O comportamento do consumidor é um campo de estudo que passa por constantes mudanças e evoluções. Isso porque, os hábitos de consumo mudam a todo momento. Vale salientar que é de extrema importância captar o máximo de informações a respeito do seu público, pois dessa forma, torna-se possível mapear a sua jornada de compra.
Se por um lado, há um tempo tínhamos consumidores que eram convencidos por meio de propagandas, onde a comunicação se dava através de canais unilaterais, hoje temos consumidores ativos e que estão o tempo todo interagindo com as marcas.
Isso gerou um grande impacto na forma como as marcas se comunicam com seus clientes. Afinal, estamos em um contexto onde o poder deixou de estar nas mãos das empresas e passaram para as mãos do consumidor.
As pessoas hoje tem total influência na imagem das marcas, simples comentários podem impactá-las positiva ou negativamente diante do mercado. Não é à toa que muitos profissionais da área dizem que o marketing mais poderoso da atualidade é o boca-a-boca.
Vamos falar sobre alguns pontos importantes que passaram por transformações com a evolução tecnológica:
Se antes bastava dizer que o seu produto é bom para convencer o potencial cliente, hoje você precisa realmente investir em sua qualidade. Uma das piores práticas das empresas hoje em dia, é prometer mais do que pode cumprir. Exceda as expectativas dos clientes, e não o contrário.
Investir em qualidade pode até já ter sido considerado um custo, hoje realmente é um investimento. Se você supera as expectativas do consumidor, você não apenas irá fideliza-lo, como também terá a possibilidade de ganhar um “evangelizador” da sua marca.
O marketing convencional não deixou de existir, e nem deixou de ser importante. Entretanto, o marketing digital passou a ser uma necessidade para as empresas que querem se manter no mercado.
As pessoas estão conectadas o tempo todo, com uma gama imensa de informações ao seu dispor, oportunidade prefeita para as marcas mostrarem seus benefícios, não? Se você não estiver presente nos canais de comunicação, tenha a certeza de que seus concorrentes estão a postos para captar aqueles que seriam seus clientes.
Investir em estratégias eficazes é única maneira de se destacar diante da concorrência. Portanto, estude e entenda o seu segmento, e esteja preparado com a comunicação certa, no momento certo.
Existem três estágios importantes em que você deve se preocupar em prestar um atendimento de qualidade. São eles:
Pré-venda
Esse estágio abrange a jornada do consumidor desde o momento em que ele começa a considerar a sua solução. Esteja preparado com conteúdo e informações relevantes.
Durante a venda
Esse é o momento de dar toda a atenção ao cliente, tirar todas as suas dúvidas e prestar todo o suporte necessário. Garanta que o cliente irá receber o que pediu e atente-se também aos prazos estabelecidos.
Pós-venda
O pós-venda envolve desde questões de suporte a dúvidas, problemas no produto, até mensagens personalizadas de feliz aniversário, por exemplo. Trata-se de continuar lembrando o cliente da sua marca, além de nutrir um bom relacionamento, de forma a fideliza-lo.
Além disso, manter uma relação estreita com o seu público, é a melhor forma de acompanhar as mudanças e antecipar desejos.
As pessoas estão conectadas o tempo todo e em todo lugar. Isso gera a necessidade de investir em comunicações personalizadas para cada tipo de canal, dispositivo, e até para questões que envolvem a circunstância em que a pessoa está ao acessar determinado conteúdo.
Outro ponto importante é investir em plataformas responsivas, intuitivas e atrativas.
Bom, além de atender a todos os requisitos anteriores, é necessário ter algum diferencial em relação aos seus concorrentes. O que te torna melhor? O que faz com que a sua solução seja a melhor escolha? Essa é uma questão que deve estar bem clara na comunicação da marca.
Fazer o que todos já estão fazendo não é assim tão difícil, mas se destacar em meio à multidão pode ser um desafio. Por isso é tão importante buscar o máximo de informações a respeito do seu público, para entender a fundo como você pode se apresentar como a melhor solução.
Os impactos da tecnologia no comportamento do consumidor é algo que já vem sendo sentido a bastante tempo. Entretanto, muitos ainda se veem perdidos em meio a esse universo cheio de possibilidades. Talvez a melhor maneira seja organizar as ideias, definir bem as suas metas e manter um relacionamento estreito com o consumidor.