É bem provável que você já tenha ouvido que estabelecer uma presença digital é fundamental para o crescimento do seu negócio. Com o mundo cada vez mais conectado, é praticamente impossível divulgar seus produtos e serviços sem usar o que chamamos de marketing digital.
De forma direta e bem resumida, marketing digital é o marketing realizado nos canais digitais. Ou seja, é um conjunto de estratégias utilizadas para prospectar, atrair e converter online.
Com isso, as marcas podem fazer uso de métodos e ferramentas que permitem a análise de resultados com mais precisão e agilidade. Sem contar que os investimentos são mais baixos quando comparado ao marketing tradicional.
Por esses e outros motivos que vamos apresentar a seguir, o marketing digital é uma estratégia eficiente para aumentar as vendas e fidelizar clientes. Quer saber mais? Continue a leitura!
Índice
1) Por que investir em marketing digital?
2) Principais conceitos do marketing digital
3) Conheça as principais estratégias e ferramentas do marketing digital
4) Quais são as vantagens de investir em marketing digital?
5) Como começar a colocar as estratégias em prática?
A internet, sem dúvidas, já faz parte do dia a dia de seus potenciais clientes. Afinal, já é uma prática comum buscar soluções e esclarecer dúvidas nos canais digitais.
Logo, contar com ações de marketing digital para expor suas soluções e serviços nesses ambientes é uma forma estratégica de chegar até o seu público-alvo.
Aliado a isso, a tecnologia facilita a aplicação de ações e análise de resultados com muito mais assertividade.
Por exemplo, se antes era muito difícil mensurar quantas pessoas viram o seu anúncio em um outdoor, hoje é possível acompanhar em tempo real quantos usuários são impactados pelo seu anúncio.
Além de facilitar a comunicação entre empresa e consumidor, o marketing digital permite fazer um investimento muito mais inteligente. Por isso, oferece grandes oportunidades de negócio para empresas de diferentes setores, seja de pequeno, médio e grande porte.
Ao investir em marketing digital e usar as ferramentas certas, é possível: gerar leads qualificados, atrair novos clientes, entender a sua audiência, educar o seu público, fidelizar consumidores e manter um relacionamento mais próximo e personalizado.
Para compreender melhor as estratégias e soluções de marketing digital, é importante conhecer os principais conceitos utilizados. Por isso, antes de conhecer as vantagens e como fazer o marketing digital, vamos apresentar alguns termos importantes.
O termo persona é usado para definir o perfil de cliente ideal da sua empresa. Diferente do público-alvo, que é mais genérico, a persona possui características particulares, como nome, idade, renda, estilo de vida, entre outros.
Todas essas características são definidas a partir da observação das pessoas que compõem a carteira de clientes da sua empresa. Quanto mais informações você reunir para a definição da persona, mais fácil será de criar conteúdos de valor.
Lead é aquele consumidor que demonstrou interesse no seu produto ou serviço. Ou seja, é um cliente em potencial.
No marketing digital, o lead é aquele consumidor que visitou a sua página e forneceu dados pessoais para receber mais informações sobre as soluções da empresa ou baixar um material informativo.
O Key Performance Indicator, ou Indicador-Chave de Desempenho, indica os valores quantitativos para medir o desempenho de uma ação ou conjunto de iniciativas da empresa.
Essas métricas possibilitam o acompanhamento e gerenciamento das ações com mais assertividade, já que permitem enxergar com mais clareza se as iniciativas estão alcançando o sucesso desejado.
O funil de vendas é o termo que define todo o percurso percorrido pelo cliente desde o momento em que ele conhece a sua marca até o momento em que ele efetua a compra ou fecha um contrato.
Cada uma das etapas é usada para definir um conjunto de fases estratégicas para acompanhar o cliente nessa jornada.
A jornada do cliente, ou jornada de compra, é o caminho que a pessoa percorre desde o primeiro contato com a empresa até a compra e também no pós-venda.
Esse trajeto permite que a empresa gere valor durante todo o processo de compra e participe da trajetória, educando o lead até que ele esteja pronto para a compra.
O fluxo de nutrição são e-mails programados com o objetivo de nutrir o relacionamento com o lead. Ou seja, estreitar os laços e fornecer informações que o ajudarão a despertar o interesse a respeito de seus produtos e serviços.
É a sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização para os Mecanismos de Busca.
O termo SEO diz respeito a uma série de técnicas aplicadas em um site ou blog para aumentar o tráfego orgânico, aumentando a visibilidade, autoridade e, consequentemente, as oportunidades de vendas.
