Todos que lidam com marketing digital sabem que direcionar investimentos e ações publicitárias no grupo de usuários certo é a chave para o sucesso sem gastar muito. No entanto, se as técnicas corretas não forem adotadas, identificar o público-alvo pode se tornar algo completamente difícil e maçante de ser feito. Pensando nisso que a Google, que adora proporcionar ferramentas uteis, de fácil acesso e principalmente de graça, lançou em meados de 2012, o Google Trends.
O Google Trends trata-se de uma ferramenta super poderosa, capaz de identificar os termos mais pesquisados no buscador Google. Mas ela não fica somente nisso, o Google Trends também consegue determinar tendências de pesquisas e oferece uma serie de comparações para que você, consiga facilmente determinar quais os termos que mais satisfazem a sua campanha de marketing digital.
Mas o Google Trends é realmente fundamental para mim?
Se você é um profissional que lida com marketing digital, a resposta é com certeza. Imagine uma ferramenta que pode facilitar e muito a sua busca por termos que se identifiquem com o seu público-alvo. Pois bem, imagine também que essa ferramenta pode lhe poupar muito dinheiro, ao evitar que seu conteúdo seja endereçado a pessoas que não buscam por ele. É exatamente isso e muito mais que o Google Trends realiza.
Agora você deve estar se perguntando "Mas de que forma isso é possível?". Vamos responder por partes.
Primeiro, como identificar o seu público-alvo
Ao digitar uma palavra-chave no buscador do Google Trends, você será encaminhado para uma janela que apresenta o mais variado tipo de dados que correspondem a palavra-chave pesquisada, são eles: rankings de países onde os termos são mais pesquisados, gráficos correlacionados sobre qual o tipo de mídia foi utilizada (adword, social mídia, SEO ou e-mail marketing). Sabendo quem pesquisa, de onde pesquisa e qual média onde a palavra-chave pesquisada mais ocorre, é possível direcionar e focar campanhas de marketing digital, para que as mesmas se tornem um sucesso de conversão.
Como o Google Trends pode aliviar meus custos
Se você é freqüente utilizador do ad-sense, adword ou outra forma de publicidade online, sabe, o quão custoso é pagar por campanhas com baixas conversões, que resultam de um alto número de acessos por pessoas que foram encaminhadas erroneamente, simplesmente por coincidência de palavras-chaves.
Com um pouco de práticas e algumas horas dedicadas ao Google Trends, é possível escapar de palavras-chaves pegadinhas, sem que seja necessário apelar paras as Long Tails (palavras chaves constituídas por duas ou mais palavras no mesmo escopo) ao mesmo tempo que determina qual a mídia mais eficaz para seu projeto de marketing.
Investigue seu concorrente
Planeje-se e atualize sua campanha, sempre de olho no que a concorrência está apostando. Afinal, no dinâmico mundo digital é preciso se renovar constantemente para não ser "descontinuado" no gosto dos usuários. A ferramenta manchete possibilita ter uma noção do que ocasionou determinado saltos em determinadas palavras-chaves. Não ignore esta ferramenta, ela será muito útil em sua campanha.