No cenário atual de negócios, o marketing de conteúdo se tornou uma ferramenta essencial para empresas B2B, especialmente em indústrias técnicas. No entanto, comunicar conceitos complexos de forma clara e atraente ainda pode ser um desafio significativo.
Pensando nisso, trouxemos neste artigo algumas estratégias e dicas práticas para criar um conteúdo acessível e atrativo, mesmo quando o assunto for um pouco mais difícil e complexo. Confira a seguir.
Para tornar o conteúdo técnico mais acessível, o primeiro passo é compreender profundamente quem é o seu público-alvo. Para isso, você pode utilizar o conceito de personas.
As personas são representações do seu cliente perfeito. Elas podem ser desenvolvidas com base em uma análise de perfil do seu público-alvo, para entender dados demográficos, interesses, objetivos e desafios.
No caso de empresas B2B que trabalham com informações técnicas, as personas frequentemente são compostas por engenheiros, cientistas, gerentes de projeto, entre outros. Nesses casos, é importante investigar as necessidades e dores do tomador de decisões e o nível de conhecimento técnico que ele tem.
É com base nesse nível de conhecimento que os conteúdos devem ser pensados. Por exemplo, se a persona é um gerente de projeto, ela pode precisar de conteúdos mais didáticos e uma visão geral dos benefícios de um produto. Já os engenheiros vão necessitar de especificações mais técnicas para embasar sua tomada de decisões.
Conhecer suas personas e segmentar o conteúdo para cada uma delas é a forma mais simples de direcionar a comunicação de forma assertiva, permitindo que ela seja acessível para todos.
Sugestão: Aprenda como criar uma persona e faça uma estratégia de resultados
Uma das maiores dificuldades no marketing de conteúdo para indústrias técnicas é tornar informações complexas compreensíveis. Dependendo do tema tratado, isso pode ser um verdadeiro desafio.
Contudo, existem algumas ferramentas e técnicas que podem ajudar na didática:
Uso de analogias e metáforas: essas são ferramentas poderosas para simplificar conceitos técnicos. Por exemplo, explicar o funcionamento de um sistema de criptografia comparando-o a um cadeado pode ajudar a tornar o conceito mais acessível;
Divisão de conteúdo: dividir informações complexas em partes menores e mais mastigadas facilita a compreensão. Sendo assim, use listas, seções e subtítulos para organizar o conteúdo de maneira lógica;
Visualização de dados: gráficos, infográficos e outros elementos visuais são essenciais para ilustrar dados complexos. Eles ajudam a transformar números e estatísticas em informações visuais mais fáceis de compreender.
Selecionar o formato adequado para apresentar um conteúdo técnico é fundamental para garantir que ele seja compreendido em sua totalidade. A seguir, listamos algumas boas opções:
Artigos e whitepapers: textos longos são ideais para aprofundar temas complexos. Mas lembre-se de estruturar esses textos de forma clara, usando parágrafos curtos e cabeçalhos para guiar o leitor;
Vídeos e webinários: vídeos explicativos e webinários são eficazes para demonstrar conceitos técnicos de forma visual. Eles permitem uma apresentação mais dinâmica e interativa, facilitando a compreensão;
E-books e guias: e-books detalhados que abordam tópicos complexos de maneira organizada são recursos valiosos para o público técnico. Eles permitem uma leitura mais aprofundada e estruturada, oferecendo uma visão abrangente sobre o assunto.
Os exemplos práticos são ferramentas interessantes para ilustrar a aplicação de conceitos técnicos teóricos. Sendo assim, é válido mostrar como seus produtos e soluções funcionam na prática e como eles podem resolver problemas específicos da empresa.
Além dos exemplos, utilize também estudos de caso detalhados, que mostrem o sucesso da aplicação de suas soluções técnicas. Isso vai trazer evidências concretas e gerar na persona uma maior identificação quanto a suas dores e necessidades.
Envolver engenheiros, cientistas e outros especialistas internos é uma forma eficiente de criar conteúdo relevante e com informações precisas. Esses profissionais podem fornecer insights valiosos e detalhes que vão enriquecer o material desenvolvido.
É importante estar atento, no entanto, ao público com quem você quer se comunicar. Profissionais técnicos podem não ser tão didáticos, por isso, é fundamental que as informações levantadas pelos especialistas sejam simplificadas por profissionais de comunicação, para garantir que sejam acessíveis até para os mais leigos .
Mesmo que os especialistas internos não tenham disponibilidade para ajudar na construção do conteúdo, é importante que eles participem, ao menos, de um processo de revisão técnica. Isso vai evitar informações incorretas e garantir a confiança do público.
Por fim, é importante ter um cuidado especial com a estratégia de SEO (Search Engine Optimization). É ela quem vai garantir que o conteúdo desenvolvido seja encontrado pelos mecanismos de busca do Google e outros buscadores.
A seguir, listamos algumas dicas que podem contribuir para melhorar a indexação dos conteúdos de indústrias técnicas:
Pesquisa de palavras-chave específicas: realizar uma pesquisa de palavras-chave para nichos técnicos específicos ajuda a garantir que o conteúdo seja encontrado pelo público certo. Assim, é importante utilizar termos e jargões da indústria que seu público-alvo utiliza;
Otimização on-page: técnicas como o uso estratégico de palavras-chave, meta descrições e cabeçalhos, são cruciais para melhorar a visibilidade nos motores de busca;
Link building estratégico: desenvolver uma estratégia de link building que inclua parcerias com publicações e sites técnicos respeitados, aumenta a autoridade do seu conteúdo e melhora o posicionamento nos resultados de busca.
- Google Analytics;
- SEMrush;
- Chat GPT para buscar novas linguagens e simplificar conceitos;
- Canva para criação de infográficos;
- HubSpot para automação de marketing e análise.
Concluindo, tornar seu conteúdo técnico mais acessível envolve uma compreensão profunda do público e diversas estratégias para simplificar conceitos complexos.
Além de criar o material e divulgá-lo, é importante que você fique atento aos indicadores de performance, para entender se o público está interagindo da forma esperada ou se será necessário realizar ajustes na linguagem. Métricas como o tempo de permanência nas páginas e taxas de conversão e engajamento podem ajudar a avaliar a eficácia das estratégias.
Com essas dicas, indústrias técnicas estarão bem equipadas para criar conteúdo aprofundado que não só informa, mas também engaja e converte. Quer otimizar ainda mais sua estratégia de marketing de conteúdo B2B? Confira nosso guia completo sobre o tema.