Landing Page
A landing page é uma página que tem como objetivo converter visitantes ou transformá-los em leads. Para isso, é composta por textos objetivos, poucos elementos, CTAs claros e um formulário de contato.
Afinal, o objetivo é fazer com que o consumidor ofereça seus dados pessoais para que a empresa entre em contato e comece um relacionamento mais próximo.
A sigla é uma abreviação para o termo Call to Action, que pode ser traduzido como “Chamada para Ação”. Ou seja, são frases curtas e diretas, que levam o usuário a tomar uma decisão. Por exemplo: “Baixe agora”, “Clique para saber mais”, “Assine já”, entre outros.
Automação de marketing é o uso de tecnologias para automatizar as ações e processos. O objetivo é aumentar a eficiência e a escalabilidade das ações de marketing digital e manter um relacionamento personalizado com o lead.
Embora possa ser usada em qualquer estratégia, a automação geralmente está alinhada ao Inbound Marketing. Isso porque permite automatizar a gestão dos leads no funil de vendas, para que avancem nas etapas da jornada de compra.
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O CRM (Customer Relationship Management), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um sistema que permite registrar o relacionamento com o cliente. Ou seja, organiza todos os pontos de contato para compreender em qual estágio de compra ele se encontra e, assim, otimiza o processo de vendas.
Uma das grandes vantagens é que todos os dados relacionados ao lead ficam centralizados em um único sistema. Isso inclui informações pessoais, descrição das interações e observações.
Assim, permite que a empresa melhore a experiência do cliente e crie um relacionamento mais personalizado durante o processo de vendas. Afinal, a abordagem se torna muito mais eficiente.
Agora que você conhece os termos principais irá compreender com mais clareza todas as estratégias e ferramentas do marketing digital.
O Inbound Marketing consiste em uma série de estratégias que buscam construir um relacionamento com seus clientes, a fim de prepará-los para a compra.
Diferente do marketing tradicional, ou Outbound, que é mais agressivo, o Inbound faz com que os clientes cheguem até a empresa, atraídos por sua mensagem.
Assim, fica mais fácil apresentar soluções e transformar visitantes em clientes ou até mesmo em promotores da marca.
Para isso, o Inbound Marketing utiliza o funil de vendas para auxiliar na jornada do cliente:
- Topo do funil: aprendizado e descoberta
- Meio do funil: consideração e intenção
- Fundo do funil: decisão de compra
Para ajudar o lead a percorrer todo o funil, a metodologia atua em quatro etapas principais: atração, conversão, vendas e fidelização. A estratégia é educar o lead com informações de valor e ajudá-lo a percorrer toda a jornada do cliente, até o momento da compra.
O grande segredo para o sucesso do Inbound Marketing é a criação de conteúdo. Ao oferecer informações relevantes, você ajuda o lead a avançar nessa jornada até transformá-lo em um cliente fiel da marca.
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Como falamos acima, o conteúdo é o segredo para levar informações relevantes ao seu potencial cliente. Por isso, o marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital.
De modo geral, essa estratégia consiste em produzir conteúdos para informar, educar e entreter futuros clientes.
A ideia é utilizar esses materiais para mostrar o seu conhecimento no setor de atuação e como seus produtos e soluções podem ajudar o lead a alcançar o que está buscando. Assim, as pessoas não só passam a respeitar a sua marca, mas a enxergá-la como referência no setor.
Hoje, há muitas formas de divulgar a informação que você gera, por exemplo:
Blog
Um blog é uma forma comum de atração na internet. Com bons conteúdos e uma boa otimização SEO, o blog ajudará a conseguir tráfego para a sua página. Por isso, muitas vezes é usado como porta de entrada para futuros clientes.
Vídeos
Os vídeos estão em alta e, por isso, você pode usar este formato de conteúdo para reforçar a confiabilidade do produto para o cliente. O vídeo pode ser publicado como suporte para outro canal, como o blog e redes sociais, ou para um canal específico.
Se você pretende utilizá-lo em redes sociais ou blogs, dê preferência a vídeos dinâmicos e mais curtos. Já em um canal, como no Youtube, por exemplo, aposte em conteúdos mais longos e aprofundados.
Materiais Ricos
Os materiais ricos são conteúdos aprofundados e educativos, que têm como objetivo agregar valor aos visitantes. Esse formato de conteúdo é usado para continuar educando pessoas que já entraram em contato com a sua marca e precisam ser preparadas para o processo de compra.
Entre os modelos de materiais mais utilizados podemos citar: ebooks, infográficos, webinars, pesquisas, artigos técnicos, planilhas, entre outros.
De modo geral, esses materiais oferecem informações mais técnicas para que o lead se aprofunde no assunto e perceba todo o conhecimento e experiência que a empresa possui e, por isso, pode ajudá-lo a alcançar o que está buscando.
