Gerar tráfego orgânico no site é um dos maiores desejos de empresas no marketing digital. Afinal, são visitantes que você não precisa pagar para atrair, basta fazer um bom trabalho de otimização SEO.
Porém, não pense que é simples aplicar as melhores práticas de SEO. A técnica demanda trabalho constante de otimização e marketing de conteúdo.
Neste artigo, vamos explicar o que é otimização SEO, quais são as diferenças em relação ao tráfego pago e quais são as melhores estratégias para atrair visitantes para o seu site. Boa leitura!
Para entender o tráfego orgânico, é preciso conhecer a definição de tráfego. De modo geral, tráfego é o termo usado para definir as visitas que você recebe em seus canais digitais, seja um site, app, páginas nas redes sociais, entre outros.
Essas visitas podem acontecer de forma orgânica, quando não há investimento em anúncios para divulgar suas páginas, ou de forma paga, quando é feito um investimento para colocar as páginas em destaque.
Dentro desses dois tipos, existem variações, como:
· Tráfego direto: visitantes que digitam o site diretamente na barra do navegador;
· Tráfego de referência: visitantes que clicam em links de outros sites;
· Tráfego social orgânico: quando chegam ao site por meio de posts não-pagos nas redes sociais;
· Tráfego social pago: quando chegam por meio de anúncios e posts patrocinados nas redes sociais;
· Tráfego de e-mail marketing: visitantes que clicam em links em campanhas de e-mail e newsletter.
Resumindo, o tráfego orgânico é quando um usuário chega até o seu site após fazer uma pesquisa no Google sem que você tenha feito qualquer anúncio. Isso significa que o seu conteúdo está bem classificado no Google e, por isso, você poderá receber visitas a qualquer hora.
Sugestão: Investir em otimização de sites é uma estratégia que traz resultados duradouros a longo prazo
O tráfego pago, por sua vez, gera resultados somente no período em que o anúncio estiver no ar, já que você está pagando para ocupar aquele espaço no buscador.
No entanto, não pense que o tráfego orgânico é fácil de conquistar. Para isso, é preciso investir em um bom trabalho de otimização SEO. Assim, você será capaz de posicionar suas páginas nos primeiros resultados do Google, ganhar visibilidade e receber mais visitantes.
A principal vantagem do tráfego orgânico é o custo-benefício. Afinal, você não está pagando para receber visitas em seu site. Mas, além disso, existem outras vantagens interessantes para a sua empresa. Veja só!
O tráfego orgânico gera mais confiança e credibilidade no usuário, portanto, ajuda a construir um relacionamento de mais proximidade com o cliente. Com isso, as chances de levá-lo à conversão e fidelização também crescem.
Como falamos anteriormente, o tráfego pago só gera resultados enquanto você estiver investindo nele. Já o tráfego orgânico é uma métrica escalável.
Isso porque à medida que você consegue melhorar seus resultados ao atrair visitantes, você aumenta as chances de conversão. Com isso, poderá investir em outros anúncios para diferentes serviços, produtos e palavras-chave.
Ao fazer uma busca no Google, você deve ter reparado que alguns sites aparecem com uma pequena marcação “anúncio”. Isso acontece porque o buscador mostra para o público que a marca pagou por aquela posição.
Por conta disso, muitos usuários evitam clicar nos primeiros links e dão preferência aos resultados orgânicos. Logo, o tráfego orgânico tem uma relevância muito maior, já que gera mais credibilidade e confiança no usuário.
Diferente do tráfego pago, no tráfego orgânico os resultados podem acontecer a qualquer hora, sem prazo de validade. No entanto, aqui cabe uma observação importante: mais difícil do que aparecer no topo é se manter lá.
Para manter o seu site em destaque é importante atualizar seu conteúdo, publicar novos textos com periodicidade e apostar na otimização SEO.
Por fim, vale ressaltar que o tráfego pago não deve ser esquecido, apenas usado de forma estratégica para que o valor investido gere retornos significativos para a empresa.
A Otimização de Mecanismos de Busca (SEO) é uma técnica crucial para aumentar o tráfego orgânico do site. Com isso, você pode melhorar a relevância do seu site para os usuários e aumentar a visibilidade de seus conteúdos.
Para te ajudar, separamos algumas dicas para aplicar a otimização SEO.
