Durante o processo de criação de sites ou blogs um detalhe muito importante é a escolha das cores, já que elas dizem muito sobre a personalidade da marca e o público que deseja conquistar. As cores também são indispensáveis para causar impacto, gerar engajamento e contribuir com as vendas, no caso das lojas virtuais.
Quando o cliente visitar o site da sua empresa, o primeiro contato, antes mesmo do conteúdo, será com as cores e imagens do site. Se estas o agradarem, oferecerem uma boa leitura e mexerem com o psicológico, há mais chances de ele permanecer para ler o conteúdo ou efetuar uma compra. Isso porque cada cor possui um significado e gera um efeito nos visitantes.
Vale lembrar que o significado de algumas cores varia de lugar para lugar e a cultura pode ser fator importante na percepção do visitante do site, dependendo de onde estão os seus clientes. Em países orientais, por exemplo, o branco representa o luto. Por isso é bom ficar atento ao que se deseja transmitir através delas.
Quem trabalha com desenvolvimento de sites deve se fazer algumas perguntas durante o processo de escolha da cor:
Quem é o meu público-alvo?
Qual o objetivo do meu site?
Que imagem ou sensação eu quero passar para meu público através do meu site?
A partir daí fica mais fácil tentar identificar quais cores são mais adequadas para o site.
Significados das cores
Vermelho: esta cor está relacionada à força, energia, paixão, agressividade, erotismo, coragem e alegria. É uma cor que leva ao encorajamento de uma ação, transmite entusiasmo e gera movimento. Ela também aumenta a frequência cardíaca, cria a sensação de urgência e por isso é muito utilizada em liquidações.
Rosa: É uma cor jovem, romântica e feminina. Representa a beleza e a inocência. Geralmente o mercado e o público-alvo são bem definidos quando se usa essa cor.
Branco: a cor padrão dos sites clean representa a tranquilidade, serenidade, pureza, paz, religiosidade, inocência, integridade, juventude e simplicidade. É uma cor relacionada ao bem-estar. O branco transmite uma sensação de liberdade aos clientes se usado como fundo de página. Junto com outras cores, transmite harmonia, até porque ela é muito fácil de combinar.
Preto: Representa força, proteção, elegância, riqueza, mistério, poder, profundidade e seriedade. Se usado adequadamente passa uma mensagem de confiança aos clientes, mas cuidado para não exagerar e deixar seu site sombrio e distante. É muito usado por marcas de luxo.
Roxo: a cor da riqueza e da realeza é excelente para ser usada por marcas que buscam passar estabilidade e poder econômico, ou ainda para quem quer imprimir mistério e espiritualidade.
Verde: a cor da natureza traz paz e tranquilidade, deixa as pessoas seguras e felizes. É a cor que os olhos processam com mais facilidade. Pode ser usada para sites e blogs de ecologia, artesanato, receitas caseiras, saúde e por marcas que queiram expressar relaxamento.
Azul: traz uma sensação de segurança e confiança. Em tons claros combina com sites com temática infantil. Em tons mais escuros é bastante utilizado para sites de negócios e educação. Se bem trabalhado com outras cores intermediárias fica bom em portfólios.
Amarelo: é a cor da alegria e da diversão. É cativante, prende a atenção, mas em excesso causa o efeito contrário e pode "pesar" nos olhos. Combinado com outra cores passa credibilidade.
Laranja: uma cor quente e forte que transmite segurança porque ajuda a liberar o medo e a indecisão. É uma cor que renova as energias e estimula a criatividade e o dinamismo. Use-a em detalhes para dar destaque e vida ao site.
As cores e o impacto imediato
Quantas vezes você já comprou um produto apenas porque a cor trazia alguma sensação agradável como alegria, beleza, paz ou apenas uma lembrança? Muitas vezes, de forma inconsciente, as cores conseguem influenciar a venda justamente por causa dos seus significados e o que elas proporcionam.
As cores tem um profundo impacto em nossa mente e nossas emoções e isso acontece imediatamente quando olhamos para elas. Esse primeiro contato com as cores no caso de um site pode determinar toda a ligação futura que aquele cliente irá desenvolver ou não com a sua marca.
E então, qual a cor que mais combina com a identidade do seu site ou blog?
Para escolher as cores certas para um site ou blog, é importante considerar a marca, o público-alvo, o objetivo do site ou blog e as tendências de design. É importante também pensar nas emoções que cada cor evoca e como elas se relacionam com a mensagem ou conteúdo.
As cores podem influenciar a maneira como usuários interagem com um site ou blog. Por exemplo, cores mais suaves e tons pastel podem transmitir uma sensação de calma e tranquilidade, enquanto cores vibrantes e contrastantes podem chamar a atenção e criar uma sensação de urgência. A cor escolhida pode ajudar a atrair e manter a atenção do usuário ou pode afastá-los do site, dependendo do objetivo do site ou blog.
As cores podem ser usadas para destacar um call-to-action em um site ou blog escolhendo uma cor vibrante e contrastante que chame a atenção do usuário, como o vermelho ou o amarelo.
O branco é associado à pureza e simplicidade, o preto representa elegância e sofisticação, o azul é frequentemente usado em sites corporativos e representa confiança e estabilidade, o verde é associado à natureza e tranquilidade, e o vermelho é frequentemente usado em chamadas de ação e representa urgência e paixão.