Qual é o peso das campanhas de e-mail marketing no Inbound?

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Qual é o peso das campanhas de e-mail marketing no Inbound?

Ativar uma campanha de e-mail marketing é uma ótima forma de potencializar os seus resultados. Afinal, esse recurso permite impactar o seu público exato com ofertas pensadas especialmente para ele.

Isso é fundamental para o sucesso de uma estratégia de Inbound Marketing. Apesar de contar com diversos canais funcionando de forma integrada, esse esforço pode ser altamente beneficiado pelas vantagens trazidas pelo e-mail marketing.

Além de tudo, etapas muito importantes do sucesso do Inbound dependem exclusivamente do e-mail marketing, como é o caso da nutrição de leads. Para contar com resultados de qualidade, você precisa usar os canais certos e adotar a estratégia adequada ao utilizá-los.

Veja a seguir os principais pontos que destacam a importância do e-mail marketing para uma campanha de Inbound.

Relacionamento mais próximo com o lead

Por meio da segmentação e da automação de e-mail marketing, você pode tratar cada lead como uma pessoa única, em vez de uma fatia de público a ser impactada. Isso é bastante valioso para aumentar as suas chances de sucesso, já que permite um relacionamento mais próximo com essas pessoas.

Em uma estratégia de Inbound Marketing, você precisa convencer seus leads de que a sua empresa é confiável e entende do assunto. Esse processo se torna mais fácil ao ter mais oportunidades para interagir com seus leads e oferecer conteúdo relevante a ele.

Essa proximidade também é essencial para que os seus leads avancem ao longo do funil de vendas até o momento de decidir fechar negócio. Os demais canais de marketing tornam mais difícil o processo de realizar essa condução.

Liberdade na construção do conteúdo

Você já parou para pensar que os posts que a sua empresa publica no Facebook não são realmente dela? Na verdade, é como se o seu negócio estivesse "emprestando" o espaço da rede social de Mark Zuckeberg para se promover, mas, ainda assim, tendo que atender às especificações e regras dessa plataforma.

No entanto, ao trabalhar com uma campanha de e-mail marketing, é você quem detém todo o controle sobre o conteúdo e a entrega dele. Isso permite que os seus envios tenham a cara da sua marca e sejam realizados sem qualquer restrição, algo que pode ser determinante para o seu sucesso.

Por exemplo, você pode implementar um layout totalmente adaptado às características da sua identidade visual em um e-mail marketing. Ao trabalhar com outros canais, isso geralmente é mais restritivo e difícil.

Sugestão: Guia completo de Inbound Marketing

Versatilidade de conteúdo

Um e-mail pode se transformar em vários tipos de conteúdos diferentes, dependendo da necessidade e das características da campanha que está em curso. Ou seja, é um instrumento perfeito para atender ao que o Inbound Marketing precisa.

Ao planejar o envio de conteúdo, você pode contar com a versatilidade do e-mail marketing para ajudar nisso. Você pode enviar textos, imagens, animações e complementar todo esse potencial com links.

Essa característica do e-mail marketing faz com que ele possa se encaixar em qualquer um dos estágios do funil de vendas em uma estratégia de Inbound Marketing. Ou seja, pode agradar a quem está em um contato inicial com a sua empresa ao mesmo tempo em que atende quem está prestes a tomar uma decisão.

Alcance maior e mais garantido

Não são todos os canais de marketing que proporcionam uma entrega garantida a toda a sua base de contatos. Quando foi a última vez que um post no Facebook da sua empresa realmente atingiu o número total de pessoas que curtem a sua página?

Ao trabalhar com e-mail marketing, o número de destinatários em sua base de contatos é igualmente impactado pelos seus envios. É claro que um ou outro endereço de e-mail pode estar desatualizado ou desativado por conta de uma caixa de entrada cheia, mas esses problemas não são restrições do meio.

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Assim, fica nítido o quanto o e-mail marketing é importante para o Inbound Marketing. Afinal, esse tipo de estratégia depende bastante da sua capacidade de alcançar todos os seus leads nos momentos exatos para direcionar ofertas estratégicas para eles.

Possibilidades de segmentação

Ao trabalhar com campanhas de e-mail marketing, você não precisa e nem deve se limitar a apenas uma segmentação da sua lista de contatos. Basta olhar para os dados que você tem à sua disposição para realizar divisões na sua base que permitam o desenvolvimento de conteúdo segmentado.

Ou seja, se você tem como consultar a data da última compra de seus clientes, por que não impactar aqueles que não fecham negócio há mais de um ano com um cupom de desconto? Se você não aproveitar o potencial da segmentação, estará desperdiçando um grande benefício do e-mail marketing.

Isso também é valioso para uma campanha de Inbound Marketing. Com a segmentação, você pode enviar determinados tipos de oferta ou conteúdo apenas para quem tem determinadas características ou interesses.

Estratégia de nutrição de leads

A nutrição de leads é uma das estratégias mais importantes que você precisa ativar ao trabalhar com Inbound Marketing. Ela não consegue funcionar sem a ajuda do e-mail marketing, já que esse será o meio utilizado para impactar seus leads com o conteúdo e as ofertas certas.

Essa integração funciona porque a nutrição de leads atua a partir da combinação da automação de marketing com uma segmentação inteligente das suas ofertas. Basta planejar o seu funil de vendas levando em conta a abordagem de cada estágio dele.

Nenhum outro canal pode ajudar na nutrição de leads de forma tão fundamental quanto o e-mail marketing. Isso faz com que esse meio seja essencial para o sucesso de uma estratégia de Inbound Marketing.

Já ficou bastante claro o quanto uma campanha de e-mail marketing precisa integrar a sua estratégia de Inbound Marketing? Todo o ponto desse tipo de ação se fundamenta na integração dos meios que você tem à sua disposição, então não faz sentido eliminar um dos mais importantes. Comece a elaborar o seu planejamento e aproveite os benefícios desse tipo de abordagem.

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