Links patrocinados, comunidades online, redes sociais, vídeos e blogs. Os recursos para atrair os internautas à sua página na web nunca foram tantos e tão simples de usar. No entanto, as empresas que desejam vender pela internet, precisam encarar um desafio a mais, o de fazer com que as pessoas comprem ao acessar a loja online.
Saiba que a taxa de conversão, como é denominada a quantidade de clientes que finalizam a compra em relação ao total de visitantes do website, varia em uma média de 0,5% e 5%. Entretanto, a credibilidade da internet vem aumentando muito nos últimos anos. Para aumentar as conversões e vendas do seu site é simples, basta seguir algumas dicas.
Aumentando as conversões
Defina o público-alvo
É importante definir o seu público-alvo, já que de nada adianta atrair para o site internautas que não sejam qualificados. É essencial ter consciência de quem representa o público-alvo da empresa no momento de traçar a estratégia de marketing e a divulgação da loja online. Vale lembrar que, independente do tipo de mídia, você pode fazer campanha dentro do nicho ideal, de acordo com o seu negócio, para aumentar as vendas e as taxas de conversões.
Faça promoções
O dono do site também pode apostar em promoções sazonais, tipo de ação de marketing que atrai muitos consumidores na web. Com estas ações, saiba que as vendas podem crescer de uma forma relevante, o que é bom também para atrair mais visitantes ao seu site.
Direcione seus clientes
É fundamental, para o aumento das conversões e das vendas de seu site, direcionar seus clientes. Evite direcionar os consumidores a home principal, já que para transformar a visita em venda, o recomendado é remeter o internauta para a página em que o produto se encontra disponível para a compra. Dados indicam que, em certos casos, as pessoas procuram por um período de até quatro minutos o que desejam comprar e não acham, o que certamente dificulta o sucesso das suas vendas.
Use sites de comparação de preços
Use sites que comparam preços, já que estes sites são uma ótima alternativa de links patrocinados. Você pode ter um percentual relevante de compras vindos desses websites de comparação de preços. Vale citar que a taxa de conversão dos clientes que chegam até seu site através desses sites geralmente é muito maior.
Dê mais opções de formas pagamentos
Outra dica de ouro é ampliar as formas de pagamento dos produtos de sua loja online. Isso porque ter um valor compatível com a concorrência é fundamental para ter muito sucesso na web, da mesma forma como oferecer diversas maneiras de pagamento para seu consumidor. Embora a maior parte das vendas virtuais sejam pagas com cartões de crédito, as oportunidades de fechar um negócio aumentam com uma maior oferta de opções para o cliente que acessa sua loja.
Simplifique!
E por fim, lembre-se que as páginas de compra precisam ser fáceis e simples de serem usadas. Ou seja, evite ao máximo solicitar informações necessárias na hora do cadastro do usuário. Saiba que nos Estados Unidos, pesquisas apontam que mais da metade das compras são abandonadas no decorrer do processo de cadastro.
Gostou dessas dicas? Se ainda tem alguma dúvida, pergunte para nós!