Otimização SEO: como conquistar a primeira página do Google?

Tempo de leitura: 6min 57seg
Otimização SEO: como conquistar a primeira página do Google?

Aparecer nas primeiras páginas da busca orgânica do Google é o desejo de muitas marcas. Afinal, nela estão os links mais visualizados e clicados pelos usuários, que não costumam passar da primeira página para encontrar as respostas que buscam.

É por esse motivo que a otimização SEO é uma das principais estratégias de marketing digital. Ao aplicá-la, é possível tornar o seu negócio mais conhecido, ganhar autoridade no mercado e receber mais visitantes em seu site. Como consequência, o número de conversões e vendas também aumenta.

A seguir, vamos explicar como funciona essa estratégia e como colocá-la em prática. Boa leitura!

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca. Em outras palavras, é o conjunto de estratégias que buscam melhorar o posicionamento de páginas da web nos resultados orgânicos.

É cada vez mais comum que os usuários recorram à internet para sanar suas principais dúvidas ou buscar sugestões e referências sobre os mais variados assuntos. É por isso que estar presente na primeira página dos buscadores é uma estratégia valiosa para o seu negócio.

Pensando em oferecer uma boa experiência ao usuário, os buscadores procuram organizar os conteúdos em um ranking que ofereça as melhores respostas nas primeiras posições.

Logo, estar na primeira página e, principalmente nas primeiras posições é algo que agrega valor ao seu negócio.

Portanto, vale muito a pena investir na otimização de SEO. Afinal, sem a entrada de visitantes e sem a oportunidade de fazer novos negócio qual a vantagem de ter um site?

A boa notícia é que para aplicar as técnicas de SEO basta esforço, dedicação e muito cuidado para escolher as principais táticas e estratégias para escolher as palavras-chave certas.

Além disso, é preciso conhecer as políticas dos buscadores para enquadrar o seu conteúdo nos principais requisitos. Dessa forma, as chances de conseguir bons resultados serão ainda maiores. A seguir, vamos explicar essas questões com mais detalhes. 

Sugestão: Como aumentar o tráfego orgânico do meu site?

Como funciona a pesquisa de palavras-chave para SEO?

A aplicação das palavras-chave representa uma das etapas mais importantes na criação do conteúdo para web.

As palavras-chave são os termos, exato ou relacionados, que as pessoas usam para fazer pesquisas nos buscadores. Então, quando esse termo está presente em seu conteúdo, o seu site aparecerá como resposta para o usuário. Por exemplo, uma pessoa que busca pelo serviço de criação de sites em Vinhedo, poderá localizar uma página específica que oferece este serviço.

Portanto, a escolha dos termos corretos são fundamentais para determinar a posição do seu site nos buscadores.

Vale ressaltar que os buscadores querem oferecer a melhor experiência para o usuário. Por isso, é preciso criar um conteúdo que seja relevante para o público, com mensagens claras e objetivas, sempre se atentando aos melhores termos dentro do seu contexto.

Para definir as melhores palavras-chave é preciso observar alguns critérios como o volume de busca por aquele termo ou a concorrência. Nesse sentido, utilizar termos que são menos concorridos, mas que passam a mesma mensagem, pode ser mais vantajoso para colocar o seu conteúdo em destaque.

Aprenda a gerar mais leads e vendas com o Inbound Marketing

Aprenda a gerar mais leads e vendas com o Inbound Marketing

Para fazer uma busca mais assertiva, é possível contar com ferramentas, como o planejador de palavras-chave do Google, Ubersuggest ou SEMrush.

Leia também!

O guia definitivo para evitar os 10 erros mais comuns ao criar um site B2B

Entenda a importância do inbound marketing para o seu negócio

Gestão de tráfego: o que é, como funciona e quais as vantagens

Otimização SEO On-Page: como organizar o seu conteúdo

Como falamos anteriormente, os buscadores querem oferecer a melhor experiência aos usuários. Por isso, além das palavras-chave, também é preciso pensar na estrutura em que o texto será inserido.

A otimização SEO On-Page avalia os aspectos técnicos da sua página, ou seja, como a estrutura do conteúdo e títulos são organizados, a fim de oferecer uma leitura agradável.

A avaliação também leva em conta o tempo de carregamento do seu site. Então, é preciso que todos os elementos sejam carregados e estejam prontos para leitura em poucos segundos.

Essa característica nos leva a outro critério, que é o tempo de permanência de um usuário no seu site. Se o número de pessoas que entram no seu site e saem logo em seguida for alto, pode afetar a taxa de rejeição do seu site.

