O termo SEO (Search Engine Optimization) corresponde à otimização do mecanismo de pesquisa. Suas técnicas são aplicadas para facilitar a vida do internauta e aumentar os resultados de uma loja online, um blog ou um site institucional. O termo se popularizou com o crescente número de sites de e-commerce, que dependem dos termos de pesquisa para serem encontrados.
Hoje, a importância e a demanda é tão grande que estão surgindo vários cursos e profissionais que trabalham com SEO. Se a sua necessidade não for o suficiente para contratar um especialista, você pode seguir estas sete dicas que garantem bons resultados para o seu e-commerce. Confira:
Seja claro e direto ao nomear o seu produto. Pense como o consumidor. O que ele digitaria no campo de busca para encontrar o item desejado? É importante que o nome seja de fácil identificação para a pesquisa, mas que ao mesmo tempo não se perca entre os outros produtos do segmento.
Qual é o destaque e a posição da ferramenta de busca no seu e-commerce? Deixe ela visível a todo momento. Isso facilita a vida do seu cliente na hora de navegar pelo seu site, permitindo que ele conheça as seções, avalie seus produtos e encontre o que busca. Isso é um detalhe que pode aumentar suas vendas!
Quando descrever o seu produto, siga a dica número 1 e também pense como o consumidor. Quais são as palavras-chave que ele procuraria para encontrar o produto? Use essas palavras sem medo na descrição do que pretende oferecer, pois a pesquisa desses termos é o que irá trazer seus clientes em potencial para o seu site.
Sempre que possível, insira links de um produto para outro. Por exemplo, quando estiver exibindo um de seus produtos, crie links para produtos relacionados e acrescente-os à sua página. Isso facilita a navegação e também pode aumentar suas vendas, podendo despertar o interesse de seu cliente em produtos que à princípio não foram encontrados.
Esta dica é mais técnica, mas ao inserir uma imagem você coloca um nome e uma descrição nela, através das tags de html alt e title. Isso facilita que mecanismos de busca também encontrem seu e-commerce pelas imagens.
Passe um pente fino conteúdo e retire tudo o que estiver duplicado ou escrito praticamente da mesma forma. Você pode ser penalizado por mecanismos de busca, como o Google, se possuir páginas com o mesmo conteúdo.
Um blog pode ajudar o seu e-commerce, pois produzir conteúdo relacionado ao seu produto permite que os clientes compreendam e se interessem pela sua marca. A criação um blog bem alimentado com conteúdo aumenta sua relevância na internet e colabora para as visitas ao seu site.
E então, sabe como aplicar essas dicas em seu site? Conte para nós suas ideias nos comentários abaixo.