O marketing digital para escolas é uma das maneiras mais sustentáveis e rentáveis quando objetivo é promover a instituição e atrair mais alunos. Isso porque permite adotar estratégias de comunicação a partir da criação de conteúdos personalizados para o público que deseja atingir.
Dessa forma, é possível colocar a instituição em vantagem competitiva no mercado, alcançando cada vez mais potenciais alunos e/ou seus responsáveis.
Mas, para ter sucesso com essas ações, é importante contar com profissionais especializados no assunto, a fim de definir as melhores estratégias e aplicá-las de forma assertiva.
A seguir, vamos explicar por que vale a pena investir em uma agência de marketing digital para colocar essas estratégias em prática. Boa leitura!
É cada vez mais comum que as pessoas façam buscas na internet para obter mais informações sobre diversos assuntos. Então, é normal que os pais também pesquisem sobre escolas para matricular seus filhos.
Por isso, ter uma presença forte na internet pode ser uma vantagem para destacar a sua escola e atrair mais contatos.
De modo geral, o marketing digital para escolas consiste em um conjunto de ações que podem levar a diferentes objetivos. Por exemplo, atrair mais contatos, melhorar a comunicação com os pais e responsáveis, criar um relacionamento mais próximo com os alunos e colocar a marca em destaque no mercado.
Um dos principais fatores para o bom desempenho de estratégias de marketing é o direcionamento das ações e campanhas digitais.
Por meio de abordagens alinhadas com a definição de personas, é possível direcionar as ações da escola a fim de atingir o público desejado. Dessa forma, as chances de conversão aumentam de forma significativa.
Para colocar essas estratégias em prática, contar com uma agência de marketing digital pode fazer toda a diferença.
Afinal, dessa forma você terá uma equipe de especialistas disposta a traçar as melhores estratégias para a instituição. Além disso, as agências de marketing já conhecem e dominam as principais ferramentas necessárias para colocar as ações em prática.
Sugestão: Como captar mais alunos com marketing digital para escolas?
Assim como acontece em todos os setores, as campanhas de marketing na educação devem estar adequadas a táticas e estratégias considerando os objetivos que se deseja alcançar.
A seguir, veja alguns passos fundamentais para criar boas estratégias de marketing para o setor educacional.
No marketing digital, toda comunicação deve ser direcionada para o público que adquire seu produto ou serviço. Por isso, definir a persona (ou personas) é o primeiro passo para criar estratégias de sucesso.
Resumidamente, a persona diz respeito a um perfil ideal de cliente, criado a partir de informações do seu público. Com esses dados, poderá trabalhar conteúdos personalizados, direcionados ao perfil que tem potencial para conversão.
Por exemplo, instituições de ensino superior podem destinar a abordagem diretamente para o aluno. Já no caso das escolas de ensino fundamental e médio, o tomador de decisão, geralmente, são os pais e responsáveis. Por isso, é necessário adequar a comunicação para conversar diretamente com o público que deseja atingir.
A criação de um site institucional para a escola é fundamental para oferecer as principais informações de forma clara. Além de incluir contatos e endereço, o site também deve conter a história, missão, visão e valores, além de imagens para mostrar a infraestrutura.
Assim, os pais e alunos poderão compreender com mais facilidade o que a instituição oferece. É importante lembrar também que o layout da página interfere na primeira opinião do usuário sobre a instituição.
Além disso, o site deve ter um alto nível de navegabilidade e ser intuitivo. Ou seja, deve ser desenvolvido para facilitar a navegação dos usuários de forma responsiva, tanto em notebooks e desktops quanto em smartphones e tablets.
Vale ressaltar que o marketing digital para escolas não deve ser usado apenas para atrair novos contatos, mas para fidelizar os atuais “clientes”. Por isso, considere abas e informações no site que facilitem o contato e aproximem os alunos e responsáveis da escola.
As redes sociais são ótimos canais para interação com o público e para mostrar o posicionamento do colégio enquanto instituição. Esses canais são importantes para atrair a atenção e levar os usuários para “dentro da escola”.
Para isso, aposte em vídeos do dia a dia na instituição, entrevistas com professores e depoimentos de pais e alunos. Esse tipo de conteúdo humaniza a relação e aproxima o público.
Nas redes sociais, o tipo de linguagem também pode variar um pouco, por isso é importante adaptar o conteúdo de acordo com a mídia utilizada. Além disso, é fundamental usar o tipo de linguagem da sua persona, criando uma conexão com o público que você deseja atingir.
A sigla SEO significa, de forma traduzida, “otimização para mecanismo de busca”. Ou seja, é uma estratégia que ajuda a ranquear uma página ou conteúdo nas melhores posições do Google e outros mecanismos de pesquisa.
Logo, quando um usuário buscar por temas relacionados à escola, o mecanismo de busca vai mostrar o site nas primeiras posições. Dessa forma, a instituição ganha destaque e relevância no mercado.
Por isso, é importante conhecer quais são as técnicas de SEO para produzir conteúdo no blog e criar materiais relevantes, como ebooks, vídeos e infográficos.
Com anúncios patrocinados é possível segmentar o público de acordo com interesses e comportamentos, além de características demográficas. A partir desse investimento, a chance de impactar um potencial cliente é ainda maior.
Ao apostar em ferramentas como Google Ads e Meta Ads é possível monitorar os resultados obtidos em tempo real. Com isso, há maiores chances de conquistar um bom retorno financeiro quando comparado com outros tipos de anúncios e campanhas publicitárias.
Sugestão: Será que funciona Google Ads e Meta Ads para escolas?
Como visto, o marketing digital oferece inúmeras oportunidades para expor a instituição no mundo digital e atrair novos alunos.
Mas, para garantir sucesso em suas ações, é fundamental buscar especialistas no assunto para definir as estratégias mais assertivas para o seu negócio. Para isso, conte com a Labraro!
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O baixo número de matrículas pode ser resultado de uma combinação de fatores, como falta de presença digital efetiva, falta de diferenciação em relação à concorrência ou falta de investimento em marketing.
As escolas podem usar as redes sociais para o marketing digital, criando conteúdo de qualidade, estabelecendo um diálogo com os pais e alunos, além de usar estratégias de publicidade paga.
Para atrair e reter alunos, aumentar a visibilidade da escola, melhorar a reputação da escola, além de oferecer informações importantes para pais e alunos.
A otimização de mecanismos de busca pode ajudar aumentando a visibilidade da escola nos resultados de pesquisa, atraindo mais tráfego para o site da escola e gerando mais oportunidades de matrículas.
Em tempos de crise é importante investir em marketing digital para promover sua escola e mostrar como ela está se adaptando às mudanças no ensino, oferecendo soluções práticas para as necessidades dos alunos e famílias, além de utilizar plataformas digitais que se tornaram mais relevantes neste período.