Trabalhar com investimento em mídia paga nas redes sociais é uma ótima maneira de aproveitar a grande aderência delas junto ao público para ampliar sua visibilidade. Mesmo com a disponibilidade do Facebook e do Instagram, você sabe como anunciar no LinkedIn?
Essa rede social é voltada para o universo corporativo e pode trazer excelentes resultados para a sua empresa. É justamente por causa dessa particularidade do LinkedIn que ele desponta como um dos canais de marketing mais interessantes da atualidade.
Um dos estágios mais importantes de um planejamento de marketing envolve a escolha dos canais que serão utilizados com base no perfil do seu público-alvo e as características da sua marca. O LinkedIn desponta como a escolha ideal para uma atuação voltada ao meio corporativo.
No artigo a seguir, você entenderá melhor os motivos para anunciar no LinkedIn e como usar a plataforma LinkedIn Ads.
O LinkedIn já tem mais de 500 milhões de usuários cadastrados, sendo que o Brasil é o terceiro país mais presente nessa rede social. Sua plataforma de mídia, o LinkedIn Ads, traz como principal trunfo a possibilidade de segmentar essa base de audiência levando em conta o aspecto profissional. Ou seja, você pode ativar anúncios voltados para pessoas de cargos específicos ou que trabalham em empresas de determinado tamanho. Tais possibilidades não existem nem no Facebook Ads, que é considerada a principal plataforma de mídia das redes sociais.
Não é porque o Facebook é a maior rede social da atualidade que ele pode ser necessariamente a melhor opção para as suas campanhas. Lembre-se de que um dos critérios mais importantes para decidir os seus canais de marketing é o perfil do seu público-alvo. Então, é necessário estar presente onde você pode alcançar sua audiência com mais facilidade.
Além desses pontos, vale a pena considerar os benefícios a seguir:
orçamento plenamente configurável, de forma que você defina o seu teto de gastos, que nunca é ultrapassado pela campanha;
relatórios detalhados, que permitem acompanhar a eficácia das suas campanhas em tempo real;
possibilidade de ajustar suas campanhas enquanto estão em curso, permitindo realizar ajustes de última hora caso sejam necessários;
estrutura de publicidade voltada para a geração de leads qualificados para a sua estratégia de marketing de performance.
O LinkedIn Ads é a plataforma de anúncios dessa rede social, onde são criadas e configuradas as suas campanhas de mídia usando o LinkedIn. Por meio dela, você poderá administrar as suas campanhas e acompanhar os seus resultados. Para aproveitar todas as vantagens que a ferramenta tem a oferecer, é indispensável adotar algumas boas práticas. Veja a seguir os principais requisitos necessários para anunciar no LinkedIn e obter bons resultados com a sua estratégia.
Crie uma company page
A única forma de sua marca ter uma presença no LinkedIn é por meio de uma company page, que funciona de forma semelhante às páginas de empresas no Facebook. Além de permitir a publicação de conteúdo, também possibilita que seus funcionários a marquem como local de trabalho. Ter uma company page também é um pré-requisito para você começar a usar o LinkedIn Ads. Dessa forma, os seus anúncios carregarão o nome da sua marca.
Ative sua conta de anúncios
A plataforma do LinkedIn Ads é bastante intuitiva, permitindo que você comece a patrocinar os seus anúncios com facilidade e rapidez. Não é necessário fazer um novo cadastro, já que a conta usada para criar a sua company page já é o suficiente. Você também pode ativar e configurar os seus anúncios pelo LinkedIn Ads usando o aplicativo móvel da rede social.
Defina o conteúdo patrocinado
Muito do sucesso da sua campanha de LinkedIn Ads depende do tipo de conteúdo escolhido para patrocinar. Leve em consideração o perfil do público-alvo e desenvolva peças apropriadas para convencer essas pessoas a saber mais sobre sua empresa ou produto. O LinkedIn tem diversos formatos de anúncios disponíveis, indo desde imagens estáticas, vídeos, mensagens até anúncios de vagas dinâmicos.
Utilize textos e imagens relevantes
Para que seja possível captar a atenção de potenciais clientes, o seu anúncio no LinkedIn precisa ser altamente estratégico. Um dos pré-requisitos para isso é que o seu conteúdo transmita autenticidade e credibilidade. Dessa forma, tenha cuidado ao selecionar as imagens e os textos que serão veiculados. Prefira uma combinação que se encaixe na identidade da sua marca, além de evitar fotos impessoais de bancos de imagens.
Faça testes
Não é possível ter certeza absoluta de tudo em relação à sua campanha de LinkedIn Ads. É por isso que você precisa realizar testes. Isso consiste em veicular múltiplas versões dos seus anúncios e monitorar as reações obtidas com cada variação. Tente detectar padrões nesses retornos para aprender mais a respeito da sua audiência e, assim, saber como impactá-la de formas cada vez mais significativas.
Planeje suas segmentações
Como o grande diferencial de anunciar na internet é poder segmentar sua publicidade para perfis altamente específicos de público, essa é uma etapa muito importante do seu planejamento de LinkedIn Ads. Essa rede social é voltada para o universo corporativo, então é valioso poder pensar em segmentações focadas em cargos específicos, como pessoas C-level, ou que trabalhem em determinados setores, como Educação.
Monitore seus resultados
O LinkedIn Ads também permite um acompanhamento bastante próximo das suas métricas de sucesso para comprovar a eficácia da sua campanha. Essa é a única forma de ter certeza de que os seus esforços deram certo. Além disso, esse monitoramento deve ir além do ambiente digital. Veja quais impactos foram sentidos no seu negócio em relação aos objetivos que você estabeleceu para a sua estratégia, como vendas ou reconhecimento de marca.
Agora que você já sabe como anunciar no LinkedIn Ads, está na hora de começar a planejar a sua campanha. Leve em conta as dicas acima para ativar os seus anúncios e fique de olho nos seus resultados para fazer ajustes conforme necessário. Além disso, mantenha a sua campanha em plena renovação conforme novas tendências surgirem.
Que tal aprender mais sobre publicidade nessas plataformas? Confira aqui no blog como anunciar nas principais redes sociais da atualidade.