Como utilizar conteúdo interativo na estratégia de inbound marketing?

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Como utilizar conteúdo interativo na estratégia de inbound marketing?

No mundo do marketing digital, o conteúdo interativo se tornou uma ferramenta poderosa para atrair e envolver o público-alvo. Ao contrário do conteúdo estático, ele permite que os usuários participem ativamente, personalizando suas experiências e aumentando o engajamento com a marca. 

Neste artigo, vamos explorar as estratégias de conteúdo interativo, destacando casos reais de sucesso e discutindo como as empresas podem aproveitar essa abordagem para gerar leads qualificados e fortalecer o relacionamento com os clientes. Vamos a leitura? 

 

O que é conteúdo interativo?

O conteúdo interativo é uma abordagem dinâmica e estratégica que conta com elementos de interatividade para passar informações e estabelecer uma conexão com o público-alvo

Essa é uma estratégia de conteúdo valiosa, que prende a atenção da persona e agrega valor às informações passadas. Com isso, a jornada do lead se torna muito mais interessante e é possível se destacar da concorrência. 

Existem diversos tipos de conteúdos que podem ser oferecidos de forma interativa. Alguns exemplos são:

- Quiz e testes;

- Calculadoras e ferramentas de avaliação;

- Infográficos interativos;

- Vídeos interativos;

- Simulações virtuais;

- Mapas interativos.

Esses são apenas alguns exemplos de conteúdo que podem ser utilizados de forma eficaz na sua estratégia de inbound marketing para atrair, engajar e converter leads. A escolha do melhor tipo deve considerar o público-alvo, os objetivos da campanha e a mensagem que a empresa quer transmitir.

 

Quais as vantagens do conteúdo interativo no inbound marketing?

Não é à toa que essa tendência vem crescendo cada dia mais no marketing digital. Apostar nessa estratégia pode trazer algumas vantagens interessantes em relação aos conteúdos tradicionais:

- Aumenta o engajamento e o envolvimento do público-alvo;

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- Alinha o conteúdo e melhora a experiência do usuário;

- Facilita a geração de leads qualificados;

- Aumenta o interesse do usuário pela plataforma, rede social ou site;

- Aumenta a retenção e o compartilhamento nas redes sociais;

- Impacta positivamente os resultados de SEO e as taxas de conversão;

- Fornece dados importantes sobre comportamento e preferências do usuário;

- Gera sensação de valorização e reconhecimento ao cliente;

- Destaca sua marca da concorrência. 

 

5 estratégias avançadas de conteúdo interativo

Para maximizar o impacto do conteúdo interativo no inbound marketing, é crucial adotar estratégias avançadas não apenas para engajar, mas também para converter e fidelizar os leads. A seguir você confere quais são elas e como implementá-las.

 

1. Segmentação e personalização

É fundamental que os conteúdos interativos criados façam sentido com cada etapa do funil da sua estratégia. Lembre-se que, à medida que o lead percorre o funil, ele tem níveis de necessidades e interesses diferentes, por isso, cada conteúdo deve ser pensado de forma personalizada para atender as demandas de cada estágio. 

Para facilitar a estratégia, é válido utilizar dados comportamentais e demográficos para adaptar e personalizar o conteúdo de acordo com a fase de cada segmento de público.

 

2. Integração com ferramentas de automação

A utilização de ferramentas de automação integradas também é importante na hora de distribuir os conteúdos interativos. Elas permitem que você identifique, por exemplo, quais usuários baixaram o material e quais leram e interagiram com o conteúdo. 

Ferramentas de CRM podem ser utilizadas para capturar dados dos usuários, segmentá-los automaticamente e personalizar as interações subsequentes, enviando conteúdo interativo em momentos estratégicos da jornada do cliente.

 

Sugestão: Iscas digitais: como elas ajudam a atrair leads qualificados? 

