As cores e seus significados em sites e blogs

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As cores e seus significados em sites e blogs

Durante o processo de criação de sites ou blogs um detalhe muito importante é a escolha das cores, já que elas dizem muito sobre a personalidade da marca e o público que deseja conquistar. As cores também são indispensáveis para causar impacto, gerar engajamento e contribuir com as vendas, no caso das lojas virtuais.

Quando o cliente visitar o site da sua empresa, o primeiro contato, antes mesmo do conteúdo, será com as cores e imagens do site. Se estas o agradarem, oferecerem uma boa leitura e mexerem com o psicológico, há mais chances de ele permanecer para ler o conteúdo ou efetuar uma compra. Isso porque cada cor possui um significado e gera um efeito nos visitantes.

 

Vale lembrar que o significado de algumas cores varia de lugar para lugar e a cultura pode ser fator importante na percepção do visitante do site, dependendo de onde estão os seus clientes. Em países orientais, por exemplo, o branco representa o luto. Por isso é bom ficar atento ao que se deseja transmitir através delas.

Quem trabalha com desenvolvimento de sites deve se fazer algumas perguntas durante o processo de escolha da cor:

Quem é o meu público-alvo?

Qual o objetivo do meu site?

Que imagem ou sensação eu quero passar para meu público através do meu site?

A partir daí fica mais fácil tentar identificar quais cores são mais adequadas para o site.

Significados das cores

Vermelho: esta cor está relacionada à força, energia, paixão, agressividade, erotismo, coragem e alegria. É uma cor que leva ao encorajamento de uma ação, transmite entusiasmo e gera movimento. Ela também aumenta a frequência cardíaca, cria a sensação de urgência e por isso é muito utilizada em liquidações. 

Rosa: É uma cor jovem, romântica e feminina. Representa a beleza e a inocência. Geralmente o mercado e o público-alvo são bem definidos quando se usa essa cor. 

Branco: a cor padrão dos sites clean representa a tranquilidade, serenidade, pureza, paz, religiosidade, inocência, integridade, juventude e simplicidade. É uma cor relacionada ao bem-estar. O branco transmite uma sensação de liberdade aos clientes se usado como fundo de página. Junto com outras cores, transmite harmonia, até porque ela é muito fácil de combinar.

Preto: Representa força, proteção, elegância, riqueza, mistério, poder, profundidade e seriedade. Se usado adequadamente passa uma mensagem de confiança aos clientes, mas cuidado para não exagerar e deixar seu site sombrio e distante. É muito usado por marcas de luxo.

Roxo: a cor da riqueza e da realeza é excelente para ser usada por marcas que buscam passar estabilidade e poder econômico, ou ainda para quem quer imprimir mistério e espiritualidade. 

Você sabe o que é automação de marketing?

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Verde: a cor da natureza traz paz e tranquilidade, deixa as pessoas seguras e felizes. É a cor que os olhos processam com mais facilidade. Pode ser usada para sites e blogs de ecologia, artesanato, receitas caseiras, saúde e por marcas que queiram expressar relaxamento.

Azul: traz uma sensação de segurança e confiança. Em tons claros combina com sites com temática infantil. Em tons mais escuros é bastante utilizado para sites de negócios e educação. Se bem trabalhado com outras cores intermediárias fica bom em portfólios.

Amarelo: é a cor da alegria e da diversão. É cativante, prende a atenção, mas em excesso causa o efeito contrário e pode "pesar" nos olhos. Combinado com outra cores passa credibilidade. 

Laranja: uma cor quente e forte que transmite segurança porque ajuda a liberar o medo e a indecisão. É uma cor que renova as energias e estimula a criatividade e o dinamismo. Use-a em detalhes para dar destaque e vida ao site.

 

As cores e o impacto imediato

Quantas vezes você já comprou um produto apenas porque a cor trazia alguma sensação agradável como alegria, beleza, paz ou apenas uma lembrança? Muitas vezes, de forma inconsciente, as cores conseguem influenciar a venda justamente por causa dos seus significados e o que elas proporcionam.

As cores tem um profundo impacto em nossa mente e nossas emoções e isso acontece imediatamente quando olhamos para elas. Esse primeiro contato com as cores no caso de um site pode determinar toda a ligação futura que aquele cliente irá desenvolver ou não com a sua marca.

E então, qual a cor que mais combina com a identidade do seu site ou blog?

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Perguntas frequentes

Como escolher as cores certas para um site ou blog?

Para escolher as cores certas para um site ou blog, é importante considerar a marca, o público-alvo, o objetivo do site ou blog e as tendências de design. É importante também pensar nas emoções que cada cor evoca e como elas se relacionam com a mensagem ou conteúdo.

Como as cores podem afetar o tempo de permanência dos usuários em um site ou blog?

As cores podem influenciar a maneira como usuários interagem com um site ou blog. Por exemplo, cores mais suaves e tons pastel podem transmitir uma sensação de calma e tranquilidade, enquanto cores vibrantes e contrastantes podem chamar a atenção e criar uma sensação de urgência. A cor escolhida pode ajudar a atrair e manter a atenção do usuário ou pode afastá-los do site, dependendo do objetivo do site ou blog.

Como usar as cores para destacar um call-to-action em um site ou blog?

As cores podem ser usadas para destacar um call-to-action em um site ou blog escolhendo uma cor vibrante e contrastante que chame a atenção do usuário, como o vermelho ou o amarelo.

Qual é o significado das cores mais comuns em sites e blogs?

O branco é associado à pureza e simplicidade, o preto representa elegância e sofisticação, o azul é frequentemente usado em sites corporativos e representa confiança e estabilidade, o verde é associado à natureza e tranquilidade, e o vermelho é frequentemente usado em chamadas de ação e representa urgência e paixão.

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