Por que eu gasto muito em comunicação e não funciona?
Ao fim de cada "ciclo" de marketing e comunicação, é comum que gestores e diretores se reúnam para analisar os resultados de suas campanhas. É nesse momento que são mensuradas as taxas de retorno dos investimentos em mídias digitais e/ou tradicionais.
Há quem se surpreenda com excelentes resultados, mas também há aqueles que se frustram ao perceberem que o retorno foi muito abaixo do esperado. Surge então a seguinte questão: por que algumas empresas conseguem atingir uma ótima performance com ações de comunicação e outras parecem fracassar em qualquer tentativa?
Gastos demais, planejamento de menos
Um dos principais erros é investir em dezenas de mídias sem qualquer planejamento estratégico ou, em outras palavras, atirar para todos os lados, esperando que isso funcione. E o resultado é quase sempre o mesmo: o público rejeita a campanha, não se engaja com a empresa e o dinheiro vai por "água abaixo".
Para evitar esse "infortúnio", o ideal é fazer um estudo do perfil do seu consumidor a fim de descobrir as mídias e formatos de conteúdo com os quais ele interage no dia a dia. Com base nessas informações, será possível definir os canais mais adequados para lançar campanhas de marketing e trabalhar a comunicação direta.
O planejamento deverá incluir também uma pesquisa sobre as estratégias utilizadas pela concorrência com seus pontos fortes e fracos. Trata-se de algo crucial para conquistar "inteligência tática" e tornar suas campanhas mais competitivas.
Investimento unilateral
Outro erro corriqueiro é concentrar o orçamento apenas em "ações tradicionais" como mala-direta ou anúncios em jornais e revistas. Embora essas ferramentas de comunicação ainda funcionem para algumas empresas, é muito arriscado apostar somente nelas quando vivemos em plena era digital, onde a maioria das pessoas utiliza a internet para pesquisar sobre conteúdos e itens de consumo.
Assim, uma boa saída para melhorar suas taxas de conversão, é substituir as mídias que não funcionam por aquelas que comprovadamente trazem bons resultados. Ao trocar, por exemplo, os anúncios de jornais por um site que apareça nas melhores posições do Google, será possível aumentar a visibilidade de seus produtos e obter um grande volume de leads qualificados para venda.
Da mesma forma, a substituição da mala-direta pelo e-mail marketing pode ser uma solução engenhosa para enviar promoções personalizadas e manter o relacionamento com clientes sem ter de gastar altos montantes com papel, impressão e envio postal.
Enfim, se você acabou por descobrir que suas ações de comunicação não têm funcionado como deveriam, talvez seja hora de agendar uma consultoria com a Labraro. Juntos poderemos "diagnosticar" os problemas de sua estratégia atual e direcionar o seu orçamento para ações que trazem resultados reais.