 

3. Design e interatividade

O design e a interatividade são fatores essenciais para o sucesso desse tipo de estratégia. Dessa forma, além de trazer informações valiosas, é importante que você invista na criação de animações, microinterações, gamificação e interfaces atraentes, que incentivem o público a participar e compartilhar. 

Existe no mercado, algumas ferramentas que podem ajudar no desenvolvimento desse tipo de material. Conheça as principais a seguir.

- Contentools: permite a criação de mapas, quizzes, calculadoras, infográficos e landing pages;

- SurveyMonkey: ideal para a criação de questionários, pesquisas, testes e quizzes;

- Thinglink: permite a criação de vídeos e mídias em 360º com áudios, anexos e hiperlinks;

- MapMe: indicado para a criação de mapas interativos;

- Calculoid: especificamente voltado para a criação de calculadoras interativas.

 

4. Compartilhamento e viralização

Uma estratégia importante nesse tipo de conteúdo de inbound marketing é incentivar o compartilhamento do material, buscando a viralização. Dessa forma, ao desenvolver as peças, pense em conteúdos que sejam naturalmente compartilháveis, seja pela utilidade, entretenimento ou valor informativo.

Além disso, é válido integrar botões de compartilhamento nas redes sociais e criar chamadas de ação convidando o leitor a compartilhar com amigos e colegas. 

 

5. Integração com métricas e análises avançadas 

Por fim, a integração com métricas e análises é essencial para avaliar o desempenho do seu conteúdo interativo. A partir daí, será mais fácil desenvolver estratégias com base em insights sólidos. Isso envolve o acompanhamento de métricas como taxas de engajamento, tempo de interação, taxas de conversão e compartilhamento social. 

Com ferramentas analíticas avançadas, você pode entender melhor o comportamento do usuário e otimizar de forma contínua suas estratégias de conteúdo.

 

Cases de sucesso

Quer entender melhor como o conteúdo interativo pode impactar campanhas de inbound e outbound? A seguir, listamos três cases de sucesso para você relembrar. 

 

Coca-Cola: "Share a Coke"

A campanha "Share a Coke" da Coca-Cola é um exemplo de conteúdo interativo que transpôs o marketing digital. A estratégia icónica substituiu o logotipo nas embalagens da bebida por nomes populares e convidou os consumidores a compartilharem uma Coca-Cola com amigos ou familiares cujos nomes estivessem nas garrafas.

A campanha gerou um grande engajamento nas redes, com compartilhamentos de fotos das latas e garrafas personalizadas, o que impulsionou as vendas e fortaleceu o vínculo emocional dos consumidores com a marca.

 

BuzzFeed: quizzes interativos

Conhecido por seus quizzes interativos, o BuzzFeed, empresa norte-americana de mídia, revolucionou seu site, inserindo diversos testes com temas relacionados a filmes, séries, cultura pop, personalidades e até culinária. 

Os resultados da estratégia geraram um alto engajamento e compartilhamento nas redes sociais, atraindo tráfego e contribuindo para a construção da marca BuzzFeed como uma fonte de entretenimento e informação divertida.

 

IKEA: simuladores e visualizadores de ambientes

A IKEA, empresa especializada em móveis e decoração, também apostou na estratégia de conteúdos interativos para chamar a atenção do seu público. A marca desenvolveu simuladores online e visualizadores de ambientes que permitem aos clientes experimentarem móveis e decorações para entender como eles ficarão nos cômodos da casa.

As ferramentas agregaram valor à experiência do cliente, aumentaram a confiança na compra e reduziram o risco percebido, resultando em uma maior conversão de vendas tanto no online quanto no offline.

 

Deu para notar que o conteúdo interativo pode ser adaptado às mais diferentes estratégias e campanhas de marketing, não é? Essa é uma ferramenta poderosa para trazer mais dinamismo e despertar o interesse dos leads, garantindo resultados ainda melhores às suas campanhas de inbound marketing

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