Quando alguém chega e lhe diz "você precisa investir em marketing digital" você logo pensa, "vou ter que criar um Facebook"? Bem, amigo(a), devo lhe dizer que você precisa mudar seus conceitos. Marketing digital abrange toda e qualquer estratégia de marketing em meios digitais, e as redes sociais são apenas uma das muitas possibilidades de estratégia. E tem mais, existem muitas redes sociais. Dependendo do modelo de negocio da sua empresa, é mais importante você estar em alguma delas do que especificamente no Facebook.
Você já deve ter ouvido falar de várias redes sociais, como Foursquare, Instagram, Pinterest, Youtube, Twitter, G+. Essas citadas são apenas as pops. Ainda existem muitas outras. Rede social é um conceito. Nós sempre estivemos inseridos em uma rede social (um grupo de amigos, uma sala de aula etc.). A diferença é que agora elas foram potencializadas graças a revolução digital. Por isso pesquise e fique atento para escolher qual delas é ideal para o seu negócio. Veja alguns exemplos de redes sociais.
Além de Facebook e Twitter: conheça outras redes para aplicar sua estratégia de marketing digital
Pinterest e suas imagens maravilhosas
É uma rede social de compartilhamento de imagens. Basicamente o usuário pode ir adicionando imagens em seus álbuns, favoritando as imagens das pessoas a quem eles seguem, ou "pinando" suas imagens favoritas. Esse pin salva as imagens no álbum do usuário. O pinterest é composto em sua maioria por público feminino, que gosta de ver imagens bonitas como roupas, comida, bichos fofos e tatuagens descoladas. Essa rede é ideal para quem deseja divulgar seu negócio por meio de belas imagens. Ela é perfeita para loja de roupas, estúdio de tatuagem, padarias e produtos de consumo diário.
Instagram e os selfies infinitos
Para quem ainda não conhece, o instagram é um site de compartilhamento de fotos e vídeos em tempo real, usada principalmente por quem possui smartphones e correlatos. No instagram, as pessoas costumam usar filtros em suas fotos, deixando-as mais bonitas e compartilhando-as instantaneamente. É o paraíso dos selfies.
Para quem pretende usar um compartilhamento rápido de imagens podem achar essa rede ideal. Um bom exemplo de uso: docerias tirando foto de seus bolos recém feitos, uma loja de bijuterias mostrando belas fotos de suas peças em promoção, uma pousada a beira da praia, compartilhando um magnifíco pôr do sol. O limite de uso do instagram é a imaginação.
Foursquare, dê vantagens aos prefeitos
O Foursquare é uma rede em que são compartilhados chekins. Por exemplo, Mariana foi a uma danceteria. Ela faz o check-in indicando o local e a hora em que ela esteve. Nestes check-ins são compartilhadas fotos e comentários, que ficarão disponíveis para outros usuários. Aliás, é uma rede social pouquíssimo explorada e com grande potencial. As pessoas costumam verificar os check-ins e levar em consideração os comentários. Uma padaria em que a usuária escrever "nossa, aqui tem uma torta de morango maravilhosa" vai certamente gahar muitos clientes. O número de check-ins também conta.
Outra coisa que os usuários levam em consideração é a prefeitura. A pessoa que mais fizer check-in naquele local, torna-se o prefeito. Uma dica muito acertada, principalmente para bares e restaurantes, é premiar, a cada mês, o prefeito, Por exemplo, um café pode oferecer um lanche gratuito para o prefeito do mês, um cinema pode oferecer entradas grátis. Isso certamente irá estimular as pessoas a irem e consumirem no local. O Foursquare é ideal para todo e qualquer estabelecimento.
TripAdvisor no celular e pé na estrada
Rede social muito usada pessoas que viajam. Todas as informações do TripAdvisor são construídas por usuários. É o maior site de viagens do mundo. Viajantes adoram compartilhar fotos, dicas, lugares que visitaram etc. Para pousadas, restaurantes, bares, baladas que possuem o modelo de negócio baseado no turismo, essa rede social é essencial. Também dá excelente visibilidade para pequenos estabelecimentos.
Decora.me, ponto de encontro de decoradores, arquitetos, e apaixonados por arquitetura
Esta rede social é muito usada por arquitetos, designers de interiores, apaixonados por arquitetura, lojas de decoração. Nela são compartilhadas imagens de projetos, interiores, ambientes e outros relacionados. Lojas de decoração, arquitetos, designers podem conseguir bons clientes, contatos, inspiração, ver tendências a partir desta rede social. Construtoras também podem conseguir bons clientes mostrando seu portifólio de trabalho.
Estas são algumas redes sociais, existem inúmeras espalhadas por aí. Para selecionar a melhor rede social, você deve avalair bem a sua estratégia de marketing e o seu público alvo.
Gostou das redes? Conhece mais alguma e deseja compartilhar conosco? Comente na seção abaixo!