Com o sucesso das mídias sociais e outros canais que permitem colocar as estratégias de marketing digital em prática, muitos profissionais deixaram de utilizar a comunicação via e-mail.
No entanto, o e-mail marketing é uma ferramenta que tem muito a acrescentar na estratégia do seu negócio, principalmente por tornar a comunicação direta e eficaz entre o público e as empresas.
Além disso, mesmo com o crescimento das redes sociais, os e-mails continuam sendo utilizados. Um dos fatores que contribuem para isso é que o endereço de e-mail se tornou um documento quase que obrigatório para diversas atividades on-line, como cadastro em sites e compras virtuais, por exemplo.
Portanto, quando bem explorado dentro de uma estratégia, esse canal pode oferecer inúmeros benefícios ao seu negócio.
A seguir, vamos explicar por que vale a pena incluir o e-mail marketing na sua estratégia de marketing digital.
De forma geral, o e-mail marketing é uma forma de comunicação que serve tanto para iniciar o contato com o lead, como também para o pós-venda ou para aproximar o cliente da marca.
Essa estratégia tem um espaço de relevância em meio às estratégias, principalmente por permitir um contato mais direto e personalizado. Além disso, a ferramenta possui um baixo custo e grande eficiência para chegar até o seu público-alvo.
No inbound marketing, cada disparo oferece oportunidades para melhorar a relação com os leads e aumentar as suas vendas. Aliás, com o auxílio da tecnologia isso ficou ainda mais fácil, sobretudo com ferramentas de automação.
Portanto, vale a pena investir nesse formato se comunicação. Para isso, basta traçar estratégias eficientes em função dos seus serviços. A seguir, veja algumas vantagens.
A primeira vantagem do e-mail marketing é o baixo custo de investimento. Quando comparamos com modelos tradicionais de marketing, o ROI (Retorno sobre Investimento) se torna ainda mais atrativo. Isso porque o e-mail permite que você envie mensagens personalizadas para públicos específicos.
Por exemplo, é possível enviar mensagens de acordo com o estágio de decisão do funil de vendas, tornando a comunicação muito mais assertiva.
O e-mail é um canal de comunicação tão pessoal quanto um número de telefone. Portanto, exige uma certa confiança para que o usuário queira receber suas mensagens.
Ao conquistar essa confiança, a comunicação se torna muito mais próxima e pessoal. Com isso, você constrói um relacionamento mais forte com os clientes, o que facilita a fidelização.
Aliás, ao enviar a mensagem certa no momento certo, você aumenta significativamente as chances de conversão.
Marketing digital: aprenda a gerar leads qualificados e potencializar seus resultados
Por ser um meio mais íntimo de comunicação, o e-mail marketing permite um contato direto e personalizado.
Vale ressaltar que o e-mail é muito mais do que oferecer promoções, dar descontos e incentivar compras. Na verdade, a ideia e cativar o cliente para que ele compre no momento que quiser ou que mais precisar.
Para cativar o seu lead, você pode:
- Chamá-lo pelo nome ou da forma que ele preferir;
- Acompanhar as interações que ele já teve com a sua marca;
- Fazer teste A/B para ver o que tem a melhor performance;
- Usar uma linguagem clara e de fácil compreensão pelo usuário.
Um exemplo de mensagem personalizada é quando recebemos um e-mail com conteúdos relacionados a temas ou produtos que foram vistos anteriormente. Isso mostra que você está atento às necessidades e preferências do cliente.
A segmentação permite que você separe os leads com listas e envie mensagens direcionadas. Quando um lead é convertido, você passa a captar informações sobre ele que são importantes para a sua estratégia.
Com esses dados ficará mais fácil nutrir os leads de acordo com o momento de cada um no funil de vendas, trabalhando cada etapa com mais eficiência.
Para isso, é importante contar com uma ferramenta CRM para gerenciar seus contatos. No marketing digital, a qualificação e segmentação são pontos essenciais.
A partir desses dados, as campanhas se tornam mais eficientes, já que leva em consideração interesses, hábitos e gostos de cada lead.
A possibilidade de mensurar o desempenho das suas campanhas de e-mail marketing é uma das grandes vantagens dessa estratégia. Isso porque o acompanhamento dos resultados permite identificar aspectos que foram positivos e outros que precisam de melhorias.
Com esses números, ficará mais fácil direcionar os próximos passos da estratégia para garantir melhores resultados.
Por fim, o e-mail marketing permite que algumas demandas sejam automatizadas por meio de um software de automação de marketing.
Com o auxílio desse sistema, é possível segmentar os envios, tornar a mensagem responsiva para diferentes telas, dentre outras vantagens.
Como visto, o e-mail marketing é um importante canal para a comunicação da sua empresa. Porém, é preciso contar com um bom planejamento para colocar a estratégia em prática e garantir bons resultados.
Para isso, você pode contar conosco. Temos a expertise necessária para definir as ações e avaliar as métricas, a fim de garantir resultados melhores para a sua marca. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços.