Em tradução livre, branding digital significa “gestão de marca na internet”. No entanto, o conceito ultrapassa seu significado literal e envolve aspectos relacionados à percepção de valor de uma marca, tais como: identidade visual, conteúdo, audiência e autoridade.
Na prática, o branding digital se ocupa de projetar e gerir a imagem de uma empresa em ambiente online, utilizando os melhores recursos da tecnologia para conectá-la ao seu público. Para compreender um pouco mais, acompanhe as próximas informações.
O branding digital começa com a criação de um site moderno e intuitivo que transmita a essência de sua marca. É importante que ele seja original em toda a sua “arquitetura” para garantir uma identidade exclusiva na internet.
O planejamento e criação devem ser feitos por uma equipe especializada, já que serão necessários conhecimentos em programação e design responsivo. No escopo do projeto, serão consideradas não só as questões tecnológicas do site, mas também os atributos estratégicos que vão influenciar o seu posicionamento no Google.
Não existe branding digital sem a criação e geração de conteúdo. Isto porque o objetivo máximo dessa especialidade é gerar engajamento entre marca e público de maneira espontânea. Assim, a criação de um blog institucional com artigos, vídeos e e-books é indispensável para garantir sua autoridade no mundo online e a disseminação da sua marca entre os consumidores.
Ao publicar materiais valiosos, será possível aplicar a dinâmica essencial ao branding digital, fazendo com que a sua marca tenha um propósito informativo e seja relevante na rotina do consumidor.
Com o site finalizado e a estratégia de conteúdo a todo vapor, é chegada a hora de fortalecer sua presença digital. O objetivo é fazer sua marca aparecer nos momentos certos para o consumidor certo, utilizando táticas de otimização SEO que irão lhe posicionar melhor no Google.
O resultado será um posicionamento espontâneo do seu site nas primeiras páginas de pesquisa e, consequentemente, um aumento constante de tráfego qualificado.
Investir em uma comunicação contínua por meio de newsletters também faz parte do branding digital. A ideia é fazer com que seu conteúdo de marca chegue personalizado até a caixa de entrada do consumidor e instigue-o a manter um relacionamento com a sua empresa em longo prazo.
Para garantir uma alta taxa de abertura das newsletters, é fundamental trabalhar com títulos interessantes, conteúdos ricos e uma apresentação que salte aos olhos. Evidentemente, todos esses aspectos deverão ser planejados pela sua equipe de marketing digital, que saberá desenvolver campanhas efetivas de comunicação via e-mail.
Agora que você já sabe o que é branding digital, que tal começar uma estratégia de presença online para sua marca? Se você ainda não tem uma assessoria especializada, entre em contato conosco.