Existem diversas ferramentas de tráfego pago disponíveis no marketing digital para fazer o seu negócio atingir o público certo e, consequentemente, crescer no mercado. Os mais procurados são o Google Ads e o Meta Ads (Facebook Ads) – o principal site de buscas do mundo e a rede social mais popular, respectivamente.
Se utilizado da maneira correta, o tráfego pago pode ser uma ótima estratégia para conquistar mais leads e clientes. Mas afinal, qual ferramenta é a melhor? Devo investir no Google Ads ou no Meta Ads?
A resposta para essas perguntas é simples: depende. Sei que não é a resposta que você gostaria de ouvir, mas, sem dúvidas, é a resposta certa. Tudo depende do seu negócio e do seu público-alvo. Quer saber mais? Acompanhe nosso conteúdo até o final!
Podemos dizer que o Google é o local em que as pessoas pesquisam pelo que querem comprar, para onde ir e o que fazer. Por isso, ao criar um anúncio no Google Ads, ele será exibido exatamente no momento em que a pessoa busca por produtos ou serviços como o da sua empresa.
Por exemplo, se ela está em busca de uma agência de marketing digital que faça tráfego pago para empresas B2B na cidade de Vinhedo, o site da Labraro pode ser exibido como anúncio, já que se trata de um serviço oferecido em forma de anúncio.
Se você busca por um tênis específico, procura no Google e entra no anúncio, você também pode ser bombardeado por banners em sites parceiros que mostram o produto em questão.
E o que isso significa? Existem diversas formas de fazer anúncio no Google Ads e para ser assertivo, deve-se avaliar o público-alvo para entender o seu processo de compra e, assim, criar bons anúncios.
Sugestão: Gestão de Google Ads: apareça quando seus clientes estiverem pesquisando no Google
As principais vantagens do Google Ads são o investimento flexível, a possibilidade de atingir usuários em diferentes estágios do funil de vendas (principalmente meio e fundo) e o fácil acompanhamento de métricas.
Além disso, como já mencionado, se trata da maior plataforma de anúncios do mundo, que também conta com diversos sites parceiros.
Por outro lado, é preciso ter um conhecimento mais técnico para poder criar campanhas no Google Ads. E, além disso, investir nessa plataforma está ficando mais caro devido à concorrência – já que quando mais pessoas investindo, mais alto fica o leilão e mais as empresas precisam investir para ter um melhor resultado.
Tipos de anúncios Google Ads
Atualmente existem 7 tipos de campanhas de Google Ads, cada uma com um objetivo diferente para atrair o público-alvo. São elas:
- Campanhas de pesquisa;
- Campanhas de display;
- Campanhas de vídeo;
- Campanhas de shopping;
- Campanhas para apps;
- Campanhas locais;
- Campanhas inteligentes.
Por ser a rede social mais acessada no mundo, o Meta Ads também é uma opção de tráfego pago muito procurada pelas empresas.
Através do gerenciador de anúncios, é possível veicular anúncios no Meta, no Instagram, no Messenger e no Audience Network. A partir da criação, você consegue acompanhar o desempenho através de diversas métricas disponíveis na plataforma, assim como o Google Ads.
Os anúncios podem ser segmentados por gênero, idade, localização, interesses, entre outras características do público-alvo. Além disso, são divididos em três tipos de objetivos. Veja abaixo!
Além de ser a maior rede social do mundo, o Meta Ads permite criar anúncios com segmentações bem específicas. Por exemplo, é possível filtrar por escolaridade e interesse em determinados assuntos.
Através do Meta é possível atingir usuários em todos os estágios do funil de vendas, acompanhar métricas e ter um investimento flexível.
Uma desvantagem do Meta Ads é que a taxa de conversão dos anúncios costumam ser mais baixas quando comparadas ao Google Ads. Geralmente os usuários tender a clicar e ver a página de destino, mas não efetuam a compra ou cadastro.
Ambas as ferramentas de mídia paga são vantajosas para todos os tipos de empresas, já que possuem segmentações capazes de atingir exatamente o público-alvo do negócio. Quando utilizadas juntas, podem gerar ainda mais visibilidade para a empresa, trazendo novos leads e clientes.
Entretanto, é preciso estabelecer alguns pontos. Caso, inicialmente, a verba seja pequena, é melhor escolher uma única ferramenta para fazer o investimento.
Se o seu objetivo é atingir pessoas que estão mais avançadas na jornada de compra, o ideal é fazer anúncios de Google Ads. Entretanto, se o seu negócio está mais focado em topo de funil, invista em anúncios no Meta Ads, lembrando que através dele você consegue criar campanhas para o Instagram também.
Se você ainda está com dúvida de como funciona o tráfego pago ou de qual plataforma deve investir, entre em contato conosco!
Aqui na Labraro você conta com uma equipe especializada em marketing digital, pronta para lhe apresentar as melhores estratégias do mercado.
A escolha entre Google Ads e Meta Ads depende dos objetivos de publicidade e do público-alvo da empresa. O Google Ads é ideal para aumentar a visibilidade da marca, impulsionar o tráfego do site e gerar leads qualificados. Já o Meta Ads pode ser melhor para alcançar um público mais amplo nas redes sociais, construir relacionamentos com os clientes e promover ações específicas. O CPC pode ser mais alto no Google Ads para setores altamente competitivos, enquanto o Meta Ads pode ter um CPC
O Google Ads é a plataforma de publicidade do Google, enquanto o Meta Ads é a plataforma de publicidade do Facebook.
Concentre-se em uma segmentação precisa, e ajuste seus lances de CPC (Custo Por Clique) para maximizar o ROI (Retorno Sobre o Investimento). Faça monitoramentos regulares e negative palavras que não são relevantes ao objetivo.
Em geral, o CPC tende a ser mais alto no Google Ads do que no Meta Ads para setores altamente competitivos, mas pode variar amplamente dependendo do setor e da concorrência. É importante monitorar seus custos de publicidade e ajustar seus lances de CPC regularmente para maximizar o ROI.