Isso acontece porque os buscadores entendem que os usuários não encontraram o que buscavam em seu site. Para que o erro não se repita, os buscadores deixam de ranquear seu conteúdo nos primeiros resultados.

Por estar diretamente relacionado ao algoritmo, inteligência artificial e machine learning, alguns requisitos podem ajudar a fazer com que seu site se enquadre nos requisitos dos buscares. A seguir, veja quais são alguns deles!

Sugestão: Investir em otimização de sites é uma estratégia que traz resultados duradouros a longo prazo

Título ou Tittle Tag

É bem provável que você tenha ouvido que o título de um texto deve chamar a atenção do leitor e convencê-lo de que a leitura valerá a pena. Na internet isso não é diferente.

Por isso, os títulos são um dos itens que mais influenciam no posicionamento do seu conteúdo. Afinal, os buscadores querem mostrar os resultados mais relevantes aos seus usuários, de acordo com a busca realizada.

Logo, o primeiro passo é incluir a sua palavra-chave principal no título. Em seguida, atente-se à quantidade de caracteres, já que títulos muito extensos dificilmente são exibidos.

Meta description

Esse termo diz respeito àquela breve descrição que aparece embaixo dos títulos. Muitas vezes, é essa breve explicação que faz com que o usuário escolha o seu conteúdo. Por isso, é fundamental que seja uma apresentação breve e clara a respeito do assunto.

Assim como o título, é importante atentar-se à quantidade de caracteres. Isso porque, se for muito extenso, o buscador incluirá reticências (...), prejudicando a leitura e o entendimento da mensagem.

Heading tags

As heading tags estão relacionadas aos títulos e subtítulos, que são usados para organizar os tópicos do texto. Em outras palavras, é uma forma de criar um sumário para a sua página.

Existe uma escada de 1 a 6, sendo o H1 o título principal e os demais, subtítulos inseridos de acordo com a relevância e importância do assunto. Respeitar essa hierarquia é muito importante para o ranqueamento do seu site.

Contudo, vale ressaltar que não é obrigatório utilizar todas as heading tags em um único texto. Aliás, isso pode ser prejudicial em muitos casos.

O ideal é que o texto esteja bem estruturado, dando relevância aos principais termos e utilizando as palavras-chave corretas em cada etapa do seu conteúdo. Lembre-se: o principal objetivo é oferecer uma boa experiência ao leitor.

Imagens

Os buscadores ainda não compreendem completamente o que uma imagem diz. Por isso, é preciso ajudá-lo com a otimização de SEO para imagens.

Essa estratégia fornece dados em forma de texto sobre as imagens, como o texto alternativa, nome do arquivo, legenda e URL da imagem utilizada. Dentre eles, o texto alternativo é o mais relevante, e deve ser uma descrição da imagem e, de preferência, contendo a palavra-chave.

Otimização SEO Off-page

Os fatores off-page estão relacionados aos elementos que estão fora da página. Ou seja, consiste em otimizar a autoridade de um site diante dos usuários e de outros sites.

Aqui, o foco principal são os backlinks, ou seja, quantidade, diversidade e contexto dos links que foram incluídos no seu conteúdo. Além disso, também leva em consideração menções à marca, sinais sociais e buscas diretas. 

Esses tópicos mostram para os buscadores qual é o nível de autoridade de um site. Então, se a sua página recebe muitos visitantes em buscas diretas pelo nome da marca e ganha vários backlinks e menções, mais autoridade ele terá no mercado.

Conte com a Labraro para alavancar seus resultados digitais

Ficou mais claro qual é a importância da otimização de SEO para o seu site? É importante ressaltar que essa estratégia é um processo contínuo e, para ter benefícios visíveis a longo prazo, é preciso acompanhar as mudanças e atualizações e aplicar novas estruturas sempre que necessário.

Nesse contexto, contar com especialistas em marketing digital pode ser uma excelente forma de garantir resultados melhores para o seu negócio.

Na Labraro, temos a expertise necessária para aplicar as melhores estratégias de marketing, sempre alinhadas com suas necessidades e objetivos. Entre em contato e solicite um orçamento.

Fique por dentro das novidades!
Inscreva-se e receba conteúdo sobre Marketing Digital e Vendas.
Sua empresa não está conseguindo captar clientes?
Contratar uma agência de inbound marketing permite criar e implementar estratégias eficazes para atrair e engajar potenciais clientes, aumentando a visibilidade e autoridade da marca, resultando em mais leads e vendas.

Outras notícias que
você pode se interessar