Marketing digital é estratégia, não atire para todos os lados!

Tempo de leitura: 2min 53seg
Marketing digital é estratégia, não atire para todos os lados!

Em uma partida de xadrez, vence aquele que tem mais estratégia. Cada jogada deve ser pensada minuciosamente, considerando os próximos movimentos e prováveis decisões do adversário.

No marketing digital, as premissas de uma partida de xadrez também podem ser aplicadas para estruturar ações que resultam em valiosos “xeque-mates” a cada nova campanha de engajamento e vendas na internet. A ideia é trabalhar com táticas assertivas, que tragam retornos reais, em vez de “atirar para todos os lados” e acabar perdendo a maior parte do investimento.

 

Rei - Conteúdo

A frase “Conteúdo é rei” criada por Bill Gates tornou-se um “mantra” do marketing digital, mas poucos empresários entendem o seu significado. Para compreendê-la, partimos do princípio de que o conteúdo é a ferramenta essencial para se relacionar com o público, atrair potenciais clientes e aumentar a autoridade de uma marca no mundo digital. Em outras palavras, o conteúdo é a “peça-chave” do planejamento digital e toda a sua estratégia dependerá dele para ser bem-sucedida.

 

Bispo - Branding

O branding digital, ou seja, a conceituação da marca em seus aspectos de design e padronização, atravessa diagonalmente o planejamento de marketing para garantir a melhor percepção do público sobre a sua empresa. Trata-se de uma peça tão fundamental quanto o conteúdo, já que as características visuais são capazes de “conversar” com o público, transmitindo os valores de uma marca e sua “personalidade”.

 

Cavalo - Arquitetura e programação

No centro do jogo, estão as técnicas de programação e arquitetura web, que moldam a responsividade e usabilidade do seu site. Quando bem criadas e implementadas, essas “peças” conseguem garantir experiências positivas de navegação, aumentando o tempo de contato com a sua marca na internet.

 

Peão - Ações de comunicação

Newsletters, e-books, infográficos e outras táticas de comunicação podem até parecer meros detalhes do jogo, mas a verdade é que não existe marketing digital sem elas. Essas peças dão consistência à estratégia e, quando bem alinhadas, podem diminuir a força da concorrência e transformar seus consumidores em verdadeiros “fãs”.

 

Inbound Marketing na prática: estratégias para atrair e converter clientes

Inbound Marketing na prática: estratégias para atrair e converter clientes

Torre - Mídias

De modo horizontal, as mídias de interação, publicidade e distribuição de conteúdo movimentam-se no jogo para gerar engajamento.  É por meio de postagens interessantes e criativas que despertaremos no público o interesse espontâneo de conhecer mais sobre sua empresa, entrar em contato para pedir um orçamento, esclarecer dúvidas ou fechar um negócio.

As táticas de mídia envolvem ainda o posicionamento da empresa nas pesquisas do Google, seja por meio de anúncios patrocinados ou por técnicas otimização. Na prática, elas fazem “jogadas casadas” com o conteúdo, aproximando-nos do nosso objetivo final: aumento de vendas.

 

Rainha - Análises e Diagnósticos

Movimentando em todas as direções, as análises de performance e diagnósticos de resultados trazem uma engenhosa exatidão à estratégia. Ao coletar métricas sobre visitas, acessos e conversões em cada ação ou campanha, é possível descobrir quais táticas são mais vantajosas e quais devem ser modificadas para gerar melhores retornos.  

Se sua empresa precisa de uma estratégia para conseguir um “xeque-mate” no marketing digital, entre em contato conosco!

 

Fique por dentro das novidades!
Inscreva-se e receba conteúdo sobre Marketing Digital e Vendas.
A área comercial de sua empresa está desorganizada ou desatualizada?
O marketing digital ajuda a gerar leads qualificados, otimizar a conversão de vendas e melhorar a segmentação de público-alvo, além de fornecer dados e métricas para análise de desempenho e tomada de decisão estratégica.

Outras notícias que
você pode se interessar