Você sabe qual é o real papel do marketing dentro de uma empresa? Quais são suas funções e como deve ser aplicado para que seja efetivo? Pode-se dizer que seu principal objetivo é criar oportunidades de negócios para o time de vendas, mas existem várias etapas a serem cumpridas para fazer isso acontecer.
Primeiro gostaria de deixar claro o que é marketing. Segundo a nova definição de Philip Kotler, marketing é uma forma de comunicação e troca com os clientes, não somente para fins comerciais, mas também para meios políticos, de caridade, parcerias e outras situações. Ou seja, tanto grandes empresas quanto eventos de arte precisam do marketing, visto que o último necessita atingir patrocinadores e seu público.
Ainda sobre definição, o dicionário entende como marketing uma estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimento pós-venda, etc. Ou também como um conjunto de ações, estrategicamente formuladas, que visam influenciar o público quanto a determinada ideia, instituição, marca, pessoa, produto ou serviço.
Dentre essas e outras definições, uma coisa é certa: o marketing é de extrema importância pra que se obtenha sucesso e é muito maior do que a finalização da venda. Pesquisa de mercado, planejamento da campanha, análise de resultados, construção de relação, fidelização de cliente, aumento da visibilidade, educar o mercado… Essas são só algumas das atividades exercidas dentro marketing.
Uma das metodologias mais eficazes para criar relacionamento com os clientes e oferecer uma experiência positiva em todos os contatos é o inbound marketing. Ele visa atrair os clientes de forma natural, oferecendo conteúdo relevante e útil em todas as etapas do ciclo de compra.
Sugestão: Guia completo de Inbound Marketing
Mas agora vamos para as funções!
Conhecer o mercado – estudar, conhecer e aprender como funciona o mercado que a empresa está inserida é uma das funções do marketing. Essa é uma forma da empresa identificar melhores oportunidades e as inquietações dos possíveis consumidores. Além de ser uma ótima oportunidade para se destacar diante o concorrente.
Aumentar visibilidade – após conhecer o mercado, saber como ele funciona e conhecer quem são os possíveis consumidores, a empresa consegue se posicionar melhor e aumentar sua visibilidade. Com o público traçado, as campanhas e estratégias ficam assertivas e, consequentemente, atingem as pessoas certas.
Sugestão: Como otimizar meu site para conquistar a primeira página no Google?
Posicionar a empresa no mercado – em um mundo com tantas opções, é muito importante ter um posicionamento claro no mercado e que esteja de acordo com seu público, ou seja, se você tem um público jovem, que suas estratégias sejam com o mesmo perfil.
Gerenciar a marca – construir uma marca que fique na cabeça dos consumidores é muito importante. Dessa forma, a empresa passa a ser referência em sua área para essas pessoas. Quanto mais nítido for seu design e seu posicionamento e quanto melhor for seu relacionamento com o público, mais destaque ganhará.
Atrair e fidelizar novos clientes – as ações e atividades do marketing devem sempre estar alinhadas para atrair novos clientes e, mais do que isso, fidelizá-los. Por isso, as informações fornecidas devem ser de relevância e a relação com o cliente teve ser mantida sempre, mesmo após a compra. Essa é uma das principais funções desse segmento.
Promover campanhas – para que seu público seja atingido e engajado, é de extrema importância a criação de campanhas. Para isso, um planejamento estratégico tem que ser criado e os objetivos traçados de forma clara. Vender, fortalecer a marca, ou qual seja o objetivo, a campanha tem que estar de acordo com as necessidades da empresa e de seu público para ter sucesso.
Sugestão: Vale a pena terceirizar a equipe de marketing da empresa?
O papel do marketing é fundamental em qualquer empresa, especialmente no ambiente B2B, onde a equipe de vendas muitas vezes depende de contatos qualificados para fechar negócios. Porém, é comum cometer erros que prejudicam as estratégias comerciais. O desalinhamento entra a equipe de marketing e vendas é um desses erros.
O marketing está presente no mundo moderno para compreender o mercado, desenvolver uma nova marca a partir das informações que foram obtidas, criar relacionamento, conquistar clientes e, por fim, manter esses clientes. Para que isso aconteça, ele deve estar alinhado a toda a estrutura da empresa, ou seja, trabalhar em conjunto com as outras áreas. O possível cliente, ou cliente fidelizado deve ter a melhor experiência possível em todos os contatos que fizer, por isso a integração é tão importante.
E aí, já pensou em ter uma equipe de marketing?
As funções do marketing dentro de uma empresa são conhecer o mercado, aumentar a visibilidade, posicionar a empresa no mercado, gerenciar a marca, atrair e fidelizar novos clientes e promover campanhas.
Inbound marketing é uma metodologia que visa atrair os clientes de forma natural, oferecendo conteúdo relevante e útil em todas as etapas do ciclo de compra.
Porque essa compreensão permite que a empresa possa tomar decisões mais informadas e estratégicas sobre como operar nesse mercado. Isso inclui entender o comportamento dos consumidores, as tendências, a concorrência e as oportunidades de crescimento.