Você já reparou que tomamos algumas decisões de maneira automática? Na verdade, engana-se quem acredita que faz escolhas totalmente no racional, já que o inconsciente também tem muita responsabilidade nisso. E é por esse motivo que os gatilhos mentais são tão importantes na tomada de decisão.
Neste artigo, vamos explicar o que são gatilhos mentais e por que eles fazem a diferença nas suas estratégias de marketing digital. Boa leitura!
Resumidamente, os gatilhos mentais são estímulos que o cérebro recebe para tomar decisões no nível do inconsciente.
Em outras palavras, é como se ele automatizasse algumas ações para conseguir focar em decisões mais complexas. Caso contrário, a nossa mente viveria exausta, concorda?
Para isso, os gatilhos mentais despertam emoções e resgatam lembranças que nos motivam a realizar determinada ação.
Essas reações podem gerar diversas sensações, como alegria, entusiasmo, desânimo, entre outras, dependendo do estímulo recebido. Por essa razão, pode ser uma ótima ferramenta para atrair a atenção do seu público e melhorar os resultados da sua estratégia.
Por ser uma ferramenta poderosa de persuasão, os gatilhos mentais são cada vez mais explorados na área do marketing e vendas. Geralmente, são usados para conduzir a audiência a realizar uma escolha.
A ideia do gatilho mental é criar uma conexão verdadeira com o público, proporcionando uma boa experiência. Porém, é preciso ter ética e responsabilidade para não fazer propagandas enganosas ou prometer mais do que se pode oferecer.
A seguir, listamos 5 exemplos que podem te ajudar a entender melhor como explorar essa estratégia. Confira!
O gatilho mental da escassez é um dos mais populares entre as equipes de marketing e vendas. Isso porque está relacionado ao nosso instinto de sobrevivência, já que gera urgência na ação.
Dessa forma, pode ser usado para explorar a raridade e exclusividade de acesso a um produto ou serviço, levando o consumidor a tomar uma decisão antes que eles acabem.
Em outras palavras, o indivíduo toma uma decisão com rapidez para não correr o risco de ficar sem o produto ou serviço. Alguns exemplos bastante comuns são: “Só até amanhã!” ou “Vagas Limitadas”.
O público tem uma forte tendência de consumir produtos e marcas com reconhecimento no mercado. Por esse motivo, um dos gatilhos mentais para vendas mais eficazes é o da autoridade.
Para isso, o primeiro passo é produzir conteúdos relevantes e de qualidade para a sua audiência, mostrando o quanto domina a sua área. Ao compartilhar o que sabe, você expõe a sua especialidade no assunto, gerando um sentimento de confiança nos seus consumidores.
Outra forma de utilizar esse gatilho mental é convidando personalidades influentes na sua área de atuação para falar sobre o seu produto ou serviço.
Se o seu objetivo é levar o usuário a uma ação, um dos gatilhos mentais mais eficientes é o da reciprocidade. Ao oferecer algum benefício de valor ao público, você gera nele a necessidade de retribuir.
A estratégia é muito utilizada no inbound marketing, quando uma empresa oferece um material relevante de forma gratuita. Em troca, o usuário disponibiliza seus contatos e permite o envio de mensagens para estreitar o relacionamento.
Outra maneira de utilizar esse gatilho mental é oferecendo testes grátis do seu serviço ou produto.
Empresas como Netflix e Spotify, por exemplo, oferecem um período grátis de assinatura para que o usuário conheça a plataforma. Esse tipo de ação desperta no público a vontade de se cadastrar e utilizar o serviço.
É natural que algo novo desperte o interesse, então estimular essa expectativa no público pode ser uma ótima forma de levá-lo a consumir a sua marca.
Por isso, vale a pena investir em lançamentos e novidades que atraiam a atenção do seu público.
Nesse momento, mostre características relevantes do seu lançamento, que serão diferenciais no momento da escolha. Essa é uma ótima forma de levar o usuário a consumir a sua marca.
Aguçar a vontade de consumir o seu conteúdo, produto ou serviço, sem dúvidas, é uma das melhores estratégias de marketing e vendas. Por isso, você pode utilizar o gatilho mental da curiosidade no lançamento de um produto, por exemplo.
Para isso, aposte em teasers que atraiam a atenção do usuário e gere interesse e expectativa. A estratégia também é muito utilizada em títulos de blogs e e-mails para levar o leitor a consumir o seu conteúdo.
Como visto, os gatilhos mentais podem ajudam a atrair a atenção do seu público e melhorar seus resultados de marketing e vendas. No entanto, é preciso saber aplicá-los com responsabilidade para atingir o resultado esperado.
Para isso, você pode contar com a Labraro! Com mais de 12 anos de atuação, estamos prontos para definir a melhor estratégia para fortalecer a sua marca no mercado e atrair mais clientes.
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