No marketing digital B2B a jornada de compra costuma ser mais longa e complexa. Isso porque o número de fatores envolvidos é grande e dificilmente uma decisão é levada pela emoção, como acontece no B2C.
Nesse sentido, apostar em campanhas de mídia paga para marketing B2B não é uma tarefa simples. Contudo, quando bem estruturada, pode trazer ótimos resultados para o seu negócio.
A seguir, vamos explicar como colocar essa estratégia em prática. Boa leitura!
Muitas empresas, por não conhecerem a fundo as etapas de funil de vendas do inbound marketing, acabam não apostando em novas ferramentas e estratégias para o negócio.
No entanto, com um mundo cada vez mais digitalizado, é importante saber encontrar o seu público em ambientes online. E, mais do que isso, construir valor e ganhar a confiança da sua audiência.
Com as campanhas de mídia paga, você exibe a sua marca para quem está ativamente procurando por aquilo que você oferece. Esse pode ser um grande passo para fechar um contrato e criar uma relação duradoura com um novo cliente.
Contudo, vale ressaltar que os produtos e serviços têm uma venda complexa e um ciclo mais longo no mercado B2B. Então, como alcançar um percentual maior da pirâmide e, ao mesmo tempo gerar credibilidade?
Nesse caso, é importante levar ao cliente um conteúdo útil, independentemente do momento de compra em que ele se encontra. O conteúdo deve ser educativo e relevante. Assim é possível criar credibilidade ao longo do tempo e ser lembrado como referência no momento de decisão de compra.
Aliás, vale ressaltar que no inbound marketing não é a sua empresa que busca clientes, mas o lead que chega até o seu negócio por meio de seus conteúdos. Nesse sentido, campanhas de mídia paga são importantes para divulgar a sua marca e seus conteúdos e, assim, atrair potenciais clientes.
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Uma das grandes vantagens das campanhas de mídia paga no marketing digital é a segmentação de públicos. Essa funcionalidade permite que você identifique os estágios do funil dos usuários e segmente seus anúncios de acordo com a jornada de compra.
Com isso, é possível aumentar as chances de conversão de um lead, já que você se comunica com usuários que realmente estão prontos para fechar negócio.
Hoje em dia, é possível contar com diferentes ferramentas e estratégias para investir em anúncios online. A seguir vamos explicar as principais para o marketing B2B.
As redes sociais são os canais mais acessados hoje em dia, logo é onde se concentra a maior quantidade de potenciais clientes. Assim como as postagens, os anúncios devem levar em consideração o seu público-alvo. Por isso, nem todas as redes sociais fazem sentido para investimento, sendo importante investir em canais com potencial de alcance.
O Facebook Ads, por exemplo, possui uma ferramenta chamada Custom Audiences. Nela, é possível importar uma lista de contatos, do tráfego do site ou de usuários que estão em seu aplicativo, por exemplo.
A partir dessa lista, é possível fazer diversas ações para mapear a jornada do usuário e, com isso, manter o interesse no maior número de contatos possível. Afinal, você consegue adotar uma comunicação baseada no estágio de compra de cada cliente.
O Facebook Ads também oferece outras ferramentas interessantes, como selecionar os visitantes mais recentes filtrando pela URL. Da mesma forma, é possível identificar a audiência que já baixou algum material rico e trabalhar esse público para vender outros produtos.
Assim como o Facebook, o Instagram é uma rede social com grande audiência, o que pode trazer visibilidade e reconhecimento para a sua empresa. A rede também permite trabalhar públicos segmentados, buscando atrair perfis interessantes para o seu negócio.
Por fim, quando falamos em marketing B2B, o LinkedIn também se torna uma rede social interessante, afinal é voltada para assuntos profissionais. Por isso, pode ser a melhor opção para empresas que trabalham com público de negócios e cargos de decisão.
Por reunir muitas informações sobre o perfil profissional do usuário, o LinkedIn permite segmentar bem o público do seu anúncio. Portanto, pode ser uma ótima ferramenta para gerar leads mais preparados para conhecer e consumir o seu produto ou serviço.
Os links patrocinados são conteúdos em destaque quando você procura por palavras-chave nos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. Esses anúncios colocam a sua empresa em destaque nos resultados, gerando um alcance maior quanto comparado com conteúdo orgânico.
Nesse caso, a campanha de mídia paga é criada por meio do Google Ads. Na ferramenta, você direciona o público-alvo de sua empresa por meio de segmentações.
Mas, para garantir o sucesso dessa estratégia é fundamental definir as palavras-chave relevantes para o seu negócio, além do local de abrangência da campanha.
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Os anúncios de remarketing são aqueles exibidos em outros sites para quem visitou uma página do seu site. O objetivo é relembrar o usuário dos produtos e serviços que a sua empresa oferece.
Para criar esse tipo de campanha é possível usar a rede de display (sites parte do Google) através do Google Ads.
Outra opção é usar o Facebook Ads, adicionando a campanha ao site da sua empresa e definindo listas de remarketing específicas para cada página visitada. Assim, quando o cliente acessar determinada página, ele entra para a lista automaticamente.
Como visto, existem diferentes tipos de campanhas de mídia paga que podem oferecer ótimos resultados para empresas B2B. Porém, para ter sucesso, é preciso dominar as principais plataformas para criação de anúncios e saber analisar dados e definir as melhores estratégias para o negócio.
Para isso, você pode contar com uma agência de marketing digital. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a criar campanhas de mídia paga eficientes para o seu negócio!
A melhor plataforma de mídia paga depende do seu público-alvo e dos seus objetivos de negócios. Algumas plataformas populares para campanhas B2B incluem LinkedIn Ads e Google Ads.
O orçamento para campanhas de mídia paga deve ser definido com base nos seus objetivos de negócios, no tamanho da sua empresa e na concorrência no mercado. É importante testar diferentes orçamentos e ajustar conforme necessário.
Algumas dicas para criar anúncios eficazes para campanhas incluem focar em soluções de negócios, apresentar estudos de caso e usar depoimentos de clientes. É importante manter a mensagem clara e direta, usar imagens relevantes e garantir que o anúncio corresponda à página de destino.
O sucesso das campanhas de mídia paga pode ser medido usando métricas como número de impressões, cliques, taxa de conversão e retorno sobre o investimento (ROI).