A otimização SEO caminha lado a lado com as estratégias de marketing de conteúdo. Afinal, consiste em uma série de técnicas que devem ser aplicadas ao seu blog e site para conquistar, de forma orgânica, uma boa posição nos mecanismos de busca, como o Google.
Hoje, os motores de busca esperam oferecer boas experiências aos usuários, entregando conteúdos que sejam relevantes e esclareçam o que ele está procurando.
Para isso, existem diversas técnicas que você pode aplicar para mostrar aos buscadores que o seu site oferece a melhor experiência. Logo, otimizar o seu site significa deixá-lo compreensível tanto para as pessoas quanto para os mecanismos de busca.
Existem dois grupos que precisam ser avaliados:
- SEO On Page: fatores que podem ser otimizados dentro de suas páginas, como títulos, meta-descrição, links, uso de imagens, subtítulos, entre outros.
- SEO Off Page: são os fatores externos, como tempo de carregamento da página, parâmetros de segurança, links recebidos, entre outros.
Ao aplicar as técnicas de otimização SEO, o seu site conquista mais relevância e, consequentemente, pode alcançar as primeiras posições de busca.
As redes sociais são canais que permitem criar um relacionamento mais próximo e humanizado com seus seguidores.
Aliás, a grande vantagem das redes sociais é a interação com o seu público. Além de comentários e curtidas, um usuário pode tirar dúvidas e solicitar informações com mais agilidade e proximidade, e isso pode ser um grande diferencial para ele escolher a sua empresa ao invés de um concorrente.
Hoje, as redes sociais mais utilizadas são: WhatsApp, Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, LinkedIn, Pinterest, Twitter, entre outras.
Mas atenção: você não precisa estar presente em todos esses canais para ter sucesso em suas estratégias de marketing digital. Afinal, de nada adianta criar conteúdos no TikTok se você possui um público que usa apenas o YouTube, por exemplo.
O segredo para ter sucesso nas redes sociais é conhecer a sua persona e entender quais são os canais que ela costuma usar com mais frequência. Assim, você poderá investir seus esforços nas plataformas que trarão resultados para a sua empresa.
O e-mail marketing é uma estratégia que utiliza o envio direto de uma mensagem por e-mail para seus potenciais clientes. Geralmente, essa ferramenta é usada para enviar promoções, distribuir conteúdo, divulgar a marca ou um produto específico, entre outras funções.
O objetivo é aumentar o relacionamento da empresa com seus leads, a fim de convencê-los sobre as vantagens de seus produtos e serviços e, assim, prepará-los para a compra.
Em comparação com outras estratégias, o e-mail marketing é uma opção mais barata. Além disso, oferece um caminho mais rápido para estabelecer e comunicar o propósito da marca.
O tráfego pago, como o nome sugere, são as visitas que você atrai para a sua página a partir de um investimento. Você pode criar anúncios em canais como Google Ads, Meta Ads, LinkedIn Ads, Instagram Ads, entre outros.
Ao fazer isso, você pode aumentar a visibilidade da marca, direcionar o tráfego para o seu site, conquistar mais engajamento para suas redes sociais, aumentar suas vendas etc. Tudo dependerá do objetivo de suas ações.
Todos os canais permitem criar anúncios em diferentes formatos e segmentados a partir de informações, como: localização, idade, gênero, interesses, entre outros.
Logo, você direciona a sua mensagem para um público personalizado, ou seja, que tem chances reais de se tornarem clientes.
Além disso, não exigem um valor mínimo para começar a anunciar, então é uma forma de fazer o orçamento funcionar de maneira assertiva e precisa.
Como visto acima, existem muitos canais que podem ser usados para expor a sua marca e garantir bons resultados. Ao fazer isso, você conquistar resultados, como:
Diferente dos canais offline, os canais digitais permitem maior interatividade com o público. Sem dúvidas, isso gera maior proximidade entre empresa e cliente, o que torna o relacionamento mais direto e humanizado.
Por meio de canais digitais, o usuário pode entrar em contato para tirar dúvidas, opinar, interagir e receber uma resposta com mais agilidade. Inclusive, você pode contar com ferramentas como o chatbot para iniciar um relacionamento com o cliente.
A experiência do usuário é fundamental para a decisão da compra, por isso é importante buscar soluções para melhorar a maneira de se comunicar com a sua audiência.
Além disso, hoje existem muitas ferramentas para acompanhar a performance de seus conteúdos e avaliar quais mensagens são mais relevantes, quais os melhores horários para interagir, entre outras informações que podem aprimorar a relação com o cliente.
