Se você busca por soluções que otimizem o trabalho e a experiência do cliente no processo de compra, o CRM pode ser uma ótima opção.
O CRM (Customer Relationship Management) é um software que ajuda a gerenciar o relacionamento com o cliente. A ferramenta permite entender com mais clareza as necessidades de cada pessoa que entra em contato com a empresa.
Dessa forma, ficará mais fácil melhorar a experiência do cliente e pensar em estratégias de marketing digital mais assertivas. A solução também oferece uma série de benefícios para mapear os resultados da empresa e compreender quais etapas podem ser otimizadas.
A seguir vamos explicar com mais detalhes o que é e quais são os benefícios do CRM.
O CRM é uma solução desenvolvida para ajudar a compreender melhor o processo de vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato com o cliente.
Hoje, essas ferramentas estão na lista de tecnologias corporativas mais importantes e inovadoras disponíveis para empresas. Isso porque permite gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas em um único local.
Para isso, a solução armazena informações de clientes atuais e potenciais, como nome, telefone, endereço, e-mail, além de suas atividades e pontos de interação com a empresa, como ligações, visitas ao site, e-mails etc.
Ao receber esses dados, o software de CRM reúne e integra as informações para atualizar a equipe com esse histórico. Com isso, ficará mais fácil dispensar os processos obsoletos e compreender quais são os atendimentos com potencial para fechar um contrato.
Um CRM pode operar de duas maneiras: no próprio computador ou na nuvem. No primeiro caso, o servidor físico é mantido na empresa e exige a manutenção de uma equipe de TI própria.
Já o segundo grupo pode ser acessado a partir de qualquer navegador ou mesmo de dispositivos móveis, o que dá flexibilidade ao colaborador, que pode trabalhar de qualquer lugar e acessar informações atualizadas.
Além disso, o armazenamento em nuvem costuma ter outras vantagens, como a segurança de dados, que estão em servidores externos, e a atualização automática. Outra vantagem é que toda infraestrutura é gerenciada de forma remota pelo time de especialistas da solução contratada.
Como visto, o CRM é uma solução desenvolvida para facilitar e otimizar o processo de vendas e de relacionamento com o cliente.
Por isso, o primeiro benefício de contar com o software é que ele ajudará a entender melhor as suas vendas. Com ele, ficará mais fácil de acompanhar os dados em tempo real, desde o primeiro contato até o fechamento.
Dessa forma, as empresas identificam padrões de compra, comportamentos dos clientes e as preferências, o que ajuda a tomar decisões mais assertivas sobre estratégias de vendas.
Outra vantagem é que o software de CRM ajuda a melhorar a comunicação entre as equipes de venda e marketing. Afinal, poderão compartilhar entre si as informações importantes sobre os clientes e colaborar com campanhas de marketing direcionadas, o que poderá aumentar a retenção de clientes.
Além disso, o software também ajuda a identificar oportunidades e leads qualificados e acompanhar a jornada de compra. Dessa forma, a equipe direciona esforços para clientes com maior probabilidade de fechar negócio.
O CRM também ajuda a melhorar a gestão de tempo e recursos, já que automatiza muitos processos e faz o registro de interações com o cliente. Isso libera mais tempo para que a equipe possa se concentrar em outras atividades importantes, como o atendimento ao cliente e prospecção de novos negócios.
Vale ressaltar também que o CRM pode ser acessado por qualquer membro da equipe e, independentemente de onde estiver, poderá obter informações atualizadas sobre os clientes.
Não integrar um CRM é um erro comum na estratégia de marketing em sites B2B. Descubra como evitar esse e outros erros com nosso guia completo.
Hoje é possível encontrar ferramentas de CRM que atendam diferentes objetivos dentro de uma empresa. Por isso, é importante escolher com atenção.
Por fim, o CRM ajuda a melhorar a experiência do cliente, já que permite personalizar a comunicação de acordo com a jornada de compra e interação com a empresa. Isso aumenta a satisfação do cliente e a fidelização de novos leads.
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Um CRM pode ajudar a aumentar suas vendas de diversas formas, como identificar quais leads são mais propensos a se tornarem clientes, oferecer um atendimento mais personalizado e eficaz, monitorar e nutrir o relacionamento com seus clientes, entre outras.
Um CRM permite o armazenamento de informações importantes sobre os clientes, como histórico de compras, interações com a empresa e preferências, possibilitando um atendimento mais personalizado e eficaz, além de monitorar e nutrir o relacionamento com eles.
Um CRM permite o monitoramento e gerenciamento do pipeline de vendas, permitindo a identificação de gargalos e oportunidades, além de fornecer informações importantes para a tomada de decisão.
Um CRM possibilita o compartilhamento de informações e históricos dos clientes em uma única plataforma, bem como a definição de estratégias alinhadas e integradas.