A página de preços é uma das mais importantes em uma plataforma SaaS. Afinal, ali é onde a maioria dos visitantes toma a decisão de compra. Uma página mal estruturada pode afastar potenciais clientes, enquanto uma bem otimizada tem o poder de aumentar as conversões.
Pensando nisso, apresentamos 5 dicas práticas para criar uma página de preços eficaz e alavancar as vendas do seu produto por assinatura. Confira!
Existem diversos modelos de precificação para SaaS, como preço fixo, por usuário ou por uso. A escolha depende do seu público-alvo e da proposta de valor do produto.
Um exemplo é o modelo tiered pricing (preços em camadas), muito utilizado em SaaS. Nesse modelo, a empresa estabelece preços diferentes para produtos ou serviços com base na quantidade ou nível de compra do cliente. A abordagem permite atender a diferentes perfis e, assim, maximizar o alcance.
Uma dica na hora de definir o modelo é não colocar muitas opções de preços. De 3 a 4 planos é o ideal, evitando a chamada "paralisia de escolha".
Ao exibir múltiplos planos, um truque comum para aumentar as conversões é destacar o plano mais popular. Isso ajuda a direcionar o cliente para uma escolha específica, simplificando o processo de decisão.
A Slack, por exemplo, coloca um selo de destaque em seu plano "Standard", indicado como o mais utilizado por pequenas e médias empresas.
A dica é utilizar cores ou ícones para destacar o plano recomendado e adicionar um texto explicativo, como "Mais popular" ou "Melhor custo-benefício".
Uma tabela comparativa é uma ótima maneira de mostrar o que cada plano oferece e como eles se diferenciam. Assim, o cliente consegue visualizar rapidamente quais funcionalidades estão incluídas em cada nível.
Uma plataforma que utiliza essa estratégia na página de preços é o Dropbox, que conta com uma tabela apresentando lado a lado as funcionalidades de seus planos. Isso facilita a comparação e ajuda o cliente a identificar o que atende melhor suas necessidades.
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A hesitação para comprar muitas vezes está ligada ao medo de se arrepender. Nesse cenário, oferecer um período de teste gratuito ou uma garantia de reembolso pode reduzir a barreira e incentivar o cliente a experimentar.
A Canva Pro, por exemplo, oferece um teste gratuito de 30 dias, o que permite aos usuários explorar todas as funcionalidades antes de tomar uma decisão de compra.
A dica é incluir na página de preços, de forma visível, o botão de call-to-action para o teste gratuito e utilizar frases como "Experimente gratuitamente" ou "Teste sem risco".
O texto e o design dos CTAs são decisivos para aumentar as conversões. Dessa forma, é importante que os CTAs sejam visualmente destacados, com cores contrastantes e um texto objetivo. Botões como "Comece agora", "Experimente grátis" ou "Assine hoje" tendem a transmitir uma mensagem mais clara e direta.
Na hora de montar a página de preços, teste diferentes versões de CTAs para descobrir qual combina melhor com o seu público e resulta em mais cliques.
Concluindo, otimizar a página de preços é uma estratégia essencial para aumentar as conversões em uma plataforma SaaS. Por isso, todas as informações e decisões estéticas precisam ser pensadas com cuidado.
Agora que você já sabe como elaborar sua página de preços, confira outras dicas para criar uma landing page focada em conversão.