Ao pé da letra, link building significa "construção de links" e trata-se, basicamente, de um conjunto de estratégias planejadas e colocadas em prática com o objetivo de aumentar o número de acessos a um site ou página. Em outras palavras, é uma prática de otimização que tem a finalidade de criar links em diversos sites que apontem para o endereço sugerido.
Mas, para garantir um bom posicionamento de uma página ou site, não basta apenas espalhar alguns links externos. O Link Building não se resume a isso e precisa ser constante e metodológico. Se o seu planejamento determinou a criação de dois links por semana, mantenha esse ritmo. Se for necessário aumentar a quantidade, cresça aos poucos.
Quanto mais links externos levarem à sua página, mais relevante ela será nas ferramentas de buscas. Além da quantidade, a qualidade também é importante, pois, assim como no ambiente offline, a indicação de alguém influente é um diferencial. A mesma coisa acontece na web. Por isso, se você conseguir um link em um site muito importante, as chances de vocês melhorar seu ranqueamento serão ainda maiores.
- Os buscadores utilizam robôs que levam em consideração a palavra que está sendo linkada, por isso, use palavras-chave atrativas nos seus textos. Você pode usar o Google AdWords para “comprar” alguns termos de busca e usar o Google Analytics para saber quais os termos o seu público-alvo usa. Por exemplo, se você vende chave Philips em São Paulo, insira as palavras “chave Philips em São Paulo” nas suas postagens e tags.
- Se o seu público estiver presente nas redes sociais, divulgue sua página nesses espaços. Entre elas, Facebook, Instagram, Twitter, Google+ e YouTube. Com conteúdo relevante, suas postagens podem gerar compartilhamentos e aumentar o seu potencial de alcance. E os motores de busca costumam levar isso em conta.
- Crie um mailing de usuários que queiram receber informações sobre a sua empresa. Você pode fazer e-mails marketing e newsletters, por exemplo. Mas não exagere. Um e-mail por semana já é suficiente.
- Utilize o endereço das suas páginas ou site em suas assinaturas de e-mail, perfil pessoal em redes sociais e demais espaços que possam surgir. Não perca a oportunidade de divulgar sua marca.
- Ofereça conteúdo original e interessante para o seu público. Se a sua empresa trabalha com medicina alternativa, aborde esse tema.
- Se você puder alimentar periodicamente um blog, crie um e aproveite esse espaço para referenciar seu site e seus produtos ou serviços. O público de hoje gosta de se informar bastante antes de comprar qualquer produto.
Não perca tempo! Comece a fazer o link building agora!