Identifique as palavras-chave que os usuários usam para procurar informações relacionadas ao seu negócio. Pode parecer básico, mas esse passo é fundamental para a otimização SEO.
O segredo aqui não é buscar simplesmente o termo com maior volume de busca, mas aquele que está relacionado à sua persona. Lembre-se que o seu conteúdo precisa solucionar o problema dela, então certifique-se de usar os termos que são realmente relevantes para o seu público.
Para isso, você pode pesquisar quais são as dúvidas mais buscadas no Google e os termos mais usados dentro do seu nicho. Use uma ferramenta de palavras-chave para comparar as palavras-chave e escolher a que mais combina com o seu objetivo. Uma dica é apostar no termo com busca média e uma concorrência menor.
Como falamos no tópico anterior, o conteúdo precisa atender as necessidades do seu público. De nada adianta fazer um texto com uma palavra-chave relevante, se ela não responder a intenção de busca do usuário.
O conteúdo precisa entregar as informações que o seu público está buscando, para que a persona saia dali sem dúvidas.
A satisfação do seu público-alvo é fundamental, tanto para ela, quanto para o Google, que irá entender que o seu conteúdo é relevante.
Uma dica que pode ajudar é avaliar os conteúdos que estão nos primeiros resultados. Assim, você consegue encontrar tópicos e questões que ainda não foram respondidas para estruturar um conteúdo mais completo.
O título e a descrição do seu conteúdo são os primeiros elementos que o usuário vê nos mecanismos de busca. Portanto, é fundamental usar palavras-chave nesses espaços para que o conteúdo desperte o interesse e faça o usuário clicar em seu site.
Sites que demoram muito para carregar são facilmente abandonados pelos usuários. Portanto, certifique-se de que a sua página está carregando rapidamente.
As URLs funcionam como um endereço de página da internet, por isso, precisam ser fáceis de ler e memorizar.
É importante que as URLs sejam atemporais, para que o conteúdo seja atualizado sem a necessidade de mudanças de URL. Afinal, ela nunca deve ser alterada, para que não perca a autoridade já conquistada naquela página.
Caso a URL seja alterada, é preciso fazer o redirecionamento do conteúdo.
Para manter o link amigável, evite URLs longas, com muitos subdomínios, hashtags ou caracteres e números. Quanto mais simples e clara, mais fácil será memorizá-la.
Os links internos e externos também são fundamentais para otimização SEO, já que aumentam a relevância do site para os usuários e mecanismos de busca.
Por isso, lembre-se de incluir links em seu conteúdo que direcione para outras páginas relevantes de seu site e outros sites relevantes.
Dica importante: os links que você faz em seu conteúdo devem abrir em uma nova página, sejam eles internos ou externos.
Assim, você melhora a experiência do usuário, já que ele não perderá o conteúdo inicial e não precisará ficar clicando sempre em voltar para acessá-lo. Sem contar que a saída do usuário de sua página pode ser prejudicial para suas métricas.
Deixar de publicar em seu blog pode trazer prejuízos, como a perda de autoridade geral do domínio e a perda de posições.
Com isso, o seu tráfego geral pode diminuir, prejudicando toda a sua estratégia. Portanto, crie um cronograma de postagens e comprometa-se com ela!
O seu site deve oferecer uma experiência positiva em todos os dispositivos, com conteúdos que se adaptem às telas e carreguem rapidamente. Aliás, o Google prioriza páginas otimizadas para mobile, o que inclui design responsivo, AMPs e velocidade de carregamento.
Existem alguns erros que podem prejudicar o seu site, por exemplo: links quebrados, erros 404, conteúdos não otimizados e descrições e títulos duplicados.
Esses pontos precisam ser corrigidos para que a otimização SEO garanta bons resultados no tráfego orgânico.
Ao seguir essas dicas, você pode aumentar o tráfego orgânico do seu site. Mas, lembre-se que a otimização SEO requer esforço constante para obter resultados. A longo prazo, você conquistará maior visibilidade e autoridade no setor.
Como visto, a otimização SEO é um trabalho que exige esforço constante e, além disso, pode ser aplicado em conjunto com outras estratégias de marketing digital para garantir resultados melhores para o seu negócio.
Para isso, conte com a Labraro! Estamos prontos para encontrar a melhor estratégia de marketing para a sua empresa. Agende agora uma conversa com nossa equipe!