Se você está buscando expandir os horizontes da sua indústria e alcançar clientes qualificados, saiba que o marketing digital é uma ferramenta poderosa.
No mercado B2B, as vendas dependem muito do cultivo do relacionamento. Afinal, as negociações levam mais tempo e dependem de uma série de análises feitas pelo cliente.
Hoje, como o mundo online está presente no cotidiano das pessoas, o relacionamento pode – e deve ser feito por canais digitais. Então, incluir estratégias de marketing digital no planejamento da indústria faz toda a diferença.
Quando comparado ao marketing tradicional, as estratégias digitais garantem mais agilidade e capilaridade na implementação de ações. Além disso, não exigem um alto investimento para colocar a indústria na rotina de seus stakeholders.
Logo, facilitam a geração de novos negócios e facilitam a comunicação com clientes que já estão em processo de negociação. Com isso, as indústrias são capazes de encontrar novas oportunidades para sustentar a marca no mercado.
Veja a seguir alguns benefícios de contar com o marketing digital B2B e como começar a investir na estratégia.
Como visto acima, o marketing digital é uma estratégia eficiente para indústrias. Essas ações proporcionam benefícios, como:
O marketing industrial ajuda a agregar valor à marca, a aumentar a visibilidade da companhia e, consequentemente, melhorar o posicionamento da marca no mercado. Com estratégias de Inbound Marketing, você consegue atrair novos clientes e trabalhar o relacionamento até que eles estejam prontos para fechar negócio.
No digital, é a comunicação com o seu público-alvo que faz a empresa se destacar da concorrência, principalmente dentro do ambiente corporativo. Então, reconheça os pontos fortes da indústria e apresente de forma clara e efetiva à persona.
Uma das grandes vantagens do marketing digital é a facilidade e o baixo investimento necessários para dar mais alcance à marca. Aliás, são diversas estratégias de podem ser utilizadas, de acordo com o planejamento e objetivo de cada indústria.
Com investimento em tráfego pago, por exemplo, você entrega anúncios para um público segmentado e com mais chances de se tornarem clientes. Já as estratégias de marketing de conteúdo e SEO garantem ótimo alcance e relevância para marca, de forma orgânica e a longo prazo.
Vale ressaltar que, quando usadas juntas, as estratégias garantem excelentes resultados para aquisição de novos clientes.
A retenção é tão importante quanto a atração de novos contatos. Por isso, é importante planejar ações que ajudem a criar um relacionamento com os novos leads.
Com a ajuda de softwares de gestão é possível automatizar o atendimento, tornando todo o processo de venda personalizado e mais fácil de ser gerenciado.
Assim como no B2C, no B2B é preciso começar a planejar a sua estratégia a partir do seu público. Então, definir a sua persona é o primeiro passo!
Depois disso, ficará mais fácil definir todas as estratégias, escolher os canais digitais e alinhar a comunicação com o público que deseja atrair. A seguir, listamos algumas ações efetivas para indústrias.
A produção de conteúdo é a espinha dorsal do marketing B2B. É por meio dessa estratégia que a sua empresa consegue alcançar mais visibilidade e conquistar autoridade no setor de atuação.
Para o setor industrial, aposte em conteúdos educativos e ricos em informação, como estudos de caso, webinars e vídeos educativos, artigos com novidades do setor, cases de sucesso da indústria, participação em eventos, entre outros.
Todos esses materiais devem mostrar a sua expertise no setor e construir a confiança de seus potenciais clientes.
Além disso, você pode aplicar o marketing de conteúdo de diversas formas: blog, redes sociais, e-mail marketing, entre outros.
Aliado ao marketing de conteúdo, a otimização SEO é uma das ferramentas mais poderosas para garantir que o seu material seja encontrado pelos clientes certos.
Isso porque consiste em utilizar as palavras-chave relevantes para o setor, otimizando os conteúdos nos mecanismos de busca. Dessa forma, você aumenta a visibilidade da indústria e atrai tráfego qualificado para o seu site.
Sugestão: Por que o marketing de conteúdo pode influenciar na decisão do cliente B2B?
A persona criada deve servir de guia tanto para a equipe de marketing quanto para a equipe de vendas. Além disso, é possível contar com softwares que integram todo o processo de vendas e ajudam a alinhar o trabalho das duas áreas.
Por exemplo, o marketing pode focar na atração e nutrição de leads, para prepará-los para o momento de decisão. Assim, otimizam o trabalho da equipe de vendas, que receberá contatos prontos para fechar negócio.
Assim, você otimiza os processos internos e garante maior personalização em todo o processo de venda. Sem dúvidas, esse cuidado em cada etapa da jornada do cliente fará a diferença no momento de decisão.
As campanhas de mídia paga, ou tráfego pago, permitem que você entregue o conteúdo para um público segmentado e alinhado com o objetivo da indústria. São diversos os canais que você pode utilizar, como:
· Social Ads (anúncios em redes sociais, como Meta Ads, Instagram Ads e LinkedIn Ads);
· Rede de Pesquisa do Google (anúncios que aparecem no resultado de busca);
· Rede de Display do Google (anúncios em blogs e sites parceiros do Google).
As vantagens dos links patrocinados é que eles permitem o monitoramento de resultados com precisão. Com isso, você consegue fazer ajustes com mais agilidade, tornando o investimento muito mais inteligente.
São muitos os canais digitais disponíveis para que você entregue conteúdo de valor para seus potenciais clientes, como Meta, Instagram, LinkedIn, Youtube, WhatsApp, entre outros.
Mas, atenção: você não precisa direcionar esforços para todas elas! Ao definir a sua persona, você saberá quais são os canais mais utilizados pelo público que deseja atrair.
O LinkedIn é especialmente valioso para conectar-se com outras empresas. Afinal, é uma rede social com foco no universo corporativo e, por isso, facilita o contato com profissionais responsáveis pelas decisões nas empresas.
A automação de marketing pode simplificar muitas tarefas e garantir que seus esforços sejam direcionados de forma mais inteligente.
Então, utilize ferramentas de automação para segmentar e nutrir leads, acompanhar a jornada de compra e tornar o processo de negociação mais eficiente e escalável.
Sugestão: Benefícios de contar com um CRM para mapear seus resultados
Por fim, não negligencie a importância da mensuração e análise de resultados. Afinal, essa é uma das grandes vantagens de investir em estratégias digitais e garantir um investimento inteligente.
Além disso, você pode aprender com os resultados obtidos, avaliando quais são as estratégias e ações mais efetivas para a sua indústria.
Ao adotar essas estratégias de marketing digital B2B, a sua indústria estará preparada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que o mundo digital oferece.
Lembre-se que o marketing digital é uma jornada contínua e exige aprendizados e aprimoramento constante. Portanto, mantenha-se atualizado com as tendências do mercado e continue inovando para alcançar o sucesso a longo prazo.
Para colocar as estratégias de marketing digital B2B em prática e garantir efetividade nas ações, conte com uma agência especializada no setor.
Na Labraro, você encontra um time de especialistas preparados para definir as estratégias mais eficazes para o seu negócio. Quer saber mais? Agende uma conversa conosco!