma maneira que a mente humana. Com isso, é possível identificar padrões, entender linguagens, resolver problemas, tomar decisões e executar diversas tarefas que, a princípio, seriam realizadas por pessoas.
A IA é formada por componentes específicos para criar softwares inteligentes. Big data, mais computação em nuvem, mais modelos de dados que resultam em máquinas ou softwares inteligentes.
Criar anúncios personalizados para atrair e captar leads qualificados é um trabalho muito importante dentro do marketing digital. As campanhas precisam atrair a atenção dos usuários para que eles concluam a compra ou, pelo menos, façam um cadastro para se tornarem possíveis clientes.
Com a inteligência artificial, é possível interpretar as ações dos usuários diante das campanhas e criar combinações que fazem mais sentido para o perfil de cliente do negócio. Essas informações são interpretadas pelo Machine Learning.
A IA é um é formada por várias técnicas e softwares que formam um sistema inteligente. Dentro dela está o Machine Learning, que nada mais é do que a capacidade que os computadores (ou máquinas) têm de aprender e interpretar dados para fazer previsões e tomar decisões a partir deles.
Isso acontece a partir de algoritmos ou sequências de informações que não foram originalmente inseridas no código da máquina, mas que ela consegue aprender a partir das ações dos usuários e guardar as informações num banco de dados para formar padrões.
Dessa maneira, é possível que um anúncio de Google Ads e Facebook Ads, por exemplo, sejam otimizados de acordo com o público que procura por certas informações e acessam as campanhas. É o reconhecimento de padrões dentro dos dados analisados.
De uma forma mais detalhada, o Big Data permite que as informações sejam virtualizadas e armazenadas na clound de forma eficiente, segura e econômica. A Big Data ajuda a remover as limitações relacionadas a grande quantidade de dados, auxiliando na velocidade das informações. Ela consegue estruturar dados de posts do Instagram, como localização, comportamento, fotos, vídeos, reels e IGTV, por exemplo.
Para você entender melhor como funciona, vamos exemplificar. Aplicativos de navegação como o Google Maps e o Waze utilizam o Machine Learning para analisar os dados de localização e buscar padrões relacionados ao congestionamento das cidades, qual é o melhor percurso e outras situações que ajudem o usuário no trânsito.
Outro exemplo são com as grandes marcas como Amazon, Google, Facebook, Spotify e Netflix. Elas gravam os interesses dos usuários, aprendem e criam indicações personalizadas de produtos, músicas, filmes e mais. Essas indicações podem ser feitas por meio de anúncios, notícias, produtos e outras maneiras.
Quer saber mais sobre como sua empresa pode alavancar os negócios com inteligência artificial? Entre em contato conosco.