Talvez essa seja uma das maiores vantagens das campanhas de marketing digital. Hoje, tudo pode ter o retorno comprovado!
Existem muitas ferramentas que ajudam a medir a efetividade de suas ações online. Por exemplo, quantas pessoas foram impactadas por seus anúncios, quantos cliques o seu link recebeu, quantos e-mails foram abertos etc.
E o melhor, a mensuração pode ser feita em tempo real, o que permite identificar falhas com mais agilidade e fazer melhorias sempre que necessário.
Mais do que colocar a marca em destaque na internet, as campanhas online direcionam as mensagens para as pessoas certas, ou seja, aquelas que têm perfil para realizar uma compra.
Com isso, é possível economizar dinheiro, já que a ação se torna muito mais efetiva. Além disso, ao conhecer a sua audiência, você torna a comunicação mais assertiva e direta em suas campanhas e ações.
Uma boa estratégia de marketing digital é capaz de gerar conversões e uma visibilidade maior para a sua marca. Mas, para isso, é preciso ter um objetivo claro e um planejamento muito bem estruturado, que exige pesquisa de mercado e atualização constante.
Dessa maneira, é possível identificar oportunidades, tornar a comunicação mais assertiva, antecipar tendências e muito mais!
Veja quais são os passos fundamentais para começar a investir em marketing digital:
O primeiro passo para qualquer ação de marketing digital é a definição da sua persona. Como visto ao longo do texto, é esse perfil de cliente ideal que servirá de guia para todas as ações.
Para isso, é preciso fazer uma análise do perfil de cliente que você deseja atender e levantar questões, como: quem são essas pessoas, como são suas rotinas, seus objetivos, necessidades, principais problemas e outras informações.
Com esses dados principais, você também poderá definir a linguagem adequada para se comunicar, os canais de comunicação que elas usam, o tipo de conteúdo que costumam consumir e o que valorizam em uma empresa desse segmento.
A pesquisa deve ser detalhada e aprofundada. Afinal, quanto mais dados você tiver, mais efetiva se tornará a comunicação.
Se você quer ser encontrado na internet, precisa investir em um estudo de palavras-chave. O objetivo é encontrar termos que ajudarão a responder às dúvidas dos seus potenciais clientes, pensando não só no volume de buscas, mas também na intenção de buscas.
São esses termos que farão com que o seu público-alvo chegue até o seu conteúdo. Para isso, você pode fazer uma análise das palavras-chave mais relevantes em ferramentas como SEMrush ou Google KeyWord Planner.
Assim, ficará mais fácil criar conteúdos estratégicos para atrair o interesse de suas personas.
Os KPIs são indicadores-chave de desempenho para medir o sucesso de suas ações. Em outras palavras, são usados para avaliar se as estratégias estão no caminho certo para atingir seus objetivos.
Lembre-se que o marketing digital permite mensurar resultados em tempo real. Então, use esse benefício a favor do seu negócio!
Ao definir seus indicadores, ficará muito mais fácil identificar quais pontos estão gerando resultados e quais merecem melhorias.
Não é errado analisar quais são as principais estratégias utilizadas por outras empresas no setor. Na verdade, essa estratégia desenvolve uma inteligência competitiva e permite que você tenha insights preciosos para a sua marca.
Então, esteja atento às principais ações e tendências para avaliar o que poderá ser aplicado em seu negócio.
Como já falamos anteriormente, não é preciso investir em todos os canais digitais para ter sucesso com suas ações. Ao definir a sua persona, você já saberá quais são os canais de comunicação que merecem o seu investimento.
Assim, você garante assertividade na implementação do marketing digital e pode focar seus esforços de forma estratégia em conteúdos que chegarão ao seu cliente em potencial.
Como visto, o marketing digital exige planejamento e acompanhamento constante. Por isso, ter uma equipe preparada para fazer análises precisas é fundamental.
Então, conte com a Labraro! Aqui você encontra um time de especialistas em marketing digital que te ajudarão a definir as melhores estratégias para alcançar os objetivos do seu negócio.
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Sim, uma das vantagens do marketing digital é que muitas de suas estratégias não exige um gasto muito alto, quando comparado ao marketing tradicional. Comece com a produção de conteúdo relevante e aposte em estratégias orgânicas de divulgação, como o SEO, para alcançar o público-alvo.
A vantagem de investir em uma agência de marketing digital é que você poderá contar com especialistas que atuam em diferentes vertentes do marketing digital sem precisar contratar uma equipe completa para isso. Além disso, a agência conta com recursos tecnológicos avançados e com a capacidade de definir estratégias inovadoras baseadas em ampla experiência em diferentes setores.