Em uma partida de xadrez, vence aquele que tem mais estratégia. Cada jogada deve ser pensada minuciosamente, considerando os próximos movimentos e prováveis decisões do adversário.
No marketing digital, as premissas de uma partida de xadrez também podem ser aplicadas para estruturar ações que resultam em valiosos “xeque-mates” a cada nova campanha de engajamento e vendas na internet. A ideia é trabalhar com táticas assertivas, que tragam retornos reais, em vez de “atirar para todos os lados” e acabar perdendo a maior parte do investimento.
Rei - Conteúdo
A frase “Conteúdo é rei” criada por Bill Gates tornou-se um “mantra” do marketing digital, mas poucos empresários entendem o seu significado. Para compreendê-la, partimos do princípio de que o conteúdo é a ferramenta essencial para se relacionar com o público, atrair potenciais clientes e aumentar a autoridade de uma marca no mundo digital. Em outras palavras, o conteúdo é a “peça-chave” do planejamento digital e toda a sua estratégia dependerá dele para ser bem-sucedida.
Bispo - Branding
O branding digital, ou seja, a conceituação da marca em seus aspectos de design e padronização, atravessa diagonalmente o planejamento de marketing para garantir a melhor percepção do público sobre a sua empresa. Trata-se de uma peça tão fundamental quanto o conteúdo, já que as características visuais são capazes de “conversar” com o público, transmitindo os valores de uma marca e sua “personalidade”.
Cavalo - Arquitetura e programação
No centro do jogo, estão as técnicas de programação e arquitetura web, que moldam a responsividade e usabilidade do seu site. Quando bem criadas e implementadas, essas “peças” conseguem garantir experiências positivas de navegação, aumentando o tempo de contato com a sua marca na internet.
Peão - Ações de comunicação
Newsletters, e-books, infográficos e outras táticas de comunicação podem até parecer meros detalhes do jogo, mas a verdade é que não existe marketing digital sem elas. Essas peças dão consistência à estratégia e, quando bem alinhadas, podem diminuir a força da concorrência e transformar seus consumidores em verdadeiros “fãs”.
Torre - Mídias
De modo horizontal, as mídias de interação, publicidade e distribuição de conteúdo movimentam-se no jogo para gerar engajamento. É por meio de postagens interessantes e criativas que despertaremos no público o interesse espontâneo de conhecer mais sobre sua empresa, entrar em contato para pedir um orçamento, esclarecer dúvidas ou fechar um negócio.
As táticas de mídia envolvem ainda o posicionamento da empresa nas pesquisas do Google, seja por meio de anúncios patrocinados ou por técnicas otimização. Na prática, elas fazem “jogadas casadas” com o conteúdo, aproximando-nos do nosso objetivo final: aumento de vendas.
Rainha - Análises e Diagnósticos
Movimentando em todas as direções, as análises de performance e diagnósticos de resultados trazem uma engenhosa exatidão à estratégia. Ao coletar métricas sobre visitas, acessos e conversões em cada ação ou campanha, é possível descobrir quais táticas são mais vantajosas e quais devem ser modificadas para gerar melhores retornos.
Se sua empresa precisa de uma estratégia para conseguir um “xeque-mate” no marketing digital, entre em contato conosco!