Conteúdo gerado pelo usuário: entenda essa tendência do digital

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Conteúdo gerado pelo usuário: entenda essa tendência do digital

A internet se construiu a partir dos esforços dos seus próprios usuários. Hoje em dia, é muito fácil se expressar por meio de conteúdo gerado pelo usuário. Tornar a sua própria vivência conhecida pelos outros é possível e se mostra como um poderoso recurso de marketing para as marcas mencionadas. Isso pode ser altamente vantajoso para a sua empresa. Pense em todo o potencial de visibilidade que você é capaz de alcançar com conteúdo gerado pelos seus clientes, como depoimentos, posts em redes sociais e avaliações.

Com tanta concorrência pela atenção do público em meio a tantas peças de marketing nessa disputa, um sinal marcante de autenticidade pode ser emitido a partir de conteúdo gerado pelo usuário. Você precisa contar com esse recurso entre as suas ferramentas de comunicação.

Conheça, no artigo a seguir, qual é a importância do conteúdo gerado pelo usuário para uma estratégia de marketing e como potencializá-lo em sua empresa.

O que é conteúdo gerado pelo usuário?

Conteúdo gerado pelo usuário é um termo usado para se referir a toda peça de marketing que não é criada pela sua marca, e sim pelo seu público. Trata-se de uma excelente forma de transmitir mais autenticidade e credibilidade a partir da marca. É o caso, por exemplo, de posts em uma rede social que utilizam uma hashtag temática de uma marca em que os usuários mostram o uso de determinado produto que adquiriram. Também pode incluir vídeos criados pelos clientes em que destacam suas opiniões sobre a empresa e até avaliações deixadas na internet.

O denominador em comum em todos os exemplos de conteúdo gerado pelo usuário é a autenticidade de algo não desenvolvido por meio de uma estratégia de marketing tradicional. Como são os próprios clientes que produzem o material, ele também é distribuído no meio digital por meio de seus canais próprios.

Por que conteúdo gerado pelo usuário é importante?

Com cada vez mais concorrência pela preferência do público, é preciso empregar os recursos que sejam capazes de humanizar a experiência de usar seus produtos ou serviços. O conteúdo gerado pelo usuário possibilita fazer exatamente isso, deixando claro o quanto a sua própria audiência tem grande satisfação em ter contato com sua marca.

Ainda não se convenceu? Veja a seguir os principais motivos para trabalhar com conteúdo gerado pelo usuário em sua empresa.

Aumenta a sua credibilidade no mercado

Sejamos bem francos: empresas de qualquer nível de qualidade podem implementar uma boa estratégia de marketing e se venderem como opções imperdíveis no mercado. No entanto, o público não costuma se enganar tão facilmente.

Para conquistar a credibilidade que a sua empresa precisa para ser levada a sério e considerada por um grande volume de clientes, ela precisa de conteúdo gerado pelo usuário. O público que vê outras pessoas falando sobre a sua marca passa a enxergá-la com outros olhos.

Não requer grandes investimentos

Contar com canais de marketing eficazes que não custam tanto do seu orçamento é bastante valioso. Um dos motivos para trabalhar com conteúdo gerado pelo usuário é que ele não custa caro. O baixo investimento necessário envolve apenas o esforço relacionado a planejar a estratégia dedicada a incentivar a criação de conteúdo gerado pelo usuário. Depois disso, basta monitorar as suas menções para detectar os retornos obtidos.

Ajuda a obter engajamento

Se o seu conteúdo não inspira engajamento, algo precisa ser urgentemente revisto na sua estratégia. Felizmente, o conteúdo gerado pelo usuário serve como uma grande ajuda nesse sentido. Por ser criado por pessoas e não por uma marca, a tendência é que esse tipo de publicação atraia mais a atenção do público. Isso vale tanto para os amigos de quem realizou a publicação quanto para outras pessoas impactadas pelo post.

Como usar conteúdo gerado pelo usuário a favor da marca?

Tendo em vista os benefícios que o conteúdo gerado pelo usuário pode trazer para a sua empresa, o próximo passo consiste em implementar essa ideia da forma correta. Afinal, como o ponto é transmitir autenticidade e credibilidade, qualquer falha pode ser altamente prejudicial para a sua marca. Confira a seguir as principais formas de utilizar conteúdo gerado pelo usuário como parte da sua estratégia de marketing.

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Inicie uma campanha de incentivo

Por mais que o conteúdo gerado pelo usuário seja espontâneo, isso não significa que você não possa implementar esforços focados em incentivá-lo. É o caso, por exemplo, de uma campanha de marketing que define uma hashtag para o público compartilhar seus próprios posts usando seu produto.

Para isso, vale a pena considerar no que consiste um conteúdo gerado pelo usuário de qualidade e quais argumentos fariam sentido para convencer sua audiência a criá-lo. É por isso que muitas empresas condicionam a participação em promoções ao uso de hashtags promocionais.

Monitore as suas menções na internet

Parte do trabalho com conteúdo gerado pelo usuário requer um monitoramento competente dele. Você precisa estar por dentro de tudo o que seus clientes estão produzindo associado à sua marca. Uma forma simples de otimizar esse trabalho envolve a contratação de uma ferramenta capaz de realizar esse monitoramento. É o caso, por exemplo, do Scup ou do OpSocial, duas plataformas que conseguem realizar buscas constantes pelos termos definidos por você.

Dê o devido destaque ao conteúdo gerado pelo usuário

Quem publica conteúdo gerado pelo usuário pode estar em busca dos seus 15 minutos de fama na internet. Para incentivar cada vez mais pessoas a criarem esse tipo de publicação, você pode começar a dar destaque a elas.

Por exemplo, muitas marcas têm o hábito de republicar posts de seus clientes usando seus produtos nas redes sociais, o que costuma ser chamado de regram. Eles ganham mais visibilidade enquanto a sua empresa se mostra como mais autêntica.

O uso de conteúdo gerado pelo usuário já deixou de ser apenas uma tendência para se tornar realidade em empresas de múltiplos segmentos. Aproveite as dicas acima para implementar uma estratégia focada nesse recurso tão valioso e comece a aproveitar os benefícios de colocar o seu cliente no posto de divulgador do seu negócio.

Aproveitando que citamos as redes sociais, que tal aprender como acertar na sua abordagem ao trabalhar com elas? Veja aqui no blog como fazer campanhas de publicidade nas principais plataformas da internet.

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