A cada dia, os golpes e fraudes nas redes sociais se tornam mais frequentes. Nesse cenário, como garantir a credibilidade da sua marca em um ambiente tão pouco confiável? O meta verified é um recurso que pode ajudar a trazer mais confiança ao público.
Neste post, a Labraro explica tudo sobre a nova funcionalidade da Meta, quanto custa, quais os benefícios, como assinar e se realmente vale a pena para a sua empresa. Confira tudo na leitura!
Lançado em 2023, o meta verified é um novo recurso de assinatura exclusivo para contas do Instagram e Facebook. Ele é basicamente uma autenticação da conta, que atesta a veracidade do perfil, diferenciando-o de fakes.
Anteriormente, o selo azul era oferecido apenas para perfis de influenciadores famosos ou marcas específicas. Hoje, no entanto, as maiores redes sociais passaram a monetizar o recurso, permitindo que qualquer pessoa ou empresa possa utilizá-lo — se estiver disposta a pagar por ele.
A Meta oferece duas versões para a verificação: uma para o Facebook e outra para o Instagram. As assinaturas são separadas, portanto, se sua empresa desejar o selo em ambas as contas, vai precisar fazer duas assinaturas. O valor de cada uma é R$55 ao mês assinando pelo aplicativo ou R$45 via web.
Além do tão sonhado selinho azul, a Meta oferece outros diferenciais exclusivos para os assinantes do meta verified. Confira a seguir quais são as vantagens e analise se elas fazem sentido para a sua empresa.
O selo azul de verificação é o principal recurso dessa assinatura. Ele utiliza uma identificação governamental para provar que seu perfil é autêntico, garantindo mais segurança e confiança ao público.
Assim, protege os consumidores de possíveis golpes aplicados por perfis falsos, além de assegurar mais engajamento e destacar sua empresa da concorrência.
Contas verificadas também recebem uma proteção reforçada contra fraudes, contando com monitoramento proativo e autenticação de dois fatores.
Vale lembrar que, ao adquirir o selo, você garante mais visibilidade e alcance ao seu perfil, sendo assim, é essencial que os níveis de segurança também aumentem.
Se você já teve algum problema em sua conta e precisou de suporte das plataformas, deve ter percebido que é bem difícil conseguir um atendimento eficiente.
Uma das grandes vantagens do meta verified é, justamente, o canal de suporte direto. Sempre que precisar, o assinante pode contar com o apoio de uma pessoa real, sem precisar passar por um atendimento automatizado. Isso garante um suporte mais ágil em caso de fraudes, erros e outros problemas na conta.
Por fim, a assinatura confere alguns outros recursos exclusivos como figurinhas especiais no Stories e no Reels e 100 estrelas por mês para utilizar no Facebook e apoiar outros criadores.
Os assinantes também ficam no topo ou próximo ao topo dos resultados de busca, além de aparecerem no feed dos usuários como empresas recomendadas para serem seguidas.
Para assinar o meta verified, é preciso ter 18 anos ou mais, uma conta qualificada no Instagram ou Facebook e um documento de identidade oficial. As contas precisam ter a autenticação de dois fatores habilitada.
Caso queira verificar dois perfis, um do Instagram e um do Facebook, eles precisam ter o mesmo nome e foto e estarem vinculados na mesma Central de Contas.
Além disso, é preciso que a conta da empresa tenha um tempo mínimo de existência, com um histórico de publicações anteriores. Ou seja, não é possível criar uma nova conta e já verificá-la. Os perfis também precisam estar dentro dos termos de uso e diretrizes da plataforma.
Caso suas contas estejam dentro dos requisitos de qualificação, é possível realizar a assinatura do serviço. Para isso, acesse a área de "configurações" do Instagram ou Facebook e clique em "Central de Contas".
Em seguida, selecione "Meta Verified" e verifique se a opção está disponível para a sua conta. Caso não esteja, é possível entrar em uma lista de espera.
Se já estiver liberado, basta configurar o pagamento e seguir os passos exibidos na tela. A plataforma vai solicitar que você siga um processo de verificação para enviar sua inscrição para análise.
Você pode escolher entre vários métodos para verificar sua empresa (alguns deles podem não estar disponíveis para todas as regiões):
Detalhes da empresa: você deverá fornecer informações da empresa e confirmar sua conexão com ela. A informação fornecida precisará corresponder a um registro público de empresa;
Documentação: se nenhum dos registros públicos corresponder à sua empresa, você terá a opção de carregar um documento oficial;
Identificação oficial: você precisará tirar fotos do seu documento de identificação oficial (frente e verso) para confirmar sua conexão com a empresa;
Conta bancária empresarial: você precisará fazer login na sua conta bancária empresarial e fornecer as informações necessárias para verificar os detalhes da sua empresa.
Em seguida, será solicitada uma confirmação de sua conexão com a empresa, que poderá ser feita por email, SMS, ligação, verificação de identidade ou verificação de domínio.
A análise da meta sobre a veracidade da conta pode levar até 48 horas, por isso, tenha paciência.
A resposta para essa pergunta vai depender dos objetivos do seu negócio e do seu orçamento disponível. De modo geral, a ferramenta é bastante interessante para garantir a confiança do público e fornecer mais suporte e proteção à empresa.
Contudo, é importante colocar na balança os prós e contras. Se por um lado, o selo azul do Instagram garante mais credibilidade, por outro, ele traz um custo a mais para a empresa e não existe uma garantia de que esse investimento trará um retorno real de engajamento ou conversão.
Assim, vale a pena avaliar a assinatura com base em seus próprios critérios, tendo em mente as vantagens e desvantagens do programa.
Caso seu orçamento seja limitado para assinar ambas as plataformas, é importante avaliar a estratégia, para entender qual das redes vai trazer um melhor retorno.
Assim, analise, por exemplo, qual delas mais conversa com seus consumidores, qual tipo de comunicação faz mais sentido para a sua empresa, em qual rede você deseja crescer mais e onde estão seus clientes atuais.
Neste post, você pôde entender melhor o que é o novo recurso meta verified e como ele pode ser interessante para empresas com uma base forte no Instagram e no Facebook. E aí, acha que essa é uma funcionalidade válida para o seu negócio?
Aproveite o conhecimento adquirido e continue estudando sobre o poder das redes sociais. A Labraro tem um guia valioso sobre o assunto. Confira!